Título: Independência Financeira
Título Original: Cashflow Quadrant
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Número de Páginas: 289 (português), 251 (inglês)
Link para Comprar (em português): http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=153092&ST=SE&franq=357
Link para Comprar (em inglês): http://www.amazon.com/dp/0446677477?tag=terremoto-20&creative=374929&camp=211189&link_code=as2&creativeASIN=0446677477
Resenha:
Esse livro é a continuação de Pai Rico, Pai Pobre e, desde que conhecemos Robert Kiyosaki, ele tornou-se o nosso ídolo número 1. Neste livro (título original: Cashflow Quadrant) Robert Kiyosaki se aprofunda mais no assunto iniciado em Pai Rico, Pai Pobre: "Meu pai pobre dizia para estudar, tirar boas notas e arrumar um bom emprego. Ele estava errado.".
Dessa vez ele se aprofunda na questão do fluxo de dinheiro: de onde o dinheiro está vindo em nossa vida e para onde está indo. A meta é criar uma fonte de renda que pague todas as nossas despesas mensais para que a gente consiga ser financeiramente independente. Tornar-se abastado, isto é, fazer com que o fluxo de renda pague nossas contas e aumente a nossa riqueza sem a gente precisar fazer absolutamente nada é o passo seguinte à independência financeira.
Mas o sucesso para isso depende de qual quadrante você está: empregado, autônomo ou dono de um pequeno negócio, dono de um negócio ou investidor. O grande desafio é tomar consciência em qual quadrante você está hoje e em qual quadrante você gostaria de estar. O problema é que cada quadrante tem as suas próprias particularidades e isso não significa dizer que um é melhor do que o outro.
O mais importante de tudo, segundo Kiyosaki, não é ter dinheiro, mas sim pensar como um rico. Um pobre e um rico quando estão sem dinheiro pensam de maneiras diferentes. O pobre pensa que é pobre. O rico pensa que que é rico, mas está somente desprovido de numerário. Pegou a sutileza? Um "é" e o outro "está". É por isso que apenas 5% da população é rica. Basicamente por contra da mentalidade. E é sobre isso que esse livro trata: está na hora de reaprendermos todos os nossos conceitos sobre dinheiro.
Se você leu e gostou de Pai Rico, Pai Pobre, então este livro é indispensável. Você tem que ler este livro. Se você ainda não leu, recomendamos que você leia Pai Rico, Pai Pobre primeiro, porque a tradução do Independência Financeira não está tão boa e a tradutora não colocou tantas notas de rodapé, tornando a leitura de difícil compreensão para quem não leu o primeiro livro de Kiyosaki.
Para facilitar, listamos a seguir os principais pontos fracos da tradução: (1) Banker: Na maioria das vezes a tradutora traduziu por "Banqueiro". A tradução correta, dependendo do contexto, é "Gerente de Banco". (2) América: Americanos chamam Estados Unidos de América. A tradutora deveria ter trocado por Estados Unidos, já que "América" em nossa língua engloba todos os países de todas as Américas. (3) IRS: Imposto de Renda americano, equivalente direto do IR. (4) Seguridade Social: INSS americano. (5) Fundos 401(k): Equivalente direto dos fundos de previdência privada PGBL, oferecidos por bancos e empresas de previdência privada aqui no Brasil. Existem também os FAPIs, oferecidos por bancos. A diferença entre o PGBL e o FAPI é que o FAPI você pode sacar a grana antes da sua aposentadoria, pagando Imposto de Renda. Mas a idéia é a mesma: fundos mistos onde há aplicações mensais, e você pode simplesmente transferir o saldo de seu fundo de um banco para outro caso não esteja satisfeito com o atual administrador. (6) Nos Estados Unidos é possível abater do Imposto de Renda os juros da hipoteca (no Pai Rico, Pai Pobre a tradutora havia explicado isso em nota de rodapé, mas faltou essa explicação em Independência Financeira). (7) E, pelo amor de Deus: Monopoly no Brasil chama-se Banco Imobiliário e não Monopólio (todo mundo sabe disso, menos a tradutora).
