Taí um bom exercício de auto-análise. Minha vez.
Onde Ganhei Dinheiro
Emprego(Salário): Não sigo a regra de guardar 10%. Guardo primeiro TUDO e gasto aos poucos.
Cartão de Crédito: Ganho indireto. Concentro todos os gastos, menos os de concessionárias públicas no cartão, cujo o vencimento é um dia antes do salário, sem nunca apelar para os juros. Com isso fico com tempo e a maior parte do salário do mês para investir.
Virar PJ: Ganho indireto. Maiores ganhos, menores impostos, maior responsabilidade. Passei a olhar meus chefes como clientes e meu relacionamento melhorou muito, sem falar que não tenho as limitações de um empregado. Já cheguei a trabalhar e ganhar em projetos paralelos.
Títulos de capitalização:Títulos com pagamento único. Me deixam livre de pensar que não estou apostando na loteria ou mega-sena. É apenas desencargo de conciência. Já fiz 8 e ganhei um: segundo lugar no antigo TC Bamerindus. Até trabalhei em um firma de capitalização e conheci o camarada que inventou o TC. Mas é pura sorte, não se pode contar com eles.
Ações: Disciplina disciplina, disciplina e estudar técnicas e mercado. Imagine que voce tem um chefe que vai ter cobrar resultados. Mesmo assim, o máximo que conseguir foi 50% em meia hora. A técnica do cartão de crédito me dá tempo para ganhar dinheiro aqui.
Blogs:
www.piada.net,
www.receitasfaceis.net,
www.technewsbr.com. Submarino e Google. É pouco porque não consegui o sucesso que queria. Mesmo assim, equivale a um pequeno aluguel.
Renda Fixa: Já tive melhores dias com isso, principalmente na época do Sarney, uns 10%/mês (quando eu ganhei o TC) e começo do Lula, 2%/mês (quando fiquei desempregado e vivi da renda), mas é um bom lugar para deixar a grana quando a bolsa pira.
Imóveis: Por enquanto mais acidental que outra coisa. Mas estou me preparando para que seja um fonte de renda constante.
Onde Poderia ter Ganho Mais Dinheiro (E Porque)
Bolsa: Mesmo tendo cuidado, ainda sou levado por emoções, o que volta e meia me faz perder grana.
Blogs: Perdi muito tempo escrevendo e fazendo bobagens. Só quando eu pensei como trabalho é que as coisas começaram a dar certo e ainda tem um grande potencial.
Sociedade: Virei sócio de uma empresa de tecnologia, que na época vendia um bom sistema. Fiquei deslumbrado e depois decepcionado. Acabei saindo dois anos depois. A empresa não se modernizou e sumiu do mercado.
Negócio próprio: Também estou me preparando para isso. Hoje em dia acredito já ter a maturidade suficiente. Tentei outras vezes, no susto, mas nunca encontrei a "garagem dourada". Nada é tão rápido assim, só em livros. Só funcionou quando estava na faculdade e filmava festas, casamentos, etc.. e mesmo para isso fiz curso.
Onde Perdi Dinheiro
Arte: Desenhei e fiz o encarte interno de um CD independente de uma banda que tinha contatos na Globo mas desperdiçou oportunidades. Nem o CD nem a banda fizeram sucesso e perdi muito tempo com isso, sem retorno algum.
Bolsa: (Ué, voce não disse que ganhou dinheiro?). Sim no computo geral, mas em momentos particulares e principalmente na última crise, fiquei confiante demais nas minhas habilidades. Nunca perdi tanto dinheiro de uma só vez. Assim o risco é enorme se voce não toma cuidado. Por ironia do destino, descobri um método que não achei em livro algum, que penso, posso criar um livro com isso.
Comportamento: Me fez perder grandes oportunidades. Esse negócio de achar que seu chefe é um maldito idiota que não mereceria estar aonde está me fez ser mandado embora algumas vezes, atrasando minha vida. Hoje em dia sempre deixo uma boa impressão.