Papel Moeda – “Adam Smith”

Papel Moeda - Adam Smith“Adam Smith” é o pseudônimo de George J. W. Goodman, um analista financeiro e administrador de fundos de investimentos famoso dos anos 1960 e 1970. Quando ele começou a publicar uma coluna extremamente crítica em uma revista, ele resolveu usar como pseudônimo o nome de um dos “pais” da teoria econômica moderna. Ele publicou um total de quatro livros (O Jogo do Dinheiro, Supermoeda, Papel Moeda e The Roaring ‘80s), todos sensacionais e que recomendo a leitura. Incrivelmente, apesar de esses livros terem sido publicados nas décadas de 1960 a 1980, eles continuam extremamente atuais.

Em seu terceiro livro, “Papel Moeda” (“Paper Money”, no título original), que é uma continuação de Supermoeda, o autor explica toda a problemática de o dinheiro, em particular o dólar, ser apenas um pedaço de papel, sem lastro com o ouro, e todas as consequências disso.

Ele fala também sobre como o governo americano criou agências para gerar o mercado de compra e venda de hipotecas e estimular a compra de imóveis financiados, e como o preço dos imóveis dispararam e estavam em uma possível bolha.

O terceiro ponto forte deste livro é a explicação sobre como a OPEP foi criada, seu impacto e sua importância e os motivos para os choques do preço do petróleo na década de 1970, de forma bem detalhada, visto que o autor encontrou-se pessoalmente com pessoas chave tanto nos EUA quanto nos países árabes, e relata tais encontros em detalhes.

É impressionante como todos esses assuntos continuam sendo tão atuais, sendo que este livro foi publicado em 1981.

Como comentei em outras resenhas sobre este autor, ele tem uma narrativa sarcástica e bem humorada, fazendo com que os livros dele sejam deliciosos de ler.

Há algumas passagens e referências datadas, mas recomendo o livro mesmo assim. Recomendo que você faça a leitura dos livros dele de forma sequencial (este é o terceiro).

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Papel Moeda
Título Original: Paper Money
Autor: “Adam Smith” (George J. W. Goodman)
Número de Páginas: 335 (em inglês)
Ano de Lançamento: 1981
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)