Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Canto do Gabriel > Blog
Atualizar essa Página Onde Ganhei e Onde Perdi Dinheiro

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
(#1)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão Onde Ganhei e Onde Perdi Dinheiro - 29/11/2009, 15:53 H

Oi pessoal,

Para ajudar àqueles que estão em busca de sua independência financeira, resolvi fazer um resumo rápido de onde eu mais ganhei, de onde eu poderia ter ganhado mais e de onde eu mais perdi dinheiro na minha vida, até agora. Espero que com isso esteja ajudando a você a não cometer as mesmas burrices que eu cometi. Posso estar me esquecendo de um item ou outro, mas a idéia geral é essa.

Onde Ganhei Dinheiro
  • Com meu site Clube do Hardware (Negócio)
  • Com a loja virtual do meu site Clube do Hardware e sabendo o momento exato de fechá-la antes de começar a ter prejuízo (Negócio)
  • Com meu site Hardware Secrets (Negócio)
  • Investindo em bons fundos de investimento (invisto nos da Credit Suisse Hedging-Griffo) (Aplicação Financeira)
  • Livros (Royalties)
  • Cursos (Salário)
  • Emprego (Salário)
  • Ter pedido demissão no mês correto -- mas foi pura sorte. O melhor mês para você pedir demissão é o mês anterior ao do seu aniversário. Com isso você poderá sacar o seu FGTS exatamente três anos depois da sua demissão. A regra para saque do FGTS é três anos após ter pedido demissão E ser o mês do seu aniversário. Se você pedir demissão no mês seguinte ao seu aniversário você terá de esperar três anos e 11 meses (ou seja, praticamente quatro anos), mesmo o governo dizendo que o prazo é de três anos.
Onde Poderia ter Ganho Mais Dinheiro (E Porque)
  • Livros (porque minha antiga editora me roubou e não pagou integralmente os royalties devidos, veja história completa aqui)
  • Meu primeiro apartamento (porque comprei financiado; no final das contas não perdi dinheiro porque o apartamento valorizou, mas se tivesse comprado à vista teria ganho dinheiro).
  • Investimento em imóveis (um apartamento que comprei à vista para investimento na planta, com desconto, não valorizou como eu esperava; teria ganho mais dinheiro se tivesse simplesmente pego o valor do imóvei e deixado ele investido em um fundo de investimentos).
Onde Perdi Dinheiro
  • Carros (não tem jeito, não importa a maneira com que você compre um carro você perderá dinheiro -- e muito. Veja a história do meu carro financiado para relembrar o meu drama).
  • Investimento em consórcios de imóveis (em teoria era só pagar as parcelas, esperar ser sorteado e vender a carta contemplada com ágio. Na prática encontrar compradores é muito mais complicado do que dizem).
  • Não ter o menor controle dos meus gastos mensais. Depois que passei a anotar tudo o que gastava com precisão de centavos pude ver a minha megalomania de gastar R$ 25.000 para "dar um jeitinho" na sala comercial que aluguei após pedir demissão.
  • Ter aberto uma loja de informática (mercado de baixa lucratividade com muita competição; mas graças a esta experiência pude saber o momento exato de fechar a loja virtual que abri anos depois, antes de ir para o buraco).
  • Investimento em ação de empresa pequena sem liquidez ("small cap", estudei para caramba, achei uma empresa de alto potencial mas isso não foi suficiente para me "arrebentar", comprei ações a US$ 0,50 e quatro anos depois estava valendo US$ 0,015).
  • "Investimento" em títulos de capitalização (PIC do Itaú), que é uma loteria sendo vendida como "investimento". Mantenha distância!
  • Investimento no FAPI (fundo de previdência privada), leia discussão mais detalhada aqui.
  • Cassino. Não tem jeito, no longo prazo a casa sempre tem a vantagem. É claro que se você vai em uma viagem e joga um pouquinho, você pode computar as perdas como "despesas de viagem", mas quando você mora no exterior em um local onde o jogo é legal (como é o meu caso), você tem que ter disciplina. No meu caso eu separei uma grana específica para o cassino e só jogo dessa grana, sendo que esse valor eu computei como despesa em minha planilha de gastos. No Brasil eu já ouvi várias histórias de horror de pessoas que perderam pequenas fortunas no bingo. É a mesma coisa.

Última edição por Gabriel Torres : 04/01/2010 às 21:49 H Motivo: Adicionado o FAPI à lista.
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
(#2)
Antiga
robespierre robespierre está offline
Membro

Membro desde: Nov/2009
Padrão 30/11/2009, 10:45 H

Taí um bom exercício de auto-análise. Minha vez.

