PDA

Vizualizar Versão Completa : O Dinheiro é a razão de todo mal?

Links Patrocinados

Gabriel Torres
18/04/2010, 22:00 H
Pesquisando no Google por frases para a minha coleção de "ditos" sobre dinheiro (http://www.terremoto.com.br/showthread.php?t=248), achei este artigo aqui, muito interessante:

http://www.objetivismo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=69:o-dinheiro-e-a-razao-de-todo-mal&catid=38:textos&Itemid=73

Firewalker
19/04/2010, 07:17 H
Definitivamente, um dos melhores textos que já li.

Apesar de, até então não gostar deles e discordar em parte do trecho final do texto, tenho que admitir que realmente os caras merecem ser o que são, principalmente pelo fato do dinheiro ser visto de forma totalmente diferente pela sociedade deles em relação a nossa.

Obs. Os termos itálicos referem-se a um personagem mencionado no texto que não posso falar, senão estraga o impacto do texto.

Gabriel, a propósito, como é a sua visão em relação a diferença deles na forma de enxergar o dinheiro, já que voce está presente em sua sociedade?

Gabriel Torres
20/04/2010, 18:50 H
Firewalker,

Não sei se você reparou, mais a autora (acho que é mulher) é Russa e que acabou fugindo e refugiando-se nos EUA. Como ela nasceu no início do século passado, o texto possivelmente é do auge da Guerra Fria, e as nações européias podres a que ela se refere possivelmente é uma referência aos países comunistas da Europa. Colocado neste contexto, a parte final do texto passa a fazer um pouco de sentido, mas assim como você eu não concordo.

Agora, quanto ao que você me pergunta, para te falar a verdade, essa foi uma das minhas grandes decepções ao me mudar para os EUA. Na realidade, o que acontece é que aqui nos EUA o sistema facilita quem é empreendedor e, desta forma, quem tem tino para os negócios prospera com muito mais facilidade do que no Brasil. Mas daí a dizer que toda a população americana é voltada para a riqueza é um baita exagero.

O americano médio é tão boçal quanto o brasileiro médio ou pior, pois ele tem acesso ao crédito. Ele compra o que não precisa com o dinheiro que não tem. O objetivo de vida é comprar carros grandes, morar em uma casa grande, mas endividado até o último fio de cabelo. Em resumo, adora viver de aparências. Depois vem uma crise e não "consegue entender" porque vai perder a casa e o carro.

Essa coisa de educação financeira faz ainda mais sentido no contexto norte-americano, justamente pela facilidade de crédito. No Brasil bem ou mal o alto custo de crédito acaba fazendo as pessoas sentirem a dura realidade bem mais cedo.

É também por isso que quase não tenho amigos aqui.

Só para te contar dois casos que aconteceram comigo e que ilustra a história.

Primeiro, uma vez, logo em que eu me mudei em 2007, estava em uma festinha e um boçal desses perguntou o que eu fazia e coisa e tal, e me perguntou se eu tinha tanto sucesso, porque eu dirigia um Honda e não um Porsche. Respondi que eu tinha dinheiro justamente por estar dirigindo um Honda e não um Porsche. O cara ficou sem entender. E não entende mesmo. Para eles sinônimo de sucesso é comprar coisas caras e se endividar ao máximo.

Segundo, quando eu falo para as pessoas que a taxa de juros no Brasil é alta, que o que eles pagam de juros por ano no Brasil o pessoal paga por mês, invariavelmente eles me perguntam "mas como então as pessoas têm cartão de crédito"? Eles realmente não entendem que nós pagamos o cartão à vista. Aqui nos EUA aparentemente entre os americanos médios é incomum alguém pagar a fatura total. O pessoal paga o mínimo e olhe lá.

Uma história que um amigo daqui me contou (ele é empresário, não tem dívidas e pensa como a gente) ilustra bem isso. Um amigo dele tava todo ferrado de grana, cheio de dívidas. E aí o que o cara faz? Pediu um novo cartão de crédito para poder "pagar as contas". Quando o novo cartão chegou, o cara faz o que? Dá um churrasco, paga tudo para a galera, com o cartão novo, que estourou logo no primeiro fim de semana...

Mas só tem boçal aqui? Não. Assim como não só tem boçal no Brasil. A diferença é que no começo vim com uma expectativa de que "todo" americano tinha grana e "fazia" dinheiro. Hoje sei que é a história é bem diferente e de longe já consigo identificar os boçais, que quero distância...

Respondi sua curiosidade?

Abraços,
Gabriel.

Marcelo Machado
20/04/2010, 21:08 H
Comentário um pouco alheio ao assuntos dos ditos mas..

Muito bons os casos que você conta daí dos EUA, Gabriel. Não sei se a curiosidade é só minha, mas acho muito interessante esses relatos de quem está vivendo experiências um pouco diferentes (ou muito, rs). Talvez por eu ter pretensão de morar fora algum dia eu ache isso, não sei.

Firewalker
20/04/2010, 23:29 H
Eu tinha reparado sim no fato dela ser russa e ter se mudado para os eua.

Aff, matou a minha curiosidade. Que merda hein. Então, se o crédito ai é mais 'barato', talvez não valeria a pena pegar emprestado ai e investir aqui? Ainda mais agora que agente lê e ouve falar que no pós crise a taxa básica de juros ai é de 0,5%.

E eu reclamando da poupança aqui, rss...

Gabriel Torres
21/04/2010, 19:51 H
Marcelo: É sim a minha pretensão um dia escrever sobre esses casos. É tanta coisa que acontece que às vezes até perco o fio da meada, e precisa uma pergunta mais específica para eu colocar o pensamento em ordem e contar esses "causos".

