Amigo Rico – Fabrício S. Peruzzo

Resenha do livro Amigo Rico, de Fabrício S. Peruzzo

Eu conheço o Fabrício pessoalmente já tem alguns anos e desde que eu o conheço (2003) ele falava que estava escrevendo um livro sobre educação financeira. Finalmente a oportunidade de ele terminar o livro e publicá-lo apareceu com a coleção MoneySul.

O livro conta a história de um bem sucedido empresário local (o “amigo rico” do título) e suas lições aos moradores da pequena cidade. O livro é dividido em cinco capítulo e com apenas 96 páginas dá para terminar de lê-lo em poucas horas.

Os dois primeiros capítulos do livro são visivelmente inspirados em Pai Rico Pai Pobre, com o mantra “pague a você primeiro”, isto é, separe pelo menos 10% dos seus rendimentos mensais para investir.

O tal amigo rico apresenta sete fórmulas para a riqueza, no capítulo três:

1. Quem guarda, tem
2. Controle seus gastos
3. Multiple o seu lucro
4. Proteja seu dinheiro
5. Tenha seu próprio lar
6. Garanta seu futuro
7. Ganhe mais

Eu pessoalmente não concordo com o Fabrício no item 5, pois eu não acho que se endividar até os cabelos para realizar o sonho da casa própria faça sentido. Eu pessoalmente acho que ter a casa própria é apenas uma sensação psicológica, isto é, você paga só para ter um conforto, uma sensação de segurança. Mas eu pessoalmente acho que é um custo alto, pois com o dinheiro liberado por não se endividar para comprar uma casa própria ou imobilizar o dinheiro na compra à vista você consegue fazer ele crescer mais rapidamente. Mas isso não significa que o autor está errado e eu estou certo, são apenas dois pontos de vista diferentes. Eu fiz e deu certo, após ler o livro do Mauro Halfeld.

O quarto capítulo lida em como sair de dívidas.

E o quinto capítulo foi uma grata surpresa. Ele foge um pouco da narrativa dos capítulos anteriores e conta em detalhes, uma maneira ética, profissional e lucrativa de se trabalhar com marketing multi-nível (marketing de rede). Eu sou escaldado neste assunto pois há uma certa lavagem cerebral nos participantes que vendem o sistema achando que basta colocar amigos na rede para ganhar dinheiro sem fazer nada (como diz o Gustavo Cerbasi, se este for seu motivo para entrar no marketing de rede você fica sem dinheiro e sem amigos). Na realidade é simples: tem que tratar o marketing de rede como um negócio e tem que “ralar” para vender os produtos. Se você pensa em entrar em um negócio de marketing de rede este capítulo será muito útil e te dará uma outra perspectiva desse tipo de negócio, extremamente “queimado” no mercado justamente por conta do alto número de pessoas que perderam amizades.

Tirando este último capítulo, que realmente apresenta algo de novo nos livros de autoria nacional dedicado à educação financeira, os demais eu achei um pouco superficiais. Mas esta é apenas uma impressão minha, que leio muitos livros; o livro poderá ser útil à você.

Conclusão Final: Neutro

Ficha Técnica

Título: Amigo Rico
Autor: Fabrício S. Peruzzo
Número de Páginas: 96
Link para comprar

Conteúdo Similar