Sou Cássio Alvarenga, 19 anos, moro desde o nascimento em Belo Horizonte - MG. Estava agora a pouco lendo no boletim informativo do Clube do Hardware (site de grande renome na area em que trabalho) e me deparei com o anuncio deste forum, devido a pressa, somente passei o olho nos nomes das categorias do forum que já me despertou grande interesse em participar.
Pois bem, trabalho com refrigeração liquida de alta performance para computadores (isso mesmo, parece estranho mas é água dentro de computador :D) tudo começou com uma brincadeira, a 2 anos atrás, fiz um sistema para uso próprio, postei em um forum e os usuários gostaram e pediram para mim fazer um igual para eles, os pedidos foram crescendo e crescendo, então notei que ali existia um chance de abrir meu negocio, hoje tenho uma empresa chamada Pollar Water Coolers (www.pollar.com.br) e hoje o faturamento já corresponde a 90% da renda familiar, tenho amplo maquinário e comecei recentemente a exportar para o Chile e Argentina.
Mas nem tudo é um mar de rosas, ou melhor, quase nada é um mar de rosas, foi árduo o caminho até aqui, tive problemas de saúde por trabalhar muito, cheguei a tomar anti-depressivos para controlar a ansiedade e preocupação, tive problemas com vizinhos devido ao barulho quando comecei em minha garagem, problemas com os fiscais da prefeitura, preconceito devido a minha idade, inúmeros problemas com falta de dinheiro e empréstimos, pressão de clientes devido ao eventual atraso de fabricação, imprevistos em projetos que comprometeram os mesmos, problemas ao abrir a empresa, impostos, etc... :(
Confesso que não desistir disso tudo pelo simples motivo: Eu gosto do que faço, sou aficionado por informatica e ciência. :D Acho que quase todos os empresários ou fecham as portas por falta de dinheiro ou motivação.
Bom, é isso ae, pretendo mostrar minhas experiências (tanto as boas quanto as ruins) para que vocês não cometam os mesmos erros que eu ao abrirem um negocio e pretendo também aprender com as experiencias de vocês! :)
Gabriel Torres
06/03/2010, 15:02 H
Oi Cássio,
Seja bem-vindo a este fórum. Além de eu também ser empreendedor, como você sabe, acabei me viciando em aprender mais sobre educação financeira.
Eu li sobre sua história em outro canto, até porque publicamos o teste do seu produto, e queria aprender mais sobre sua trajetória.
Eu acho que o Brasil precisa de mais gente como você e eu, que em vez de ficar reclamando que a situação no Brasil não é boa, faz algo para mudá-la.
Eu particularmente recomendo que você faça um curso de empreendedorismo chamado Empretec, que é ministrado no SEBRAE (disponível pelo Brasil todo). Ele é um divisor de águas. Acredite no que estou falando, após fazê-lo sua empresa dará um salto. Ele é voltado a justamente pessoas como eu e você que começaram "na raça", sem qualquer educação formal na área de administração ou finanças.
Dá uma lida aqui para mais detalhes:
http://www.terremoto.com.br/showthread.php?t=160
No mais, desejo tudo de bom para você e espero que você esteja compartilhando conosco a filosofia de que temos muito mais a aprender e melhorar a cada dia, participando do nosso fórum, discutindo com outros empreendedores.
Abraços,
Gabriel
Firewalker
06/03/2010, 22:05 H
Cara, parabéns!! Inspiradora a sua história. Mais uma ótima pessoa para compartilhar conhecimento nesse fórum.
Aos poucos vejo que este fórum está crescendo e, se mais gente como você começar a participar será ótimo para todos os membros.
Com relação a sua hisstória, vejo mais um exemplo para afirmar que uma das coisas mais importantes é gostar do que se faz. Isso é uma das mais (senão a mais) eficientes formas de motivação. No meu caso, é por isso que estou saindo da área de informática e indo para a área de Economia. Gosto muito de informática, mas vejo que gosto mais ainda de assuntos relacionados a economia em geral, bolsa de valores, investimentos, etc. e é por isso que estou aqui.
Fico no aguardo dos detalhes dos perrengues que voce passou até conseguir prosperar.
Cássio Alvarenga
07/03/2010, 11:18 H
Gabriel, acabei de notar que você esta por traz deste fórum, vejo que esta atuando em outra área (na qual tenho muito interesse também) meus parabéns. É difícil ver alguém que atinge o sucesso em uma certa área e ainda se mantém ambicioso para se ingressar em outra.
Obrigado pela dica, irei ver a respeito deste curso, mas o difícil será arrumar tempo para isso.
Gabriel Torres
07/03/2010, 13:44 H
Oi Cássio
Eu tenho muitos interesses na vida... ;)
Como eu já atingi minha independência financeira, resolvi "dar de volta" à sociedade criando este site que transformei recentemente em um fórum.
Como você, comecei muito cedo.
