PDA

Vizualizar Versão Completa : Renda fixa

Links Patrocinados

tpacatuba
24/12/2009, 14:42 H
Boa tarde pessoal, gostaria de entender melhor a mecânica desse tipo de investimento, melhor dizendo dos produtos que compõem esse tipo de investimento, CDB, RF, CDI, etc.
Hoje já invisto uma pequena parcela no Tesouro(intuito de independência financeira), NTB - Principal, conheço pouco mas foi um dos melhores produtos a longuíssimo prazo que eu vi, caso alguém tenha uma idéia melhor a ser seguida em termos de investimentos, acho agradável compartilhar aqui no fórum, como já disse em renda fixa eu já invisto no Tesouro, caso haja alguma opção melhor indiquem-nos.

Gabriel Torres
24/12/2009, 15:50 H
Oi,

Renda fixa, como o nome diz, é qualquer tipo de rendimento que onde a taxa de retorno é fixa. Outros colegas poderão explicar melhor a mecânica, mas em linhas gerais funciona da seguinte forma.

O governo gasta mais do que arrecada. Então como forma de financiar suas despesas lança títulos, ou seja, investimentos, onde eles levantam o dinheiro necessário e prometem pagar de volta com uma determinada taxa de juros. Pense nos títulos públicos como se fossem notas promissórias emitidas pelo governo que você pode comprar. Há duas formas de se comprar essas notas, diretamente (tesouro direto) ou através de fundos. Os fundos compram essas notas e revendem "cotas" de investimento para investidores, ganhando dinheiro com uma taxa de administração. Em teoria como os fundos investem nos mesmos títulos, todos teriam o mesmo percentual de retorno. Isso não ocorre por conta das diferentes taxas de administração, isto é, um fundo com menor taxa de administração renderá mais. A taxa de administração em geral é inversamente proporcional ao valor mínimo de investimento exigido pelo fundo. Ao comparar fundos deve-se, portanto, comparar as taxas de administração.

O CDB é similar, só que emitido por bancos, isto é, o banco pega dinheiro emprestado de você (para emprestar para outras pessoas) e te paga uma taxa de juros. Obviamente a taxa de juros que o banco de paga é infinitamente menor do que a taxa de juros que o banco cobra dos clientes que pegam dinheiro emprestado com eles, e é aí que os bancos ganham dinheiro (e muito), especialmente no Brasil, onde esta diferença, chamada spread, é enorme.

O CDI é similar só que emitido entre bancos, somente. Não existe investimento em CDI, na realidade o que é chamado "CDI" no mercado é a taxa de juros que um banco cobra do outro para pegar dinheiro emprestado, e esta taxa é usada apenas como referencial de desempenho de investimentos.

Espero ter ajudado a esclarecer.

Abraços,
Gabriel Torres

Jefferson
26/01/2010, 16:36 H
Olá a todos,

Aproveitando este tópico:

A médio prazo, vale apena investir no CDB ou na poupança? Quais são as vantagens e desvantagens?

Grato,

Firewalker
26/01/2010, 19:34 H
Olá a todos,

Aproveitando este tópico:

A médio prazo, vale apena investir no CDB ou na poupança? Quais são as vantagens e desvantagens?

Grato,

Depende do perfil de cada um. Existem várias possibilidades de investimento, sendo que as que você citou são as mais seguras. Investimento seguro é quase sempre sinônimo de baixa rentabilidade.

O leque de possibilidades também pode ser aumentando ou diminuindo dependendo do montante a ser investido.

Evandro
27/03/2010, 13:50 H
Ainda sou novato no assunto e não cheguei no livro "investimentos inteligentes", mas estava aqui vendo as opções que meu banco oferece e acho que estou fazendo conta errado..

Exemplo:

http://www.nossacaixa.com.br/Docs/Investimentos/RF_LP_100_FICFI.pdf

(é to duro :D o próximo fundo começa em 25 mil..)

Este fundo rendeu 6.. ou 9.. % este ano ?

E se for considerar a taxa de administração, compensa investir na poupança, o que vai contra o que muitos dizem, então eu estou errando em alguma coisa, poderiam me ajudar ?

Os fundos de ações são planos futuros, por hora preciso ter uma boa reserva e com liquidez. ;)

Firewalker
27/03/2010, 14:35 H
Este fundo rendeu 6.. ou 9.. % este ano ?

E se for considerar a taxa de administração, compensa investir na poupança, o que vai contra o que muitos dizem, então eu estou errando em alguma coisa, poderiam me ajudar ?

O Cerbasi mencionou em um dos livros dele que, normalmente, o rendimento informado pelos fundos de investimento são já com a taxa de administração deduzida.

Consta no prospecto do fundo mencionado que a rentabilidade informada já é com a taxa de administração deduzida, portanto, a rentabilidade deste fundo nos últimos 12 meses, conforme o informe postado anteriormente, sem contar o IR, foi de 6,86%.

VIII - TAXAS E DESPESAS: A taxa de administração é de 2,47% (dois inteiros e quarenta e sete centésimos por cento) calculada com base nos dias úteis do ano e sobre o valor diário do patrimônio do FUNDO e paga à ADMINISTRADORA mensalmente, por períodos vencidos, à razão de 1/252, até o quinto dia útil de cada mês. O valor das cotas e a rentabilidade do FUNDO são divulgados já descontada a taxa de administração. A taxa de administração informada compreende a taxa de administração cobrada pelos fundos investidos, se for o caso.

[Link para o Prospecto] (http://www.nossacaixa.com.br/Docs/Investimentos/L100694.pdf)

Evandro
27/03/2010, 16:47 H
O Cerbasi mencionou em um dos livros dele que, normalmente, o rendimento informado pelos fundos de investimento são já com a taxa de administração deduzida.

Eu acho que é o próximo capítulo ou o próximo livro, mas obrigado pela informação ! :)

Consta no prospecto do fundo mencionado que a rentabilidade informada já é com a taxa de administração deduzida, portanto, a rentabilidade deste fundo nos últimos 12 meses, conforme o informe postado anteriormente, sem contar o IR, foi de 6,86%.

Ou seja, neste caso compensa a poupança.. e aparentemente para a minha situação, ela será minha alternativa.