Como Ficar Rico Sem Cortar os Cartões de Crédito – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Como Ficar Rico Sem Cortar os Cartões de CréditoEste é o oitavo livro da série Pai Rico, Pai Pobre, e o mais fino de todos. Kiyosaki escreveu um livro inteiro apenas para explicar porque ele não concorda com o mantra de outros especialistas que dizem “quebre seu cartão de crédito, viva abaixo de seus meios, viva frugalmente” – daí o subtítulo do livro, “Sem Cortar o Cartão de Crédito”. Para Kiyosaki, a idéia é criar um ativo que pague o passivo que você deseja comprar. Isto é muito interessante, pois faz com que tenhamos metas claras e objetivas (ele cita o caso do Porsche dele, que ele queria e não tinha dinheiro, então se forçou a criar um ativo que pagasse o Porsche).

Outro ponto do livro é que todo mundo quer ser rico, mas muitos poucos querem pagar o preço. E Kiyosaki explica qual é o preço.

Apesar de extremamente repetitivo, o livro vale à pena. Para mim, valeu como uma “reciclagem”, para não perder de vista os ensinamentos dos outros livros, em especial os dois primeiros (Pai Rico, Pai Pobre e Independência Financeira).

Apenas um pequeno erro histórico cometido no livro que eu não poderia deixar de mencionar. No Capítulo 3 ele credita a frase “Se você acha educação cara, experimente a ignorância” ao Dr. Dolf De Roos, enquanto esta frase, muito famosa, por sinal, foi criada por Derek Bok, antigo reitor de Harvard.

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Como Ficar Rico Sem Cortar os Cartões de Crédito
Título Original: Rich Dad’s Guide to Becoming Rich…Without Cutting Up Your Credit Cards
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Número de Páginas: 128 (português), 88 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)