O Fator Sorte – Max Gunther

o-fator-sorteCom exceção do Os Axiomas de Zurique, todos os livros de Max Gunther estavam esgotados, fazendo inclusive com que algumas pessoas duvidassem da identidade desse autor. O que ocorre é que Max Gunther foi um autor famoso nos anos 1970 e 1980, mas como seus demais livros não foram mais republicados, ele acabou caindo no esquecimento.

Mas felizmente a Harriman House decidiu republicar todos os livros de Gunther (quatro deles foram republicados no Brasil: este, O Fator SorteMilionários Instantâneos e Os Muito, Muito Ricos e Como Eles Conseguiram Chegar Lá; apenas Wall Street and Witchcraft não foi republicado). O primeiro a ser republicado foi este, O Fator Sorte, publicado originalmente em 1977. Com o subtítulo “Porque algumas pessoas são mais sortudas do que outras e como você pode se tornar uma delas”, o livro aborda o tema “sorte”.

Confesso que fiquei apreensivo, pois pensei que o livro seria no estilo “místico”, mas tendo gostado tanto de Os Axiomas de Zurique, achei pouco provável que o mesmo autor iria fazer uma “besteira” dessas. O livro realmente não tem nada de “místico”. É um livro analisando diversos casos de pessoas sortudas e de pessoas azaradas, para ver se há algo em comum entre as pessoas “sortudas”. O livro é muito bem escrito, fácil de acompanhar e com várias histórias reais, fazendo com que o livro seja instigante e gostoso de ser lido.

No final das contas, “sorte” para o autor não é algo místico, mas saber estar no momento certo no local correto. E isso não acontece “por acaso”, como muita gente pode supor: isso ocorre através de atitudes e de “mexer o traseiro” para fazer com que coisas importantes aconteçam em nossas vidas.

O livro é excelente e recomendado a todos no caminho da independência financeira, pois o livro tem tudo a ver (e inclusive a maioria dos exemplos é em relação a dinheiro).

O autor escreveu ainda uma continuação, chamada “Como Ter Sorte“, que também foi relançada neste ano e que consegue ser ainda melhor do que este. Em breve posto a resenha deste outro livro.

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: O Fator Sorte
Título Original: The Luck Factor
Autor: Max Gunther
Número de Páginas: 212
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)