O Guia de Investimentos – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

O Guia de InvestimentosFinalmente lançaram o terceiro livro da série Pai Rico Pai Pobre do Robert Kiyosaki em português! Lançado nos EUA com o título Rich Dad’s Guide To Investing, nós já havíamos escrito sobre a versão em inglês deste livro. A nossa resenha original é a que se segue.

Robert Kiyosaki conseguiu se superar. Depois desse livro, mandamos imprimir uma foto dele em tamanho real, penduramos em nossa sala e nos ajoelhamos e fazemos reverência a ele todos os dias. Esta é a parte 3 do Pai Rico, Pai Pobre, a obra-prima de Kiyosaki. Neste volume ele continua o assunto explorado nas duas obras anteriores (Pai Rico, Pai Pobre e Independência Financeira) com a seguinte questão: todo mundo conhece a lei 80/20 (a famosa Lei do Menor Esforço, que diz que 80% do trabalho é feito com apenas 20% do esforço necessário). E a lei 90/10? 10% da população concentra 90% da riqueza. A questão é: de qual lado você quer ficar, junto com a maioria das pessoas que acumulam somente 10% da riqueza ou junto com a minoria que acumula 90% da riqueza mundial?

Kyiosaki explora passo-a-passo o porque os ricos são ricos e os pobres são pobres: a mentalidade. Ele já havia explorado isso nos livros anteriores, mas nesse fica ainda mais claro. A lógica é muito simples: se 90% da população não é rica, então porque seguir os conselhos que a maioria das pessoas dão? A dica é simples: faça justamente o contrário do que a maioria faz e você ficará rico.

O autor ainda afirma que para ficar milionário é simples: basta fazer um plano e segui-lo à risca. O problema é que raras são as pessoas que têm paciência de fazer um plano e segui-lo à risca: preferem procurar por uma “fórmula mágica” que simplesmente não existe, continuando tão pobres quanto antes. É como ele explica: o camarada que quer ganhar muito dinheiro especulando na bolsa normalmente ganha muito dinheiro realmente, mas depois acaba perdendo grande parte ou tudo tentando “acertar” novamente.

O título do livro (Guia de Investimentos do Pai Rico) pode deixá-lo confuso: se o livro é sobre investimentos, então porque perder tempo com todo esse blá blá blá? É justamente aí que está a chave – e o grande diferencial de Kiyosaki para todos os demais autores da área. A palavra “investimento” não deve ser vista apenas como sinônimo de “investimento financeiro” como a maioria das pessoas pensa. Investimento é qualquer forma de criar um ativo que gere uma forma de renda para você. Além disso, este livro esclarece com mais detalhes vários pontos abordados nos livros anteriores do autor, além de contar ainda mais sobre a vida do autor.

Esse livro é inspirante justamente por isso: ao começar a lê-lo, não queremos mais parar, pois com certeza nos identificamos com o autor! Nesse ele conta os principais passos de sua vida desde que ele voltou do Vietnã em 1973 com apenas US$ 3.000 até os dias de hoje e como ele conseguiu conquistar a sua fortuna a partir do nada. Quem leu os livros anteriores sabe que Robert Kiyosaki é um multimilionário do estilo “self-made man” que começou do zero e foi à falência três vezes em sua vida, a ponto de não ter nem onde morar.

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: O Guia de Investimentos
Título Original: Rich Dad’s Guide to Investing
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Editora: Campus
Número de Páginas: 456 (português), 403 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)