Firewalker: Pegar dinheiro emprestado para investir é loucura, pois há de se entender a diferença da taxa entre crédito para comprar um bem (ex: carro, casa), onde o banco ou a financeira pode tomar caso você não pague (taxa baixa, tipo 6% ao ano para casa ou taxas do tipo 1% ao ano para carros), e o crédito "sem perguntas", que seria o caso do saque no cartão de crédito. Neste último caso, você vai pagar no barato 20% ao ano, eu não conheço investimento financeiro "certo" que te dê isso. Você está falando da taxa básica, que no Brasil corresponde à SELIC. A SELIC está a 8% ao ano, mas você consegue pegar dinheiro emprestado a 8% ao ano no Brasil? Duvido! Então, é a mesma coisa aqui. Tem também empréstimo para investir na expansão ou abertura de um negócio, por exemplo, com taxas baixas, mas aí o buraco é mais embaixo, tem burocracia e você tem que fazer um bom plano de negócios e este ser aprovado, além de depois ter de prestar contas com o banco de como o dinheiro foi usado.

Abraços,
Gabriel.

baran
22/04/2010, 09:48 H
Gabriel,

Muito interessantes esses casos que você contou!

Quando eu era mais novo ficava impressionado com a "riqueza" do americano médio. Via em filmes, e em ouvia relato de pessoas que haviam morado lá, que mesmo o americano sem muito estudo e com um emprego pouco especializado - um motorista de caminhão, p.ex. - morava numa casa legal num subúrbio simpático e dirigia um carro bacana (igual nos filmes, hehe).

Hoje eu entendo como eles conseguem isso: essa casa legal e esse carro bacana são um enorme passivo! E para pagar as dívidas geradas por esse passivo eles contraem mais dívidas e as vão rolando até onde der - ou até perderem o emprego e virarem subprime...

Considerando que o americano médio tem mais anos de estudo (e estudo de melhor qualidade) que o brasileiro médio, acho que a boçalidade aí deve ser maior mesmo...

Vai anotando esses "causos" e depois presenteie os leitores desse fórum/blog com mais histórias assim!

Evandro
25/04/2010, 14:18 H
Gabriel,

Muito interessantes esses casos que você contou!

Quando eu era mais novo ficava impressionado com a "riqueza" do americano médio. Via em filmes, e em ouvia relato de pessoas que haviam morado lá, que mesmo o americano sem muito estudo e com um emprego pouco especializado - um motorista de caminhão, p.ex. - morava numa casa legal num subúrbio simpático e dirigia um carro bacana (igual nos filmes, hehe).

Hoje eu entendo como eles conseguem isso: essa casa legal e esse carro bacana são um enorme passivo! E para pagar as dívidas geradas por esse passivo eles contraem mais dívidas e as vão rolando até onde der - ou até perderem o emprego e virarem subprime...

Considerando que o americano médio tem mais anos de estudo (e estudo de melhor qualidade) que o brasileiro médio, acho que a boçalidade aí deve ser maior mesmo...

Vai anotando esses "causos" e depois presenteie os leitores desse fórum/blog com mais histórias assim!

Aí tem um outro ponto.

Lá nos EUA, um pedreiro, carpinteiro, mecânico.. ganham bem, eles cobram uns 60 dólares por hora de mão de obra, isso é quase o que um farmacêutico ganha (citando o caso da minha profissão).

Isso também acontece na Austrália, é por isso que eles facilitam a entrada de estrangeiros qualificados, e em partes na Europa, porque lá, quem tem empregada doméstica, é considerado rico.

Pro nosso padrão de vida, o pedreiro vive e ganha bem, se ele administrar suas finanças, pode prosperar bastante e não viver de aparências, que é também como muitos dos "ricos" daqui vivem. Comem macarrão com salsicha (refeição dos campeões no fim do mês hehehe) mas tem um carro 0, colocam os filhos em escolas caras, não por serem boas, mas por dar status.
Quem estudou em escola particular por causa da qualidade e não do status sabe como é chato.

Gabriel, uma dúvida.

Cartão de crédito nos EUA não tem o esquema que temos aqui de parcelar as compras em X vezes ? Seria por causa dos juros baixos né ?

Opensador123
26/04/2010, 10:46 H
Não acho que o problemas seja o dinheiro, o que falta e organização financeira de nossa parte...

Gabriel Torres
02/06/2010, 19:51 H
Aí tem um outro ponto.

Lá nos EUA, um pedreiro, carpinteiro, mecânico.. ganham bem, eles cobram uns 60 dólares por hora de mão de obra, isso é quase o que um farmacêutico ganha (citando o caso da minha profissão).

A diferença entre um país em desenvolvimento para um desenvolvido é justamente a distribuição de renda. Aqui nos EUA não tem muita diferença de classes. Um pedreiro ou encanador pode ter o mesmo poder de compra de um policial que pode ter o mesmo poder de compra de um professor que pode ter o mesmo poder de compra de qualquer outro profissional. Neste sentido, a sociedade é mais justa porque não havendo muita diferença de classes, a pessoa pode mais facilmente escolher trabalhar com aquilo que realmente gosta (mas isso não significa que todos trabalham com o que gostam ou saibam do que gostam).

Cartão de crédito nos EUA não tem o esquema que temos aqui de parcelar as compras em X vezes ? Seria por causa dos juros baixos né ?

Não tem. Os juros são baixos já na "configuração default" do cartão (ex: 20% ao ano).

Não acho que o problemas seja o dinheiro, o que falta e organização financeira de nossa parte...

Seja bem vindo ao fórum, começaste com o pé direito... ;-)