Flash Boys – Michael Lewis

Flash Boys

Michael Lewis está se consolidando como possivelmente o melhor escritor investigativo sobre finanças da atualidade. Neste seu mais novo livro, ele investiga as causas do “flash crash”, uma falha que fez com que o valor de algumas ações caísse quase a zero por alguns segundos.

O que ele descobre é desconcertante: como a bolsa americana pode atualmente ser facilmente manipulada, já que o governo americano quebrou o monopólio das bolsas oficiais e qualquer um pode criar sua própria bolsa, chamada “caixa preta”.

Ele investiga essas caixas pretas e o papel dos algoritmos que exploram diferenças de preço entre as diversas caixas pretas existentes, por conta da diferença de velocidade na comunicação entre esses mecanismos. Tais algoritmos são conhecidos como HFT (High-Frequency Trading ou operações de alta frequência), que ele explica em profundidade de maneira bastante clara.

Assim, operadores que têm maior velocidade de comunicação com as caixas pretas têm uma vantagem desleal em relação aos operadores “comuns”, o que é injusto, já que a bolsa deveria prover a mesma informação ao mesmo tempo a todos os operadores.

Leitura indispensável se você investe na bolsa.

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Flash Boys
Título original: Flash Boys
Autor: Michael Lewis
Número de Páginas: 240 (português), 320 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)