Minhas metas para 2010

Oi pessoal,

Acho o momento propício para postar aqui algumas das minhas metas para 2010 em relação a investimentos, afinal a idéia deste fórum é eu postar de vez em quando o que eu ando fazendo e estudando… 😉

1. Estudar mais a fundo investimentos de imóveis nos EUA. Ainda tenho muito a estudar e aprender. Ainda tenho de fazer muitas contas para ver se vale realmente à pena, pois aqui as coisas funcionam de maneira diferente. Pretendo abrir um tópico contando minhas descobertas nesta área em breve.

2. Estudar a possibilidade de investimento em negócios. Uma coisa interessantíssima nos EUA é que existem empresas especializadas na intermediação de compra e venda de negócios (corretores, tal como existem corretores de imóveis existem aqui corretores de negócios), e bancos financiam a compra de negócios (igualzinho ao jogo Cashflow!). Então pode ser uma oportunidade, mas tenho de estudar mais a fundo isso, não só para ver se precisaria de financiamento como teria de ser um negócio que não demande muito de mim, enfim, fazer as contas direitinho para ver se vale à pena.

3. Aumentar o meu “escore” de crédito. Lendo vários livros (especialmente os da série Pai Rico Pai Pobre) parece que é fácil conseguir empréstimo nos EUA para a compra de imóveis e negócios, mas o buraco é bem mais embaixo. O principal critério para a concessão de crédito é o escore de crédito e o meu atual está um pouco abaixo dos 700 pontos, o que me coloca na média, e para começar a investir em imóveis e negócios preciso de um escore um pouco acima da média (inclusive para pegar melhores taxas de juros) — isso, é claro, assumindo que eu já pegar empréstimo a juros baixos para me alavancar. Pretendo escrever mais sobre essa minha experiência também. Mas resumindo, você tem que contrair dívidas e pagá-las em dia para aumentar o escore. O escore não mede se você tem dinheiro, mas sim se você é capaz de pagar compromissos conforme o combinado. Por exemplo, comprei o meu carro financiado só para este intuito, pois obviamente financiar um carro teoricamente não é uma boa idéia. No meu caso paguei o saldo devedor bem antes do prazo, quero ver como isso refletirá no meu escore (paguei agora em dezembro, então tenho que esperar um pouco até isso entrar no meu escore).

4. Alocar pelo menos 10% dos meus investimentos em ouro e/ou prata em 2010, inclusive vendo se não seria interessante alocar 20% ou mesmo 30%. Já comecei de mansinho a comprar moedas de prata.

Abraços,
Gabriel Torres