Alguém tem qualquer experiência no assunto? Explico o que tenho pensado. Com a crise aqui nos EUA, obras de um fotógrafo muito famoso estão sendo vendidas muito abaixo do valor original de 2-3 anos atrás. Não sei se seria o caso de comprar e aguardar o mercado melhorar.
Manuelle
04/02/2012, 16:17 H
Oi, Gabi!
Li algumas reportagens isoladas sobre política de preços no mercado de arte até que encontrei o livro da Taschen do Adam Lindemann sobre colecionar arte, que estou lendo:
- Quem representa esse artista? O preço dos trabalhos dele caiu assim como o de outros artistas de mesma relevância, idade e meio utilizado (fotografia)? Ou foi um caso isolado?
- Está tão barato que, caso o preço do trabalho despenque, não vai ser um prejuízo grande?
- Você conhece a carreira e a produção dele?
- Esses trabalhos são os melhores dele dentro uma série? Ou são o "resto" que a galeria não conseguiu vender?
- As obras estão no mercado primário (série recém lançada em uma mostra) ou secundário (jápassaram por um primeiro comprador e foram revendidas à galeria ou a terceiros)?
- Saber a idade dele é importante, pois trabalhos de artistas jovens tendem a ser mais baratos e, caso o artista emplaque, as obras se valorizam exponencialmente.
- Há catálogos anuais de revistas especializadas, que mostram o alcance dos preços dos artistas em leilões. Assim você pode saber se antes da crise o valor das obras estava em ascendência ou não ao longo dos anos.
- Caso o artista esteja listado na artnet.com, estarão listados outros trabalhos com os quais se pode comparar o preço e verificar se, dentro de uma série, você tem um trabalho mais barato para comprar.
Por coincidência, outro dia pensei que faltava uma coluna sobre mercado de arte no Terremoto. :)
Beijos
Juliano Moreira
04/02/2012, 20:55 H
Alguém tem qualquer experiência no assunto? Explico o que tenho pensado. Com a crise aqui nos EUA, obras de um fotógrafo muito famoso estão sendo vendidas muito abaixo do valor original de 2-3 anos atrás. Não sei se seria o caso de comprar e aguardar o mercado melhorar.
Gabriel, interessante esse pensamento. Você já procurou alguém aqui nos EUA ou algum livro sobre o assunto?
Abraço,
Juliano Moreira
Gabriel Torres
06/02/2012, 15:07 H
Quanta pergunta, Manu! hi hi hi. Vou explicar o que eu já descobri até agora, de repente ajuda.
O nome do artista é Peter Lik. Ele é super famoso, inclusive tem um programa no Weather Channel chamado "From the Edge with Peter Lik", que mostra ele viajando e tirando fotos. Ele é famoso porque, além de ser um excelente fotógrafo, desenvolveu uma técnica de impressão usando materiais químicos diferentes, assim as fotos dele ao vivo são com cores vivíssimas, parecem saltar do papel.
Ele é australiano, mas sua empresa é localizada em Las Vegas, e ele tem galerias próprias em Las Vegas (um monte) e em outras cidades também.
O modelo de negócios dele, pelo o que eu entendi, é assim. Para cada foto dele, ele imprime 950 unidades. Na medida em que elas vão vendendo, ele vai aumentando o preço, até serem vendidas todas as unidades.
As fotos deles são caras. A mais barata, na galeria, custa uns US$ 7 mil. No eBay você encontra fotos com entre 30% e 50% de desconto em relação ao preço da galeria.
Comparar o preço de galeria, do eBay e com preços de leilões é complicado, porque em leilões o leiloeiro fica com cerca de 30% do preço em comissões e tarifas (se não mais), então o quanto o vendedor leva para casa não é nem perto do preço de venda.
Enfim, alguns links:
http://www.lik.com (site oficial com catálogo, lista de galerias, etc. Não tem preço)
http://www.ebay.com (ebay, procure por "Peter Lik" e mande listar por ordem reversa de preço)
http://www.artbrokerage.com/artist/Peter-Lik (um site tipo ebay só para obras de arte, note que os preços listados são o que os donos estão pedindo, não necessariamente o preço que será pago)
Beijos,
Gabriel.
Gabriel Torres
15/02/2012, 17:37 H
Só dando um prosseguimento nesta história, eu encontrei uma obra do Peter Lik chamada Vertigo à venda no eBay como leilão comum, dei um lance e acabei levando por US$ 2.250 (incluindo frete). Só o tempo dirá se fiz ou não um bom negócio.
A obra é esta aqui: http://www.lik.com/vertigo.html