O Investidor Inteligente – Benjamin Graham e Jason Sweig

O Investidor Inteligente - Benjamin Graham e Jason SweigO Investidor Inteligente é uma obra de referência para todos aqueles que pretendem aprender sobre análise fundamentalista de ações. Mas convenhamos, o estilo de escrita de Benjamin Graham é extrememente sacal. Por sorte esta edição foi atualizada por Jason Zweig, jornalista da revista Money, o que tornou este livro muito mais agradável. Zweig recheou cada capítulo original com notas de pé de página a fim de explicar passagens mais obscuras ou atualizar-nos em relação a que fim levou certas companhias que já não existem mais. Entre cada capítulo há comentários sobre o capítulo anterior escrito por Zweig, sendo simplesmente sensacionais.

Nestes capítulos o co-autor atualizou todos os exemplos de Graham usando empresas atuais, além de explicar em mais detalhes o que o autor original queria dizer usando uma linguagem muito mais fácil. Depois do terceiro capítulo eu não agüentava mais ler o texto original do Graham de tão maçante. O que passei a fazer foi ler somente os capítulos escritos por Zweig e voltar ao texto original somente quando o texto do co-autor me despertava a querer dar uma olhada no texto original.

Para pessoas práticas como eu e que querem aprender mais sobre análise fundamentalista o livro Beating the Street, de Peter Lynch, é uma leitura muito mais agradável e interessante. Sinceramente, The Intelligent Investor só vale à pena por conta dos novos capítulos adicionados por Jason Zweig.

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Não Recomendado

Ficha Técnica

Título: O Investidor Inteligente
Título Original: The Intelligent Investor
Autor: Benjamin Graham e Jason Sweig
Número de Páginas: 672 (português), 640 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)