Quanto a tempo, para as coisas importantes a gente arruma tempo. Se sua empresa não consegue ficar sem você durante um tempo, então você terá de rever como você está a tocando. Sei que é o olho do dono que engorda o boi, mas uma empresa não pode ficar o tempo todo focada no dono, é preciso aprender a delegar. Falo isso com conhecimento de causa, é uma dificuldade que eu também tenho e tenho de lutar contra ela todos os dias. Acredite no que estou falando, fica 9 dias afastado para fazer este curso é o maior investimento no seu negócio que você poderá fazer...
Abraços,
Gabriel.
Cássio Alvarenga
17/03/2010, 09:13 H
Gabriel,
Olhei a respeito da Empretec e confesso que fiquei bastante interessado, o problema, como disse, é a falta de tempo, seu comentário a respeito de delegar funções se encaixou perfeitamente com a minha necessidade, estou realmente procurando aliviar minha carga a um certo tempo, porém vivi na "ignorante" idea que se "quer uma coisa bem feita faça você mesmo" mas chega a um certo ponto que só você não basta, tem que estar em 2 lugares ao mesmo tempo, trabalhar em duas funções, ou seja, cheguei a um ponto que é impossível, progredir sem delegar algumas funções.
O problema é que tenho que "treinar" as pessoas que coloco para desempenhar uma função que antes era minha, porém durante esse treinamento essa pessoa ou não me transmite muita confiança ou se sente sobre grande responsabilidade e acha que não vai dar conta do recado, sei que todos tende a errar, principalmente no começo, mas ficam automaticamente sobre pressão nessa situação e acabam ficando desmotivados em assumir esse novo papel.
Queria saber como motiva-los e demonstrar que tendo força de vontade nesse novo papel é com dedicação essa pessoa irá evoluir muito pessoalmente, assumindo um papel maior status em todos os sentidos, mas essa pessoa mostra interesse, porem falta de autoconfiança.
O que poderia ser feito a respeito disso?
Evandro
17/03/2010, 21:33 H
Gabriel,
Olhei a respeito da Empretec e confesso que fiquei bastante interessado, o problema, como disse, é a falta de tempo, seu comentário a respeito de delegar funções se encaixou perfeitamente com a minha necessidade, estou realmente procurando aliviar minha carga a um certo tempo, porém vivi na "ignorante" idea que se "quer uma coisa bem feita faça você mesmo" mas chega a um certo ponto que só você não basta, tem que estar em 2 lugares ao mesmo tempo, trabalhar em duas funções, ou seja, cheguei a um ponto que é impossível, progredir sem delegar algumas funções.
O problema é que tenho que "treinar" as pessoas que coloco para desempenhar uma função que antes era minha, porém durante esse treinamento essa pessoa ou não me transmite muita confiança ou se sente sobre grande responsabilidade e acha que não vai dar conta do recado, sei que todos tende a errar, principalmente no começo, mas ficam automaticamente sobre pressão nessa situação e acabam ficando desmotivados em assumir esse novo papel.
Queria saber como motiva-los e demonstrar que tendo força de vontade nesse novo papel é com dedicação essa pessoa irá evoluir muito pessoalmente, assumindo um papel maior status em todos os sentidos, mas essa pessoa mostra interesse, porem falta de autoconfiança.
O que poderia ser feito a respeito disso?
Cássio, vou dar minha opinião pessoal, mas não tenho nenhum treinamento e/ou leitura sobre isso, estou longe de liderar algo. ;)
Eu vejo comigo e com outros amigos de trabalho que
- estimular constantemente dá bastante resultado. (a cada pequena melhoria, você mostrar isso ao funcionário e mostrar que gosta disso e do trabalho dele)
- evitar as broncas pesadas, especialmente se a pessoa sabe que fez bobagem e está chateada com isso. Ele já está se punindo, ter mais um batendo não ajuda muito. (sem se exaltar ou ameaçar, assim como não ficar de cara fechada, se ele desanimar de trabalhar você perde o funcionário)
- não cobrar exageradamente, cobrar amigavelmente. (ao invés do "onde está o relatório que eu solicitei ao Sr. ?" use "e aí XX, como está aquele relatório que te pedi, acha que consegue me entregar ainda hoje ? Vai me ajudar bastante se você conseguir. :)")
- esteja sempre aberto a críticas, sugestões e perguntas.
- não seja o chefe a ser temido e sim o a ser respeitado e/ou admirado, se a pessoa não gosta de trabalhar na empresa ela trabalha mal e pode te deixar a qualquer hora.
E eu pessoalmente gosto de ser guiado, não de me colocarem no fim do caminho, das vezes que usei isso com os alunos que acompanhei, eles entenderam e pensaram sobre o problema ao invés de simplesmente decorar ou engolir a resposta, muitos deles adoraram aquela aula e passaram a gostar muito mais da disciplina depois.