Como Chegar ao seu Primeiro Milhão – Marco Falcone e Regina Tesima

Como Chegar ao seu Primeiro Milhão - Marco Falcone e Regina TesimaAo ver este livro pela primeira vez, pensei: “putz, roubaram a minha ideia”… Digo isso pois penso um dia em escrever um livro sobre educação financeira contando “causos” da minha vida pessoal.

Com o subtítulo “A história de um casal que já atingiu o seu”, o livro mostra como um casal classe média assalariado que não tinha nenhum conhecimento financeiro modificou completamente suas vidas após ler meia-dúzia de livros sobre educação financeira (os livros que eles leram são citados ao longo do livro e inclui Pai Rico Pai Pobre, Você Milionário, Investimentos: Como Administrar Melhor seu Dinheiro e Os Axioma de Zurique). O livro, portanto, pode servir de inspiração para muitas pessoas trilhando o caminho da independência financeira mostrando que mesmo um casal classe média pode acumular um patrimônio significativo em poucos anos apenas mudando hábitos (diminuindo as despesas, aumentando as receitas, investindo o máximo possível, vivendo frugalmente – a história de ter um carro nacional mais antigo é um excelente exemplo – e estudando mais sobre investimentos). O livro mostra também as principais “burradas” cometidas pelo casal, o que certamente ajudará a muitos.

O livro em si é apenas isso: um relato. Não apresenta nada de exatamente novo e as partes mais “teóricas” por assim dizer são chupadas dos livros acima, mas os autores pelo menos deixam isso claro, dando total crédito aos autores originais. Por outro lado, o ponto forte do livro são as planilhas detalhadas do casal, que podem servir de modelo e inspiração para você montar as suas. O casal também não esconde nada, mostrando exatamente quanto possuem e como fizeram para chegar lá.

Algumas coisas poderiam ter sido feitas para o livro ficar melhor, a principal é mencionar, no texto, em que ano o livro foi escrito, ou melhor, em que ano os cálculos eram baseados. Na parte em que os autores apresentam o plano deles com data em 2015, fica difícil entender as contas pois não há em momento algum no texto dizendo a partir de que ano eles estavam considerando as contas. E na medida em que 2015 for se aproximando novos leitores vão ficar ainda mais perdidos. Outro aspecto que poderia ter sido reforçado no texto é que as taxas de rentabilidade dos cálculos de longo prazo já estão descontando a inflação, ou seja, que o número projetado no futuro já será corrigido “automaticamente” pela inflação no final das contas.

A única coisa que não concordo muito é com a metodologia que o casal usou para ser auto-declarar milionários. Para a conta eles adicionaram o FGTS, o carro e a casa própria. Por outro lado, eles na planilha que apresentam, fizeram um subtotal sem a casa e o carro, para aqueles que, como eu, preferem considerar milionário aquele que tem um patrimônio acima de R$ 1 milhão com liquidez (usando esta outra metodologia o patrimônio do casal era de cerca de R$ 700 mil quando o livro foi escrito – nada mal para um casal classe média!). O problema de considerar carro e casa em cálculo de patrimônio é que o valor lançado é irreal; ele é uma opinião nossa de quanto aquilo vale. O quanto aquilo realmente vale você só saberá na hora do “vamos ver”, isto é, quando você decide vender. Sem contar a falta de liquidez, dependendo das condições de mercado uma casa pode levar anos para ser vendida. Pela falta de liquidez eu não incluiria o FGTS na lista de “investimentos”, pois não há como sacar o valor do FGTS quando você quer; as regras são bastante rígidas e muita gente fica com o dinheiro do FGTS preso “para sempre”.

Por fim, desejo muito sucesso ao casal e espero que ele atinja as suas metas, mas aconselho ao casal a ler mais livros e frequentar mais cursos sobre ações (o que provavelmente já foi feito a esta altura do campeonato).

Conclusão Final: Neutro

Ficha Técnica

Título: Como Chegar ao seu Primeiro Milhão
Autores: Marco Falcone e Regina Tesima
Número de Páginas: 192
Link para comprar