Best Credit – Dana A. Neal

Best CreditEu não ia escrever uma resenha sobre este livro, pois ele é específico sobre o sistema de crédito norte-americano. No entanto, como alguns membros ativos do nosso fórum moram nos EUA e discutem com frequência o assunto aqui no Terremoto, resolvi publicar esta resenha.

Nos EUA existe um cadastro centralizado que monitora hábitos de pagamento de contas de residentes nos EUA. Esses hábitos geram um escore numérico. Este escore numérico informa se você se qualifica para financiamentos e qual é a taxa de juros que você obterá, e para pegar um cartão de crédito e o limite de crédito que o banco te dará.

Estudando este assunto, você verá muitas informações completamente erradas postadas na Internet e, inclusive, escrita em livros.

Este livro explica, de maneira aprofundada (são mais de 400 páginas) como o sistema de crédito funciona e como fazer para melhorar a sua pontuação, desmitificando as recomendações mais comuns que são ditas por americanos que acham que sabem como o sistema de crédito funciona (e que estão todas erradas!).

Quando cheguei aos EUA, escutei muita besteira, então resolvi comprar este livro, o que fez com que o meu escore de crédito esteja hoje entre os maiores possíveis (927 de 990), o que me coloca no topo da pirâmide, isto é, entre os 10% da população com melhor crédito possível. O mais curioso é que descobri que muitos americanos que ganham mais dinheiro do que eu têm um escore de crédito pior do que o meu, simplesmente porque eles seguem o que pessoas dizem (erradamente) sobre o sistema de crédito.

Só um exemplo rápido, mesmo se você pagar os seus cartões de crédito em dia, os cartões informarão às agências de crédito que você tem uma dívida no valor do saldo da fatura do mês corrente (saldo da fatura em aberto). Portanto, a recomendação dita a torto e a direito que basta pagar integralmente seu cartão de crédito para aumentar seu escore é furada: você precisa pagar o cartão integralmente ANTES da data de fechamento do mesmo. Essa é a dica mais poderosa que eu aprendi com o livro e que fez com que meu escore de crédito subisse tanto.

O sistema de crédito é um jogo, e este livro vai ensiná-lo a como vencê-lo.

Este livro é indispensável se você mora nos EUA, independentemente se você precisa ou não financiar algo (se você precisar de um cartão de crédito e mesmo que você vá pagá-lo em dia, o seu escore determinará o seu limite de crédito). Para leitores localizados no Brasil e que não vão se mudar para os EUA, este livro é, obviamente, completamente dispensável.

Conclusão Final: Recomendado (se você mora nos EUA)

Ficha Técnica

Título: Best Credit
Autor: Dana A. Neal
Número de Páginas: 437
Link para comprar