O Poder da Educação Financeira – Robert Kiyosaki

o-poder-da-educacao-financeiraNeste livro de 2011, Robert Kiyosaki discorre sobre a importância da educação financeira. O livro é uma recapitulada nos conceitos apresentados nos demais livros do autor (Pai Rico Pai Pobre, Independência Financeira), mas pelo menos sem ser do tipo “copiar e colar” como ocorre em alguns dos livros do autor, apresentando novos exemplos pessoais. O livro traz ainda um capítulo que será incluído na segunda edição (revisada e expandida) de Independência Financeira, que o autor afirma que será lançada este ano.

O livro é bom, com algumas ressalvas. Há quarenta páginas de propaganda de serviços da empresa do autor no final do livro, e o estilo do autor continua o mesmo, de repetir ad nauseum conceitos já apresentados. O estilo de escrita de Kiyosaki caiu muito desde que ele e a Sharon Lechter brigaram e ela parou de re-escrever os livros dele, tornando-os melhor escritos. De fato, acho curioso que em nenhum dos livros dele ele explique o motivo da briga ou o cite como exemplo de problema que um empreendedor precisa conviver. De fato, como ele escreve, é como se ela sequer tenha existido, já que ela não é mais citada como co-autora de seus livros.

Até que foram poucos os erros conceituais que encontrei neste livro e, na minha opinião, o autor redimiu-se de O Segredo dos Ricos, que é uma verdadeira “bomba”.

p. 4: “Na mesma década, quando medido contra o ouro, o dólar perdeu 398 porcento de seu valor.”

Err… O Kiyosaki foi obviamente reprovado em matemática. A perda máxima possível é de 100%. Ele queria dizer que o ouro teve apreciação de 398% em comparação ao dólar e se embananou.

p. 141: “É a mesma fantasia que milhões de americanos, japoneses, ingleses e europeus (…)”

Até onde eu sei a Inglaterra é parte da Europa.

p. 208: Kiyosaki continua contando a história incorreta do Coronel Sanders e do KFC (ver resenha do O Segredo dos Ricos para mais informações).

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título em Português: O Poder da Educação Financeira
Título Original: Unfair Advantage
Autor: Robert Kiyosaki
Número de Páginas: 184 (português), 278 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)