Onde Ganhei Dinheiro
Emprego(Salário): Não sigo a regra de guardar 10%. Guardo primeiro TUDO e gasto aos poucos.
Cartão de Crédito: Ganho indireto. Concentro todos os gastos, menos os de concessionárias públicas no cartão, cujo o vencimento é um dia antes do salário, sem nunca apelar para os juros. Com isso fico com tempo e a maior parte do salário do mês para investir.
Virar PJ: Ganho indireto. Maiores ganhos, menores impostos, maior responsabilidade. Passei a olhar meus chefes como clientes e meu relacionamento melhorou muito, sem falar que não tenho as limitações de um empregado. Já cheguei a trabalhar e ganhar em projetos paralelos.
Títulos de capitalização:Títulos com pagamento único. Me deixam livre de pensar que não estou apostando na loteria ou mega-sena. É apenas desencargo de conciência. Já fiz 8 e ganhei um: segundo lugar no antigo TC Bamerindus. Até trabalhei em um firma de capitalização e conheci o camarada que inventou o TC. Mas é pura sorte, não se pode contar com eles.
Ações: Disciplina disciplina, disciplina e estudar técnicas e mercado. Imagine que voce tem um chefe que vai ter cobrar resultados. Mesmo assim, o máximo que conseguir foi 50% em meia hora. A técnica do cartão de crédito me dá tempo para ganhar dinheiro aqui.
Blogs: www.piada.net, www.receitasfaceis.net, www.technewsbr.com. Submarino e Google. É pouco porque não consegui o sucesso que queria. Mesmo assim, equivale a um pequeno aluguel.
Renda Fixa: Já tive melhores dias com isso, principalmente na época do Sarney, uns 10%/mês (quando eu ganhei o TC) e começo do Lula, 2%/mês (quando fiquei desempregado e vivi da renda), mas é um bom lugar para deixar a grana quando a bolsa pira.
Imóveis: Por enquanto mais acidental que outra coisa. Mas estou me preparando para que seja um fonte de renda constante.

Onde Poderia ter Ganho Mais Dinheiro (E Porque)
Bolsa: Mesmo tendo cuidado, ainda sou levado por emoções, o que volta e meia me faz perder grana.
Blogs: Perdi muito tempo escrevendo e fazendo bobagens. Só quando eu pensei como trabalho é que as coisas começaram a dar certo e ainda tem um grande potencial.
Sociedade: Virei sócio de uma empresa de tecnologia, que na época vendia um bom sistema. Fiquei deslumbrado e depois decepcionado. Acabei saindo dois anos depois. A empresa não se modernizou e sumiu do mercado.
Negócio próprio: Também estou me preparando para isso. Hoje em dia acredito já ter a maturidade suficiente. Tentei outras vezes, no susto, mas nunca encontrei a "garagem dourada". Nada é tão rápido assim, só em livros. Só funcionou quando estava na faculdade e filmava festas, casamentos, etc.. e mesmo para isso fiz curso.

Onde Perdi Dinheiro
Arte: Desenhei e fiz o encarte interno de um CD independente de uma banda que tinha contatos na Globo mas desperdiçou oportunidades. Nem o CD nem a banda fizeram sucesso e perdi muito tempo com isso, sem retorno algum.
Bolsa: (Ué, voce não disse que ganhou dinheiro?). Sim no computo geral, mas em momentos particulares e principalmente na última crise, fiquei confiante demais nas minhas habilidades. Nunca perdi tanto dinheiro de uma só vez. Assim o risco é enorme se voce não toma cuidado. Por ironia do destino, descobri um método que não achei em livro algum, que penso, posso criar um livro com isso.
Comportamento: Me fez perder grandes oportunidades. Esse negócio de achar que seu chefe é um maldito idiota que não mereceria estar aonde está me fez ser mandado embora algumas vezes, atrasando minha vida. Hoje em dia sempre deixo uma boa impressão.
Responder com Quote
(#3)
Antiga
joelcs joelcs está offline
Membro

Membro desde: Nov/2009
Smile 30/11/2009, 16:49 H

Robespierre,

Vc poderia dar uma palhinha em relação ao um método que não vc não achou em livro algum sobre investir na Bolsa de Valores?

Gabriel,

O que vc poderia falar sobre o Marketing de Rede ou Marketing Multinível?

Última edição por Gabriel Torres : 06/12/2009 às 17:08 H Motivo: Unindo para facilitar a visualização
Responder com Quote
(#4)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão 06/12/2009, 17:12 H

Olha, não sou fã de marketing multi-nível porque as empresas que atuam nesse mercado vendem o sistema como uma coisa que ela não é. Quando convidado a fazer parte do sistema quem te convida em geral fala que o objetivo é colocar o maior número de pessoas possíveis em sua rede, o que não é inteiramente verdade. O objetivo do marketing multinível é você e quem está abaixo de você consumir os produtos da empresa. Se ninguém consumir você não ganhará um centavo, mesmo tendo colocado 100 pessoas abaixo de você, por exemplo. Logo, o que eles estão recrutando na verdade são consumidores e/ou vendedores. Logo, para funcionar, você precisa acreditar no produto, consumi-los e colocar na sua rede pessoas que também tenham o mesmo perfil. Tive uma breve experiência com a Amway que não foi bem-sucedida por conta disso.

Abraços,
Gabriel Torres
Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...