Bem, pessoal. Esta é uma planilha simples que eu criei quando comecei a estudar sobre educação financeira em 2001, para fazer algumas simulações. Na época não havia nada parecido já pronto, hoje é claro que o assunto educação financeira finalmente atingiu uma maior dissiminação e há vários sites com várias planilhas e simuladores prontos até mesmo melhores do que esta minha planilha "rudimentar".
A ideia por trás dela é a aplicação mensal e "religiosa" de um valor todos os meses, mostrando o que ocorre se você aumentar a taxa de juros e/ou aumentar o valor da aplicação mensal. Ela mostra também o impacto dos juros: quanto você teria se simplesmente tivesse colocando o dinheiro debaixo do colchão e quanto você terá por conta do efeito dos juros compostos.
Ela traça um gráfico para você ver algo muito interessante e que é o motivo que muita gente desiste no meio do caminho. A curva traçada é uma exponencial. Tradução para quem não é lá muito chegado à matemática: nos primeiros anos você verá o dinheiro acumulado crescendo muito pouco. O efeito dos juros compostos só entra no finalzinho, nos últimos anos, que é quando a maior parte do dinheiro acumulado será "criada". Se você colocar 2% ou mais na taxa de juros mensais você verá esse curva com mais clareza (faça isso só para ver a curva citada).
Veja também a interessante relação aplicação mensal vs. juros, isto é, mude o valor da aplicação mensal, depois volte para o valor anterior e mude a taxa de juros e veja o que acontece. Esta planilha é muito didática no sentido que você pegará mais experiência com essas duas variáveis.
Vocês podem fazer modificações à vontade nessa planilha, se quiserem postar aqui suas modificações (basta usar o recurso de adicionar imagem -- eu tenho que trocar o nome dessa função para "anexos", mas falta tempo) e sugestões elas serão bem-vindas, pois acredito que serão úteis a outras pessoas.
Abraços,
Gabriel Torres
Marcelo Machado
10/04/2010, 13:33 H
Interessante seu simulador, nunca tinha visto um que gerasse gráficos.
Já vi uns do Gustavo Cerbasi, que tem no site dele (maisdinheiro.com.br). Algumas são bem interessantes, como uma que é parecida com a sua. Outra é "reversa", sobre aposentadoria, onde você coloca quando pretende se aposentar e sua renda pretendida e o programa lhe diz como você pode alcançar isso (quando precisa aportar mensalmente, quanto de juros, etc).
Rubiana
27/05/2010, 13:38 H
Muito legal esta planilha. Certamente o 1º milhão é o mais sofrido e demorado, período que estamos adquirindo maior experiência e conhecimento...Da até uma euforia em ver o crescimento a partir dele!
Interessante tbm é modificar a planilha e já fazer os cálculos descontando o imposto de renda e a inflação média para termos um resultado mais real.
silvanojesus
27/05/2010, 14:49 H
Eu tenho uma dúvida, alguem sabe uma forma facil de calcular utilizando a calculadora (simples) juros compostos?
Firewalker
27/05/2010, 15:20 H
A calculadora tem que ser capaz de realizar operação de potência. A formula é
M = c * (1 + j) ^ t
c = capital investido.
j = taxa de juros.
t = tempo.
^= sinal de "elevado". Ali é (1 + j) "elevado" a t.
silvanojesus
28/05/2010, 13:12 H
A calculadora tem que ser capaz de realizar operação de potência. A formula é
M = c * (1 + j) ^ t
c = capital investido.
j = taxa de juros.
t = tempo.
^= sinal de "elevado". Ali é (1 + j) "elevado" a t.
Firewalker tem como dar um exemplo prático? pois to tentando aqui e o valor ta saindo estranho, mesmo na científica... quando preciso fazer esse tipo de calculo to recorrendo a essa tabela que o Gabriel disponibilizou, mas acredito que sabendo usar essa formula será melhor...
Firewalker
28/05/2010, 17:35 H
Firewalker tem como dar um exemplo prático? pois to tentando aqui e o valor ta saindo estranho, mesmo na científica... quando preciso fazer esse tipo de calculo to recorrendo a essa tabela que o Gabriel disponibilizou, mas acredito que sabendo usar essa formula será melhor...
Claro.
Um exemplo de 3 meses, fácil de calcular "na raça".
Capital Investido = R$ 1000,00
Juros = 2%
Tempo = 3 meses