O Jogo do Dinheiro – “Adam Smith”

O Jogo do Dinheiro - Adam Smith“Adam Smith” é o pseudônimo de George J. W. Goodman, um analista financeiro e administrador de fundos de investimentos famoso dos anos 1960 e 1970. Quando ele começou a publicar uma coluna extremamente crítica em uma revista, ele resolveu usar como pseudônimo o nome de um dos “pais” da teoria econômica moderna. Ele publicou um total de quatro livros (O Jogo do Dinheiro, Supermoeda, Papel Moeda e The Roaring ‘80s), todos sensacionais e que recomendo a leitura. Incrivelmente, apesar de esses livros terem sido publicados nas décadas de 1960 e 1980, eles continuam extremamente atuais.

Em “O Jogo do Dinheiro”, o autor explica que dinheiro é um jogo, e só quem consegue “decifrar” o jogo consegue ganhar dinheiro. O autor basicamente explica como funciona a psicologia de massa e tenta explicar porque o mercado financeiro é irracional, isto é, a lógica aponta que o mercado deve subir, mas ele cai, ou vice-versa.

Neste livro o autor ainda analisa todas as maneiras de análise de investimentos, de uma maneira sarcástica e bem humorada. Por exemplo, como ações selecionadas por um macaco atirando dardos sobre uma lista de ações conseguem ter um retorno maior do que um analista que fez faculdade e trocentos cursos.

Outro ponto forte desse livro, e que me ajudou muito para a minha fase de vida atual, é tentar responder “para que você quer ter dinheiro” e “quanto dinheiro é suficiente”. É aquela velha história de criticar aqueles que querem ter dinheiro só pelo dinheiro, e a maneira com que o autor coloca o ponto de vista dele é sensacional.

Há algumas passagens e referências datadas, mas recomendo o livro mesmo assim. Recomendo que você faça a leitura dos livros dele de forma sequencial (este é o primeiro).

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: O Jogo do Dinheiro
Título Original: The Money Game
Autor: “Adam Smith” (George J. W. Goodman)
Número de Páginas: 272 (em inglês)
Ano de Lançamento: 1967 (primeira edição) e 1976 (última edição)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)