Cartas a um Jovem Investidor – Gustavo Cerbasi

Cartas a um Jovem Investidor - Gustavo CerbasiÉ sempre um prazer enorme ler os livros do Gustavo Cerbasi que, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores autores brasileiros sobre educação financeira.

Inicialmente, por causa do título, fiquei meio “ressabiado” em comprar este livro, pois pensei que este livro poderia ter sido escrito especificamente para adolescentes e jovens adultos – como comprei pela Internet não sabia de antemão que na realidade o livro faz parte de uma série chamada “Cartas a um Jovem” da editora Campus, com outros títulos escritos pelos mais célebres profissionais de cada área (“político”, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; “publicitário”, por Roberto Dualibi, “médico”, pelo ex-ministro da saúde Dr. Adib Jatene; “administrador”, por Adalberto Chiavenato, e por aí vai).

Ao receber o livro e começar e lê-lo, não consegui largá-lo. É daqueles livros onde você não consegue largá-lo. Investidores de todos os níveis vão se beneficiar da leitura, seja o inciante, seja aquele que já atingiu o seu tão sonhado primeiro milhão.

Normalmente livros de investimento caem em duas categorias: os técnicos demais e os que só abordar a parte “psicológica” da coisa. Nos técnicos demais fala-se muito da mecânica de investir, mas o problema todo, como sabemos, não está na “mecânica”, mas na parte psicológica (medo de arriscar, o que outras pessoas lhe dirão, etc). Os que tratam só da parte “psicológica” deixam os leitores com um vazio se perguntando “tá, entendi, mas o que devo fazer agora?”. Cerbasi é um dos raros autores que consegue mesclar bem essas duas partes e por isso o livro é tão bom, sem contar que, sendo de autor nacional, está 100% adaptado à nossa realidade.

Cada capítulo é escrito como se fosse uma carta do autor para você. Os assuntos tratados nas cartas são:

1.Carta de apresentação
2. Por que investir desde já
3. O que é e o que não é investir?
4. Sonhe
5. Tenha um plano. Ou melhor, tenha vários planos.
6. O que poderá atrapalhar seus objetivos
7. Atitude de quem começa
8. Sobre o que dirão para demovê-lo da ideia de enriquecer
9. Fontes de informação
10. Sobre a falta de tempo
11. O poder do mercado
12. As Alternativas
13. Assumir riscos
14. As armadilhas
15. Assuma fracassos e celebre conquistas
16. Multiplique suas ideias
17. Sobre a honestidade
18. As cartas que você irá escrever no futuro
19. Carta de agradecimento

Algumas pessoas podem se perguntar porque eu pessoalmente continuo lendo livros sobre educação financeira e escrevendo resenhas sobre os mesmos. Na minha opinião (que “bate” com a do autor), devemos continuar estudando sempre. Lendo novos livros e relendo bons livros em outros momentos de nossa vida, temos uma leitura muitas vezes diferente, verificando pontos que estão “fracos” ou “falhos” na nossa vida atual. No meu caso particular um trecho do livro me chamou muito a atenção, quando o autor diz que quando pergunta a muitas pessoas após elas terem conseguido juntar um patrimônio de um milhão de reais o que elas pretendem fazer em seguida, e que as respostas normalmente são do tipo “1 milhão de dólares”, “2 milhões de reais”, “10 milhões de reais”, “1 bilhão de reais”, etc, quando na verdade idealmente temos de fazer também metas de desfrute e não somente metas financeiras. Afinal de contas, para que juntar dinheiro se não for para saber usá-lo com sabedoria? Tradução: que tal colocar alguns sonhos de consumo aí nas metas? Influenciado por essa passagem eu cheguei a escrever algo aqui sobre isso, que pretendo expandir no futuro.

Além disso, aprendemos mais ainda sobre dinheiro de uma forma geral quando nos unimos a pessoas que também se interessam pelo tema e compartilhamos nossos sucessos e nossos fracassos – inclusive este foi o motivo principal de eu ter criado este site.

Sei que me desviei um pouco do assunto, mas tudo isso para falar que o livro me ajudou a rever alguns pequenos pontos em minha vida pessoal que estavam esquecidos, e estou muito contente por conta disso.
Em resumo, é um livro excelente que deve ser lido e relido por todos que querem aprender mais sobre finanças pessoais e investimentos.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Cartas a um Jovem Investidor
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Campus
Número de Páginas: 208
Link para comprar