Saga Brasileira – Míriam Leitão

Saga Brasileira – Míriam LeitãoSem sombra de dúvidas este é o melhor e mais bem escrito livro sobre a história recente do Brasil, com ênfase na economia e na política, escrito por alguém que não só viveu a época como presenciou os momentos mais marcantes em primeira mão. Para a gente que só vive reclamando do Brasil, é impressionante após a leitura do livro testemunhar como realmente o Brasil evoluiu (e muito) nos últimos 30 anos. É claro que há ainda muito a ser feito, mas a semente, com certeza, está plantada, e estamos indo na direção certa.

Apenas um exemplo ao acaso dentre os inúmeros de como o Brasil era uma “esculhambação” era a tal “conta movimento”. Até o início dos anos 1980, o tesouro e o Banco do Brasil tinham uma conta conjunta chamada conta movimento, que ambos podiam torrar à vontade. Se no final do dia o saldo estivesse negativo, o tesouro simplesmente imprimia mais dinheiro para cobrir o rombo, aumentando a inflação! Obviamente, com o tesouro simplesmente imprimindo mais dinheiro quando não havia dinheiro na conta movimento, era uma “gastação” só! Quando sugeriram terminar com essa “mamata”, teve gente que foi contra, em um bom exemplo que uma parte significativa dos políticos brasileiros pensa primeiro em si, nunca no povo.

A autora explica em detalhes os motivos de todas as crises, inclusive as mais recentes, como a crise imobiliária norte-americana. Alguns poucos escândalos a autora meio que passou batido (por exemplo, o escândalo dos “anões do orçamento” ela só menciona, sem explicá-lo em detalhes), mas é ponto vencido em um livro campeão. O mais bacana, na minha opinião, é que a autora conta várias histórias de bastidor, tal como ela presenciou na época.

Ainda impressionante é o encarte, em cores, mostrando a inflação brasileira entre dezembro de 1979 a dezembro de 2009. A inflação acumulada de dezembro de 1979 até julho de 1994 (Plano Real) foi de 13 trilhões por cento e o país teve 13 ministros da fazenda, enquanto que a inflação acumulada de julho de 1994 a dezembro de 2009 foi de 197% e o país teve apenas três ministros! O encarte traz ainda várias das cédulas monetárias brasileiras quando trocávamos de moeda praticamente a cada seis meses, muito bacana para quem não viveu a época tentar entender e, para quem viveu, uma lembrança de como devemos lutar para nunca mais voltarmos àquela época.

Ressalto novamente a qualidade da narrativa do livro. Enquanto livros de economia normalmente são escritos por acadêmicos e “maçantes” de serem lidos, este foi escrito por uma jornalista, em texto corrido, e você irá lê-lo de uma tacada só, de tão emocionante que o livro é.

Enfim, recomendo a leitura desse livro a todos os brasileiros. Sinceramente, acho que este livro deveria ser obrigatório em todas as escolas, para os jovens de hoje lutarem para que eles nunca tenham de sofrer como sofremos.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Saga Brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda
Autor: Míriam Leitão
Editora: Record
Número de Páginas: 476
Link para comprar