Conclusão Final: Recomendado
Link para Comprar: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=153092&ST=SE&franq=357
Link para Comprar (em inglês): http://www.amazon.com/dp/0446677477?tag=terremoto-20&creative=374929&camp=211189&link_code=as2&creativeASIN=0446677477
silvanojesus
11/02/2010, 16:51 H
Acabei de comprar esse livro.
Deve chegar semana que vêm... to ansioso pra ler. Comprei mais dois também um inclusive voltado para a bolsa de valores... depois coloco as indicações e minha impressões. :)
Valdecir
02/03/2010, 13:05 H
Comprei o livro e ele acabou de chegar. Posto minhas opiniões quando terminar de ler.
chipak
02/03/2010, 13:12 H
Comprei o livro, que chegou na semana passada. Já estou na metade, mas não dá pra dar uma opinião clara. Quando completar posto aqui. Até agora estou gostando.
Abraço!
Anderson Chipak
silvanojesus
09/02/2011, 09:49 H
Terminei \o/
Finalizei a leitura deste livro dia 06/02 muito bom. Kiyosaki fala bem sobre o tema e acredito que tanto o “Pai rico, Pai Pobre” como este segundo livro se encaixa muito bem no cenário atual. Com uma pequena ressalva para este segundo livro onde o autor cita muitas datas futuras (para o ano que foi escrito) e que hoje em dia já passou como, por exemplo, o ano de 2010.
É um livro que recomendo também e coloco ele como o segundo a ser lido para quem está começando, pois, a partir dele você vai conseguir direcionar melhor os seus estudos para os investimentos que lhe interessem...
Também achei que a tradução deixou a desejar, inclusive com vários erros de português e concordância, mas realmente quando você já conhece o primeiro livro do autor esses detalhes passam despercebidos.
Evandro
27/01/2012, 19:36 H
Gabriel, sobre o último comentário ali, agora tem os jogos em sua versão "original" e tem "Monopoly" pra vender, nem sei mais se a Estrela vende o jogo dela que presumo ser licenciado.
Já vi com outros jogos também, uma pena a "desaportuguesação" das coisas.
Gabriel Torres
30/01/2012, 15:43 H
Oi Evandro,
Da última vez que eu estive no Brasil, vi que a Hasbro entrou no mercado com sua própria marca, mantendo os nomes originais dos jogos, e competindo com as versões licenciadas da Estrela e Grow (ex: lançaram o "Risk", que é o nome original do "War"). É coisa de americano retardado de achar que tem que vender os produtos exatamente iguais em todos os países do mundo. Não faz o menor sentido.
Abraços,
Gabriel.
Evandro
30/01/2012, 21:50 H
Eles acham que todo mundo quer ter o "american way of life"..
Masuka
31/01/2012, 08:19 H
5% da população é rica? Achei que esse número fosse menor.
dookie
01/02/2012, 20:14 H
galera, acabei de ler o livro e achei bom, nao tanto quanto o pai rico e pai pobre, mas bom. Minha duvida eh que, no livro o autor recomenda ser D por causa das vantagens tributarias e tal, mas queria saber se isso tb eh valido no brasil, ate pq quem tem D sabe que nao eh nada facil a vida de empresario!
Segundo ele, qual seria a razao para ser um D, mas com a realidade brasileira?
Gabriel Torres
02/02/2012, 15:01 H
Tudo o que foi falado é válido no Brasil, e digo mais, tem ainda mais vantagens do que nos EUA, porque no Brasil distribuição de lucros é isento de impostos. Por exemplo, em uma empresa de serviços "normal" você vai pagar aproximadamente 15% de impostos sobre as notas fiscais (bem menos do que isso se a empresa estiver no "Super Simples", tipo 6%-8%), e o lucro você pode distribuir aos sócios isento de qualquer imposto. Se você ganhar dinheiro como PF vai ter que pagar 27,5% de impostos.
