Penny Stocks: The Next American Gold Rush – Dan Holtzclaw

Penny Stocks: The Next American Gold Rush - Dan Holtzclaw“Penny stocks” são ações de baixo valor, normalmente de empresas com baixo valor de mercado e negociadas em outras bolsas que não a de Nova Iorque (NYSE) — muito embora existam empresas grandes com ações que caem nesta categoria, especialmente no caso de empresas que não sejam norte-americanas onde as suas ações não são negociadas na NYSE mas em bolsas menores dentro dos EUA. Corretoras norte-americanas têm acesso a estas bolsas sem problemas, então comprar e vender papéis de “penny stocks” através de uma corretora grande como a E*Trade não é um problema. Este tipo de ação oscila muito mais do que ações de grandes empresas, o que pode permitir que você tenha um ganho extraordinário — ou uma perda colossal.

Para quem não conhece absolutamente nada deste mundo, o livro pode ser interessante, mas você tem que tomar cuidado, pois há vários erros conceituais ao longo do mesmo. Por exemplo, o autor comete o erro básico de achar que em um dado dia de pregão uma determinada ação foi mais vendida do que comprada. Isso é impossível. Uma compra só existe quando há uma venda e vice-versa e, portanto, o número de títulos comprados e vendidos é absolutamente o mesmo.

Outros conceitos, especialmente o que é exatamente “market maker”, ficaram mal explicados, e fiquei com a impressão de que o autor também não dominava o assunto.

No final, fiquei com a impressão que o autor era somente um apostador de sorte que fez algum dinheiro durante a época da bolha, não sendo um verdadeiro especialista no assunto. Acabei aprendendo muito mais na prática, lendo tutoriais presentes no site da minha corretora americana e através do site da Pink Sheets (http://www.pinksheets.com), que é uma das empresas que organizam o mercado de “penny stocks”.

Conclusão Final: Não Recomendado

Ficha Técnica

Título: Penny Stocks: The Next American Gold Rush
Autor: Dan Holtzclaw
Número de Páginas: 176
Link para comprar