Debt Cures – Kevin Trudeau

Debt Cures - Kevin TrudeauA premissa desse livro é ensinar como sair de dívidas, especialmente as de cartões de crédito. O livro até que dá algumas dicas que também são válidas no Brasil, tais como ligar para o cartão para negociar dívida, reduzir juros, e cancelar ou diminuir a anualidade. Essas partes do livro que se salvam, no entanto, dariam para ser explicadas em uma ou duas páginas. O resto do livro, infelizmente, não presta.

O livro foi escrito em um tom muito agressivo em relação às companhias de cartão de crédito, culpando essas empresas pela criação de dívidas por parte dos consumidores norte-americanos. Fala sério. Como se as empresas de cartão de crédito tivessem colocando uma arma na cabeça dos consumidores obrigando eles a fazerem dívidas.

Para piorar a situação do livro, as soluções que o autor dá para acabar com dívidas são completamente ridículas: ficar enrolando a companhia de cartão de crédito até a dívida prescrever (que demora de três a dez anos nos EUA, dependendo do estado, cinco anos no Brasil), arrumar alguém para pegar um empréstimo para você para você ter dinheiro para torrar, e abrir uma empresa com o único intuito de criar um histórico de crédito para depois pedir um empréstimo e torrar a grana. Fala-me muito sério!

E, para fechar com chave de ouro, há em letras minúsculas na parte de créditos do livro, um texto dizendo que todas as histórias narradas no livro são fictícias. Sem comentários.

Mantenha distância.

Atualizado em 10/06/2015: Acabei de descobrir que esse camarada era realmente um farsante que em 2014 foi condenado a dez anos de prisão nos EUA. A história está na Wikipedia, e no YouTube há vários vídeos comentando o caso.

Conclusão Final: Não Recomendado

Ficha Técnica

Título: Debt Cures
Autor: Kevin Trudeau
Número de Páginas: 320
Link para comprar