Cursos que eu fiz

Empretec

O Empretec é um curso prático de empreendedorismo oferecido pelo SEBRAE e disponível em todo o Brasil. Trata-se de um curso de imersão, com duração de nove dias em carga integral, onde você aprende e pratica as características do comportamento empreendedor. Eu não posso contar muito pois caso contrário estraga o impacto do curso. Durante o período do curso você não terá tempo para mais nada, por isso você precisará se desligar completamente de suas demais atividades.

Antes do curso você deve assistir a uma palestra (grátis) que explica exatamente o que é o Empretec, lista as características do comportamento empreendedor que serão estudadas e praticadas, e tira suas dúvidas, visto que é preciso dedicação total para participar do curso. Após a palestra é necessária uma entrevista para participar do curso. Mesmo que você não vá fazer o curso, a palestra por si só já te ajudará em sua jornada.

O valor do curso é extremamente baixo perto da qualidade do curso e do que você aprenderá.

Como um amigo que havia me falado do Empretec, ele é um divisor de águas na vida de qualquer empreendedor e/ou empresário.

Para mim ele ajudou à beça especialmente na parte de planejamento.

Informações completas do curso podem ser vistas no site do SEBRAE, indo ao SEBRAE do seu estado: http://www.sebrae.com.br/

Introdução à bolsa (básico em ações)

Eu fiz um curso introdutório ao mercado financeiro e à bolsa de valores em particular em 2002 na Bolsa do RJ. Este curso me ajudou bastante, pois explicou de maneira clara como o mercado financeiro brasileiro funciona, não somente a bolsa de valores, mas os bancos, banco central, etc. O curso era efetuado em duas horas por dia durante o horário do almoço, e teve duração de algumas semanas. Não sei se este curso ainda existe, pois o site da Bolsa do Rio está fora do ar no momento. Possivelmente a Bolsa de SP (Bovespa) tem curso similar.

Márcio Noronha (análise gráfica)

Depois de fazer o curso da Apligraf, fiz o curso do Márcio Noronha, que na minha “turma” foi ministrado na sede da Apligraf. Ele ministra este curso em outras cidades também.

O curso é excelente. O Márcio Noronha opera na bolsa desde a década de 60, tendo bastante conhecimento de causa e muitas histórias riquíssimas para compartilhar.

Se você está procurando um curso “completo” de análise técnica de ações, este é o curso que eu recomendo.

Apligraf

O curso da Apligraf foi um dos cursos que eu fiz em 2002 quando comecei a estudar mais sobre finanças. Trata-se de um curso básico de dois dias sobre análise técnica de ações, sendo na verdade um trampolim para promover o software da empresa.

O curso foi bastante proveitoso, pois aprendi o básico sobre análise técnica.

Não sei se este curso ainda é ministrado.