PDA

Vizualizar Versão Completa : Cambio vale a pena no Brasil

Links Patrocinados

Mestre
12/05/2010, 17:34 H
Gostaria da opinão de voces pois em nosso pais acho que isso não
e muito explorado, tenho viajado pela america do sul e nestes paises
existe uma casa de cambio em cada esquina.

Como investimento comprar moeda e deixar parado debaixo do colchão
sei que não vale a pena pois já fiz e me arrependo, isso só funcionava com
inflação alta.

Mestre

Gabriel Torres
02/06/2010, 20:28 H
Casas de câmbio são regulamentadas pelo Banco Central e você precisará verificar a legislação, que desconheço.

Obs: no Rio de Janeiro, de onde sou originalmente, há uma casa de câmbio em cada esquina, especialmente em Copacabana. Acho que a localização depende da oferta e procura. Acho ainda que havia mais casas de câmbio antes da estabilização da economia, pois as pessoas não confiavam no Cruzeiro e demais moedas pré-Real. Possivelmente ter uma casa de câmbio em cada esquina nos demais países da América do Sul seja um reflexo disso (ou me diga que você investiria no Nuevo Sol, a moeda peruana?).

Lembrando que na América do Sul o país de melhor economia é o Brasil.

Abraços,
Gabriel.

Aprendiz
02/06/2010, 22:25 H
Investimento em papel moeda estrangeiro raramente vale a pena.

No Brasil, para comprar dólares em uma casa de câmbio, você raramente encontrará um spread menor que 5% / 6% em cima da ponta de venda do pregão.
E para revender, dificilmente conseguirá um spread menor que os 5% / 6% abaixo da ponta de compra do pregão.
Isso sem contar o IOF, que para essa operação é de 0,38%.

Utilizando um exemplo teórico, em que o dólar esteja sendo negociado nas respectivas taxas.

COMPRA / VENDA
1,8020 / 1,8040

Para comprar USD 1.000 você pagará algo em torno de R$ 1.901,40

1,8040 * 1,05 = 1,8942 * 1000 = 1.894,20 * 1,0038 = 1.901,40

Para vender os mesmos USD 1.000 nas mesmas condições de mercado, você receberia algo em torno de R$ 1.705,39

1,8020 * 0,95 = 1,7119 * 1000 = 1.711,90 * 0,9962 = 1.705,39

Isso sem contar nos riscos como os que o Gustavo Cerbasi cita em seu livro Investimentos Inteligentes, as traças, a inflação sobre o real, o perigo de roubo, etc.

Sem contar que quando se compra em moeda estrangeira durante o ano uma quantia superior a R$ 10.000,00 deve-se declarar tal transação no seu imposto de renda.

Gabriel Torres
03/06/2010, 16:28 H
Acho que a mensagem original era sobre se abrir uma casa de câmbio como negócio era viável. Investir em moeda estrangeira é furada, o próprio usuário "Mestre", autor do tópico, diz isso.

Abraços,
Gabriel.

Aprendiz
05/06/2010, 20:57 H
Realmente não havia compreendido a mensagem do Mestre. :o

Não sei se a regulamentação para casas de câmbio é a mesma de corretoras.
No Brasil, não concedem-se mais licenças para abertura de corretoras de câmbio, para começar a operar nesse mercado deve-se comprar uma corretora.
Aqui em São Paulo acho que as casas de câmbio estão bem distribuídas pela cidade, pode-se encontrar uma em quase todos os Shoppings da cidade.
Não sei ao certo a situação nas demais cidades do país.