Abraços,
Gabriel.
dookie
03/02/2012, 10:01 H
Entendi, porem tem outros fatores como por exemplo, a empresa tem que muitos impostos em cima do salario de cada funcionario, o que faz cada funcionario custar mais ou menos 2x mais do que ele recebe. Estou so querendo debater aqui ate por uma questao pessoal minha... atualmente me encontro no inicio da minha carreira profissional como estagiario de uma das melhores multinacionais da regiao e tenho boas chances de daqui 1 ou 2 anos passar em um processo de trainee, que eh um otimo futuro para um "E". Tenho consciencia de que devo investir na minha independencia financeira, independente de ser um E, A, D ou I, porem o que fico na duvida eh em que caminho seguir. Como ja disse, na area de E tenho boas chances de me dar muito bem, porem minha familia possui uma pequena empresa que eh estavel e ja esta a mais de 14 aberta, por isso tambem posso optar por tentar ajudar a empresa a crescer e seguir no ramo de empreendedor entende? Enfim, sei que eh uma decisao pessoal que soh cabe a mim, porem gostaria de ouvir uns comentarios dos amigos mais experientes ae :)
Gabriel Torres
03/02/2012, 14:29 H
Cara, cada caso é um caso, se você realmente precisar de funcionários, não tem jeito, mas por outro lado você pode montar um negócio e ter ajuda de funcionários e não trabalhar tanto, sobrando tempo livre para novos empreendimentos...
dookie
04/02/2012, 15:07 H
pois eh tem esse lado tambem que precisa ser considerado! Deixar uma empresa funcionar soh na mao dos funcionarios nao eh nada facil, porem se isso for conseguido eh uma otima alternativa!
Outra coisa que esqueci de falar tambem que considero melhor no lado E do quadrante, eh o fato de eu ter o sonho morar fora do Brasil, e pelo que eu tenho conhecimento eh mais facil conseguir isso atraves de uma transferencia pela empresa.
Gabriel Torres
06/02/2012, 14:56 H
Dookie,
Não sei em relação aos outros países, mas nos EUA a transferência pela empresa só é possível se a empresa tiver filial nos EUA, e você está sendo transferido de posição dentro da mesma empresa, e há vários pré-requisitos que precisam ser atendidos.
Abraços,
Gabriel.
Juliano Moreira
12/02/2012, 02:33 H
Se você ganhar dinheiro como PF vai ter que pagar 27,5% de impostos.
Abraços,
Gabriel.
Gabriel, como assim PF? Não entendi a sliga. Policia Federal? Desculpa a miha ignorância.
Abraço,
Juliano Moreira
Evandro
12/02/2012, 08:50 H
Pessoa Física. ;)
Juliano Moreira
15/02/2012, 01:56 H
Pessoa Física. ;)
Nem pensei nisso. Vixe. Obrigado Evandro. :)
Juliano Moreira
05/03/2012, 00:39 H
Bom, eu vou compartilhar um pouco que aprendi com a leitura desse livro. O autor foca justamente na diferença da mentalidade de um rico e de um pobre. O autor vai além e mostra por A mais B que qualquer pessoa pode também se tornar financeiramente independente, e pra isso acontecer a pessoa tem que saber como o "game" funciona. O livro é muito bom, muito recomendado e o conteudo pode com certeza ser aplicado no Brasil pois o autor trata em moldar como nós pensamos em relação a dinheiro. Aqui vão algumas coisas interessantes que aprendi:
- Mudar de quadrante (E, S, B, I) não é facil e muitas empresas faliram porque não souberam transitar de um quadrante para o outro;
- A pessoa que vive em media 75 anos passa por um depressão e duas recessões econômicas;
- Nos EUA, uma casa mesmo quitada ainda é um passivo. Em alguns estados, se você não pagar o imposto da casa, você pode perde-lá;
- A maioria das pessoas compram casas 95% por emoção e 5% com razão. Os numeros não mentem;
- Existem 7 tipos de investidores (estou no nivel 4 querendo avançar para o nivel 5);
- Por cada $1 dollar que você deixa no banco, o banco pode emprestar $10 e em algumas situações até $20 e ganhar juros de 10% em cima de cada $1 dollar seu;
Recomendadíssimo.
