Olá a todos, vocês utilizam algum software para gestão de suas finanças pessoais? Conhecem algum bom?
Gabriel Torres
10/11/2009, 21:38 H
Oi,
Eu tentei usar o Quicken e o Money e não gostei, atualmente uso o Excel mesmo... Fiz um arquivo com as despesas (com cada mês em uma "aba" e uma "aba" com um resumo geral dos valores mensais e anual) e um outro arquivo com as receitas (cada tipo de receita em uma "aba" diferente, no meu caso "pro labore", "royalties", etc), e uma "aba" com um resumo total das receitas do ano e um balanço mostrando o total das receitas, o total das despesas e o quanto "sobrou" até o momento.
Abraços,
Gabriel Torres
Edmar Jr
11/11/2009, 09:53 H
Eu uso o Money 99 há muito tempo e atende minhas necessidades.
Firewalker
22/12/2009, 09:43 H
Após tentar utilizar vários softwares, acabei decidindo criar uma planilha em Excel também. Inicialmente tinha feito da mesma forma, ou seja, uma aba para cada mês, mas ficou uma quantidade bastante grande de abas, ai juntei e deixei uma por ano. Ainda não faço nela o controle de receita, apenas de despesas, porém anoto tudo, desde um pagamento de alto valor até a gorgeta de 30 centavos pro cara do estacionamento. Fiz uma aba para consolidar tudo, de modo que eu consiga analisar quanto eu estou gastando em cada "área" (Educação, lazer, alimentação, etc...), um gráfico para cada área (por mês) e um gráfico com o valor total (por mês). Também criei um campo para colocar a minha previsão de gastos em cada área no próximo mês, mas ainda não consigo cumprir com o colocado lá, mas é questão de tempo e principalmente de disciplina, pois sempre aparece algo que eu não havia previsto.
Uma idéia seria criar um tópico só para este tipo de planilha, pro povo ir postando suas planilhas, pois uma pessoa pode ter tido uma idéia legal que pode ajudar na planilha do outro.
Gabriel Torres
23/12/2009, 23:16 H
Eu também faço assim. Minhas planilhas são por ano e separadas (receitas2009.xls e despesas2009.xls, por exemplo). Além das 12 abas tenho uma 13a que eu chamo de "resumo" onde coloco os valores totais mês a mês e somo tudo para ter o total anual. No caso da minha planilha de receitas, tenho nesta guia geral ainda uma ligação chamada "total de despesas" que e ligada ao total anual de despesas daquele ano. E aí diminuo o total de despesas do total de receitas e chamo isso de "dinheiro no bolso" he he he.
No caso da minha planilha de receitas, eu não separo por mês mas sim por fonte de renda, já que eu possuo várias fontes de renda. Assim tenho totais por tipo de receita, inclusive com cálculos de quanto em % cada tipo de receita representa das minhas receitas anuais.
Eu tenho uma terceira planilha onde controlo meus investimentos. Eu não computo meus rendimentos financeiros como "receita" porque eu não mexo neles. Só quando faço algum tipo de resgate é que coloco a data, valor, nome do fundo, etc na guia apropriada da planilha de receitas. Mas isso é uma idéia pessoal que eu tive, para evitar "inflar" minhas receitas.
Abraços,
Gabriel.
Firewalker
24/12/2009, 11:12 H
Eu estou criando uma nova aba para controlar meu "fluxo de caixa". Como só tenho uma fonte de renda fixa, não é tão complicado assim. Estou fazendo-a como se fosse um extratão do banco, de modo que se eu somar todas as entradas e saídas constantes ali tem que bater certinho com o que eu tenho no banco. A idéia é refletir entradas e saídas reais, pois quando marco um gasto na outra planilha, não necessariamente quer dizer que eu gastei dinheiro naquela data (Cartão de crédito, por exemplo).
Quando eu voltar a operar minha conta na corretora, vou estudar a melhor forma de implementar, mas acho que terei duas listas separadas, uma para cada conta, refletindo sempre exatamente quanto tenho em cada uma.
Aeffigueiredo
24/12/2009, 12:07 H
Bom dia! Desculpem os equívocos, visto ser minha primeira participação neste Site de imensa utilidade.
Bem, também uso há anos o Excel. Bem simples. Inicia com o saldo atual em conta-corrente, depois depósitos (salário) e total1.
Em seguida, as despesas fixas. Contas de consumo (água, luz, telefone), faturas em geral (estas com o dia do vencimento inclusive), mais as despesas variáveis, que lanço como "saque", mais o total2.
Na última linha, a célula apresentando total1-total2.
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz.
Erikson de Andrade Silva
02/01/2010, 00:10 H
Eu uso o Planejador Financeiro do meu consultor financeiro:
http://fenix.prosperidadefinanceira.com.br/
Como a maioria dos planejadores, ele é dividido em 2 grandes blocos, Receita e Despesas, sendo que estas são subdivididas em "contratuais" e "frequentes".
O que eu mais gosto nesse planejador é que, nas despesas frequentes, você pode "planejar" o teto de cada "conta", cada gasto, inclusive prevendo a frequencia e o valor médio de cada gasto.
Por fim, ele traz a possibilidade de você planejar gastos futuros, alocando recursos para sua realização posterior.
Tem quebrado muito meu galho.
Julio Cézar
05/01/2010, 09:45 H
Já usei o Habil, visite www.habil.com.br lá você irá encontrar além de software empresarial (versão free) o software pessoal.
Abraços,
Julio Cézar
Firewalker
05/01/2010, 10:52 H
Sou meio cético com relação a utilizar softwares online para gestão de finanças pessoais. Não confio colocar todas as minhas informações financeiras na web, dando a possibilidade de alguem obtê-las.
silvanojesus
15/01/2010, 09:01 H
Eu utilizo o Contas Online (https://www.contasonline.com.br/Default.aspx). É um site brasileiro e bem fácil de utilizar. Eu antes ficava meio com o pé atrás de usar sistemas online, mas infelizmente não consegui acostumar com as planilhas do Excel, e o melhor do sistema online é que faço os lançamentos onde estiver...
Um site que recomendo também para todos se já não conhecem é o Dinheirama (http://dinheirama.com/). O site muito interessante principalmente para quem ta iniciando na corrida pela "independência financeira".