Estou querendo montar um negócio nos EUA. Estou com dinheiro para investir ( algo no mesmo valor de um apartamento no Brasil ) mas ao invés de criar esse negócio no Brasil, quero criá-lo nos EUA.
Há algum tempo atrás li que era necessário algo em torno de US$500.000, mas era um site meio duvidoso, então ignorei essa cifra. Continuei procurando mas não achei nenhum lugar 'confiável' que mostrasse um valor mínimo. Alguém saberia qual é esse valor mínimo?
Outra dúvida que tenho é em relação ao visto de trabalho. Quando se cria uma empresa nos EUA automaticamente se ganha esse visto ou tem toda aquela burocracia do 'green card'?
Obrigado
silvanojesus
15/03/2011, 15:29 H
Oi Andre.
Primeiramente, que bom que você quer investir montando um negocio (to trabalhando em algo parecido logo compartilho com a comunidade). Parabéns e boa sorte. Acredito que o primeiro passo é você determinar que tipo de negocio quer abrir.
Se for uma franquia, por exemplo, tem diversos seguimentos diferentes e valores diferentes de investimentos iniciais. Acredito que ficará mais facil para qualquer um que já tenha algum negocio montado te dar dicas quando você mesmo souber que tipo de impreendimento quer abrir.
O Gabriel mesmo é um puta exemplo (não se ofenda pelo termo Gabriel \o/), que ele inclusive levou para os EUA a ideia do Clube do Hardware. Temos outros amigos aqui do terremoto que também tem seus impreendimentos como o nosso camarada dos Coolers (Cássio (http://terremoto.com.br/member.php?u=529))... e tenho certeza que irão te ajudar nos passos seguintes.
Explique mais sobre a sua ideia, quanto pretende investir, localidade que pretende abrir o negocio... Pensar sobre cada detalhe lhe ajudara a colocar seus planos no papel e posteriormente na prática.
Gabriel Torres
15/03/2011, 15:55 H
Não existe valor mínimo. Qualquer pessoa pode abrir uma empresa nos EUA. Essa informação de que há um mínimo de US$ 500.000 está completamente errada.
No entanto, abrir um negócio nos EUA não permite você trabalhar nos EUA. Você só pode abrir negócio nos EUA como "investidor", não sendo possível trabalhar em seu próprio negócio (isto é, você só pode entrar com o dinheiro). Obter visto de residência permanente (green card) só é possível se você for contratado por uma empresa e essa empresa patrocinar o seu green card (muito caro e demorado, demora pelo menos 7 anos o processo inteiro, bem menos -- 2 anos -- se você tiver mestrado e/ou doutorado) ou se você investir US$ 1 milhão em um negócio, como investidor, sendo que há um mínimo de funcionários americanos necessários para contratação (5 se não me falha a memória), e o departamento de imigração tem que aprovar o plano de negócios.
A sua empresa não poderia patrocinar o seu green card.
Se você está interessado em morar nos EUA, sugiro a leitura do livro "US Immigration Made Easy" e a participação no fórum http://www.expatforum.com, tem uma seção só para isso lá.
Em resumo, as opções que você tem para morar legalmente nos EUA são:
1. Casar com uma americana;
2. Estudar nos EUA legalmente;
3. Visto de trabalho temporário de curta duração (trainee ou work experience);
4. Visto de trabalho temporário de longa duração (reservado para áreas onde há carência de trabalhadores americanos, especialmente engenharia e informática, é necessário ter curso superior completo na área, no mínimo, sendo que você tem que procurar uma empresa que te contrate, ela é quem cuida do processo, demora muito tempo para aprovação e envolve altos custos)
5. Visto de residência permanente via trabalho ou família (idem acima)
6. Investimento de no mínimo US$ 1 milhão para trabalhar na sua própria empresa
7. Sorteio (loteria), que não está disponível para cidadãos brasileiros.
Ainda, uma palavra final. O Brasil oferece muito mais oportunidades do que os EUA. Apesar de nos EUA não haver quase burocracia, o mercado aqui é "maduro" e é muito difícil sobreviver com tanta concorrência. No Brasil o mercado é praticamente inexplorado e há muito que se pode fazer.
Abraços,
Gabriel.
Andre Golvea
15/03/2011, 18:13 H
Obrigado pelas respostas.
Gabriel, em relação a subsidiária funciona da mesma maneira? Se eu criar uma empresa legal no Brasil e caso queira abrir uma subsidiária nos EUA seria o mesmo processo?