PS: Eu vou comprar esse livro e mandar para o meu pai e ver o que ele diz depois de ler. Tem um ditado que diz, "Old dog can't learn new tricks" então vamos ver se realmente é verdade. :)
Abraço,
Juliano Dasilva
Juliano Moreira
05/03/2012, 17:12 H
Gabriel, fiquei com uma dúvida. Eu li a primeira edição do livro escrita em 2000 então pode ser que muita coisa tenha mudado na versões posteriores mas ficou uma dúvida sobre vender uma imóvel com notas IOU (I owe you).
No capitulo 9 (Be The Bank Not The Banker), o autor relata na possibilidade de sermos Bancos e não banqueiros então ele dar um exemplo que compra uma casa que vale $100,00 por $80,000. Ele coloca anuncios com umas palavrinhas mágicas, "House for Sale. Owner desperate. No bank qualifying. Low down payments, easy monthly payments". Logo ele consegue vender a casa por $100,00 IOU (lease purchase contract) e ganha $20,000. A pergunta é: você sabe como funciona vendas por esse tipo de contrato (IOU)? Quais as vantagens e desvantagens?
Por sinal, o autor parece que já sabia que a crise de 2008 ia acontecer. Ele alertava que uma crise ia acontecer nos próximos anos e realmente aconteceu. Queria ter lido esse livro antes de 2008 mas não, decidi perder tempo em minha vida.
Abraço,
Juliano Dasilva
Gabriel Torres
06/03/2012, 12:23 H
IOU em português é nota promissória, e em inglês também é chamado "note". O que ele diz é que em vez de usar o banco para fazer o empréstimo, você vender o imóvel e faz empréstimo privado, assim você ganha os juros que o banco ganharia. É 100% legal. Na minha opinião, atualmente não vale a pena porque os juros nos EUA estão muito baixos.
Eu tenho uma sugestão para você. Procure aí na sua cidade, um clube de investidores em imóveis, use o Google e o Meetup.com, com certeza aí tem um. Vá a um encontro, onde você poderá encontrar pessoas que poderão te dar algumas ideias. Eu comecei a finalmente investir em imóveis aqui nos EUA este ano, e assim que o primeiro negócio estiver fechado e o imóvel alugado, eu vou postar aqui detalhes minusciosos de como foi toda a transação e os custos envolvidos.
Abraços,
Gabriel.
dookie
06/03/2012, 17:51 H
ae Gabriel, vamos ficar no aguardo entao para esperar vc postar os detalhes =D
Enquanto isso eu vou comecar a ler mais um do Kiysaki: O guia de investimentos
Juliano Moreira
07/03/2012, 00:36 H
Eu tenho uma sugestão para você. Procure aí na sua cidade, um clube de investidores em imóveis, use o Google e o Meetup.com, com certeza aí tem um. Vá a um encontro, onde você poderá encontrar pessoas que poderão te dar algumas ideias. Eu comecei a finalmente investir em imóveis aqui nos EUA este ano, e assim que o primeiro negócio estiver fechado e o imóvel alugado, eu vou postar aqui detalhes minusciosos de como foi toda a transação e os custos envolvidos.
Abraços,
Gabriel.
Gabriel, eu sou membro de um grupo do Meetup em Minnesota mas não é sobre Real Estate. É sobre startups voltados para apps e web design. Lembrou bem e vou procurar um sobre Real Estate.
Abraço,
Juliano
Gabriel Torres
07/03/2012, 15:21 H
Em uma pesquisa rápida no Google achei três clubes aí no seu estado: http://www.reiclub.com/real-estate-clubs/Minnesota.html
Juliano Moreira
08/03/2012, 00:11 H
Em uma pesquisa rápida no Google achei três clubes aí no seu estado: http://www.reiclub.com/real-estate-clubs/Minnesota.html