Criando riqueza

Quando eu iniciei a minha educação financeira, eu comecei a devorar todos os livros que eu consegui encontrar sobre o assunto. Um desses livros foi Creating Wealth, de Robert Allen.

Na época (2001-2002) eu formei um grupo de estudos juntamente com outros amigos que também estavam interessados pelo tema. Discutíamos o que líamos e jogávamos Cashflow. Foi nessa época em que decidi montar este banco de dados contendo todos os livros sobre educação financeira que eu já li, pois acreditava estar ajudando outras pessoas que estavam percorrendo o mesmo caminho, da mesma maneira que algumas pessoas me ajudaram no meu.

Como nem todos os meus amigos liam inglês, eu comecei a traduzir esse livro do Robert Allen. Sabe aquele tipo de projeto que você começa mas nunca termina? Pois é.

Neste fim de semana, após um amigo entrar em contato para dizer que achava que o Terremoto estava morto, me lembrei dessa tradução que eu havia feito.

Resolvi dar uma revisada nos capítulos já traduzidos e colocá-los para download aqui.

Infelizmente este é o último capítulo que traduzirei. Como expliquei na apresentação da tradução, os demais capítulos deste livro não se aplicam ao mercado brasileiro, visto que o autor apresenta receitas de bolo que só funcionam nos EUA, devido à maior oferta de produtos de financiamento, taxas de juros menores e opções de investimento não existentes no Brasil. Como escrevi na oportunidade, me comprometi a traduzir somente os primeiros capítulos, que são “universais” e independem do país onde o leitor viva. Caso você queira ler o restante do livro, você terá de comprá-lo — além de saber ler inglês, obviamente.

De qualquer forma, espero que a tradução desses capítulos iniciais tenham dado “insights” importantes àqueles que estão na busca de sua independência financeira.