Lucrando com os Tubarões – Newton Linchen e Tarcísio Peres

Lucrando com os Tubarões - Newton Linchen e Tarcísio PeresÉ raro encontrar um livro que traz uma visão realmente nova sobre o mercado financeiro e, em particular, sobre a bolsa de valores. Os livros disponíveis, em sua grande maioria, repetem informações que todo mundo assume como verdade. Por exemplo, “comprando ações você está financiando empresas”. O que é verdade somente se você compra ações na oferta inicial (IPO); se você compra no mercado secundário (bolsa), a grana vai para quem te vendeu as ações e não para a empresa.

É também raro aparecer alguém questionando os dogmas, mas fico muito feliz quando acontece. Neste livro, os autores trazem um olhar diferente sobre a bolsa de valores, fazendo uma análise de como os grandes se comportam e o que você pode aprender desse comportamento. Por exemplo, será que um grande “player” pode recomendar uma coisa a seus clientes, mas na realidade estar fazendo outra? E diversas outras “verdades” que de repente não são tão verdades assim quando vistas sob um olhar mais crítico.

Os autores mostram exemplos e análises muito bem embasadas, e todas as ideias que não são de autoria dos autores estão devidamente creditadas. A presença de uma bibliografia também deixa clara a seriedade dos autores, além de oferecer um ponto de partida àqueles que quiserem se aprofundar mais nos temas expostos.

Do lado negativo, o livro apresenta um ou outro erro de português [p. 49: “em 12% ouve (sic) menção ao envolvimento de agentes autônomos”] e um excesso desnecessário de termos em inglês, mesmo para palavras que têm palavras correspondentes em português de uso comum (“departamento de research”, “broker” etc.), tornando a leitura um pouco truncada.

De qualquer forma, é um excelente trabalho que certamente aumentará a sua educação financeira, especialmente se você investe em ações e está se perguntando o que mais há para se ler e aprender sobre o assunto.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Lucrando com os Tubarões
Autores: Newton Linchen e Tarcísio Peres
Editora: Novatec
Número de Páginas: 208
Ano de Lançamento: 2011
Link para comprar