American Greed

Este é um dos meus programas preferidos de TV. Ele é sobre golpes financeiros, desde golpes “simples” até golpes “complexos”. Eu gosto de assistir para aprender a como evitar ser passado para trás. Para quem está juntando dinheiro é muito importante aprender a como não cair no “conto do vigário”.

Apenas como exemplo de um episódio típico, o episódio da semana passada (episódio 39) mostrou um golpista que estava procurando investidores para investir em ouro. Mas como uma das autoridades mesmo falou, bastava ter feito uma pesquisa simples para ver que o cara estava mentindo, pois a operação do camarada seria de 20 mil toneladas de ouro (o Fort Knox nos EUA tem cerca de 12 mil toneladas de ouro, portanto a suposta operação do trambiqueiro seria de quase o dobro das reservas de ouro do governo americano).

Em outro episódio foi muito legal ver a atuação da Polícia Federal brasileira, que em ação conjunta com o FBI seguiu um trambiqueiro que deu golpe nos EUA e estava em São Paulo até a Suiça e o prendeu na Suiça (PF mandando ver!).

Em alguns casos, o golpe é dado por pura ganância, como o nome do programa diz, pois o golpista já é rico e ganhou dinheiro legalmente. Este foi o caso de um dos episódios da primeira temporada, que conta a história do produtor do Backstreet Boys e N’sync, que já era milionário por si só graças aos dois grupos, mas mesmo assim deu golpe em um monte de gente, criando uma empresa fantasma de aviação e oferecendo investimento nesta empresa.

É um programa sensacional, sou realmente viciado nele!

Dica: no site oficial do seriado dá para ver os episódios mais recentes. Se não conseguir assistir, instale o Hola no seu browser, configure o país como Estados Unidos e assista pelo Hulu.

Ficha Técnica

Nome do Programa: American Greed
Canal: CNBC
Website: http://www.cnbc.com/id/18057119/
Guia de episódios