Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Resenhas de Livros > Livros de Autores Estrangeiros (Em Português)
Atualizar essa Página Os Axiomas de Zurique - Max Gunther

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
(#11)
Antiga
baran baran está offline
Membro

Membro desde: Jan/2010
Padrão Já eu... - 26/01/2010, 17:00 H

Também foi um dos primeiros livros que li sobre esse tema, mas não achei lá essas coisas. Os axiomas, de maneira geral, me parecem mais úteis para quem especula.

E até hoje não descobri quem é esse tal de Max Gunther. A única referência que tenho dele é que ele é o autor do livro. Se busco no Google, é o que encontro, salvo um ou dois homônimos. Se leio um livro do George Soros, p.ex., sei quem escreveu e o que ele ganhou/perdeu ao longo da vida. Mas, Max Gunther... quem é esse cara? O que ele fez?
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
(#12)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão 26/01/2010, 17:32 H

baran,

Mas todos nós somos especuladores... Qualquer pessoa que compra algo esperando revender por um valor maior é um especulador... Infelizmente no Brasil essa palavra tem conotação negativa, pejorativa até, enquanto não deveria. Sem especuladores não existiria mercado. A especulação é o coração do capitalismo...

Ah, se você for nessa de "quem é o autor" poucos sobreviverão ao seu "crivo"...

Abraços,
Gabriel Torres
Responder com Quote
(#13)
Antiga
baran baran está offline
Membro

Padrão 26/01/2010, 18:08 H

Citação:
Postado Originalmente por Gabriel Torres Ver Mensagens
baran,

Mas todos nós somos especuladores... Qualquer pessoa que compra algo esperando revender por um valor maior é um especulador... Infelizmente no Brasil essa palavra tem conotação negativa, pejorativa até, enquanto não deveria. Sem especuladores não existiria mercado. A especulação é o coração do capitalismo...

Ah, se você for nessa de "quem é o autor" poucos sobreviverão ao seu "crivo"...

Abraços,
Gabriel Torres
Gabriel,

Não me referi ao "especulador" com sentido pejorativo (sei da importância dele pra liquidez do mercado), mas à pessoa que compra e vende ações com base nos movimentos de mercado, em oposição a "investidor", que seria alguém que compra e vende ações com base na empresa que está por trás daquela ação. Seria mais ou menos a mesma dicotomia que há entre grafistas e fundamentalistas. Digo "mais ou menos" pois enxergo a dicotomia especular x investir como de ordem filosófica (como eu enxergo o mercado de ações), enquanto que a dicotomia gráfico x fundamento seria mais relacionada às ferramentas usadas por essas "correntes".

Que todo mundo entra nessa pra ganhar dinheiro, não tenho dúvida.

Terminando: Sei quem é George Soros. Sei quem é Warren Buffett. Sei quem é Peter Lynch. Sei quem foi Benjamin Graham. Sei o que cada um fez ou deixou de fazer, sei como cada um ganhou e perdeu dinheiro. Mas quem é Max Gunther??? Sei lá! Ele diz ser filho de um banqueiro suíço, usa um pseudônimo... não que os ensinamentos do livro sejam imprestáveis - não me arrependo de tê-lo lido - mas falta algo que me faça acreditar que ele tem todo esse know-how pra dizer o que disse.

É isso aí!

Abraço,

Baran
Responder com Quote
(#14)
Antiga
Firewalker Firewalker está offline
Membro

Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
Padrão 26/01/2010, 18:39 H

Te pergunto: Quem era Kyosaki antes do livro Pai Rico Pai Pobre??? Um mero cidadão americano de classe média alta. Nada além disso.

Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
Responder com Quote
(#15)
Antiga
RAFAMP RAFAMP está offline
Membro

Cidade, Estado: Brasília - DF
Padrão 26/01/2010, 21:09 H

Citação:
Postado Originalmente por Firewalker Ver Mensagens
Te pergunto: Quem era Kyosaki antes do livro Pai Rico Pai Pobre??? Um mero cidadão americano de classe média alta. Nada além disso.
Completo a pergunta: Quem é o pai rico? Segundo Kyosaki:

Citação:
Wanted—dead or alive?

As to the whereabouts of Rich Dad—at one point, Kiyosaki tells Smart Money that he died in 1992. Poor man.

Later, he says Rich Dad is still alive, but a reclusive invalid. Uh huh.

Later, he tells Smart Money that Rich Dad was a composite of several persons.

Finally, he gets angry at Smart Money. “Is Harry Potter real? Why don’t you let Rich Dad be a myth, like Harry Potter?
Responder com Quote
(#16)
Antiga
baran baran está offline
Membro

Padrão Interessante... - 27/01/2010, 10:00 H

Não sabia dessas múltiplas personalidades do Pai Rico.

Não vejo nada de mais em criar personagens fictícios, desde que isso fique bem claro aos leitores. A J. K. Rowling nunca afirmou que o Harry Potter existiu...
Responder com Quote
(#17)
Antiga
Firewalker Firewalker está offline
Membro

Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
Padrão 27/01/2010, 12:55 H

Citação:
Postado Originalmente por baran Ver Mensagens
Não sabia dessas múltiplas personalidades do Pai Rico.

Não vejo nada de mais em criar personagens fictícios, desde que isso fique bem claro aos leitores. A J. K. Rowling nunca afirmou que o Harry Potter existiu...
Voltando para o lado financeiro, minha opinião é que o cara não precisa ser um bilionário para escrever um ótimo livro sobre finanças. E também não necessariamente os livros de um cara que seja bilionario serão bons livros (Trump, por exemplo).

Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
Responder com Quote
(#18)
Antiga
Administrador

Padrão 31/01/2010, 18:09 H

Pessoal,

Esta citação sobre o Kiyosaki que o RAFAMP postou foi tirada do site do John T. Reed. Esse cara odeia o Kiyosaki e vários outros "gurus". Sinceramente, acho esse John T. Reed o maior falastrão e vocês não devem levá-lo a sério. Porque? Porque ele malha o Robert Kiyosaki e fala que os conceitos emitidos em Pai Rico Pai Pobre estão errados. Como o John T. Reed tem vários livros publicados, pensei que "bem, se ele está falando mal do Kiyosaki então ele deve ser muito melhor do que o Kiyosaki não é mesmo?". Eu comprei quatro livros do Reed. São todos muito ruins. Eu postei a resenha de um deles aqui:

http://www.terremoto.com.br/showthread.php?t=93

Então o que eu acho? O pessoal lê este site do John T. Reed malhando o Kiyosaki mas não se pergunta porque ele está malhando o Kiyosaki. Na minha opinião não passa da mais pura inveja de o Kiyosaki ter surgido "do nada" e ter feito um sucesso danado, enquanto ele escreve há 30 anos e é um ilustre desconhecido. Nem tampouco que lê este site o Reed malhando o Kiyosaki sequer leu os livros do Reed.

Mas quero pedir para não continuarem essa história contra o Kiyosaki ou qualquer outro (bom) autor aqui, pois esse não é o objetivo deste fórum nem tampouco o objetivo deste tópico, que é a discussão do livro do Max Gunther.

Entendo a pergunta sobre "quem é Max Gunther" e também entendo porque colocaram o Kiyosaki no meio, pois antes de publicar seu primeiro livro ele era um desconhecido e, portanto, entendi esse paralelo.

O que eu pergunto aqui é: se o que ele escreveu faz sentido para você, então porque o questionamento? Você cita outros nomes. Mas se esquece de que os livros do Donald Trump não são escritos por ele, mas sim por sua secretária. Buffet até onde eu sei nunca escreveu um livro sequer (todos os livros sobre ele foram escritos por terceiros -- curiosamente estava pesquisando quem é Mary Buffet que escreveu trocentos livros sobre ele e ela é ex-nora dele, nem casada com o filho de Buffet ela era mais quando começou a escrever, isto não seria oportunismo?). Idem para George Soros. Caras deste calibre não têm tempo para escrever livros, pelo menos não enquanto estiverem "na ativa".

Então, só reforçando o que eu acho, é importante ver o que faz sentido para você. Acho que a jornada para a independência financeira é muito particular, e há infinitos caminhos, e cada um vai achar o seu próprio caminho.

Aí você decide escrever um livro sobre essa jornada quando você se tornar milionário e vai ter gente que nem você em fóruns na internet perguntando "mas quem é esse cara?" e ficando com a pulga atrás da orelha. E isso é bom ou ruim?

É mais ou menos se eu decidir escrever um livro sobre o assunto. Você poderia fazer o mesmo tipo de questionamento. Apesar de eu ser conhecido no que eu faço profissionalmente, sou um desconhecido quando se trata de escrever sobre finanças e não tenho nenhum "título" (aqui falo não somente sobre títulos acadêmicos, mas títulos do tipo "bam-bam-bam dos imóveis", etc). Isso significa que meu livro seria ruim?

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
(#19)
Antiga
Administrador

Padrão 01/07/2010, 15:37 H

Citação:
Postado Originalmente por Gabriel Torres Ver Mensagens
Só um detalhe. O autor está para lançar um novo livro agora no início de 2010, já está em pré-venda na Amazon.com e está na minha "wish list"...

http://www.amazon.com/dp/1906659494?...SIN=1906659494

Abraços,
Gabriel Torres
Só atualizando isso. Acabei de comprar este outro livro e não se trata de um livro "novo". É um livro que foi originalmente escrito em 1978 e que encontrava-se esgotado e uma nova editora resolveu relançá-lo. Sinceramente esta informação deveria constar na página do produto. Assim que terminar de ler posto uma resenha.

Abraços,
Gabriel Torres

Por favor, poste suas dúvidas no fórum. Não respondo dúvidas enviadas através de mensagens privadas.
Responder com Quote
(#20)
Antiga
Administrador

Padrão 04/07/2010, 14:21 H

Moçada, boas notícias. Além do "The Luck Factor" a mesma editora estará republicando vários outros livros do Max Gunther da década de 1970 que estão esgotados, vejam:

The Very, Very Rich and How They Got That Way (originalmente publicado em 1973)
Instant Millionaires (originalmente publicado em 1973)
How to Get Lucky

Para aqueles que estavam curiosos a respeito da biografia do Max Ghunter, o pai dele realmente era banqueiro, mas ele mesmo nunca foi banqueiro e sim jornalista. Ele é inglês e se mudou para os EUA porque seu pai, diretor de um banco suíço, foi transferido.

"Max Gunther was born in England and emigrated to the US when he was 11. He attended schools in New Jersey and received his B.A. from Princeton University in 1949. He served in the U.S. Army in 1950-51 and was a staff member of Business Week from 1951 to 1955. He then served as a contributing editor of Time for two years. His articles were published in several magazines and he wrote several books."

Aparentemente ele morava em Ridgefield, CT, pois em uma página dedicada a moradores famoso desta cidade temos uma biografia completa dele:

Max Gunther: Prolific Writer

“The English language has an enormous amount of power if it’s used right,” Max Gunther told The Press in 1976. “In English, you can roll up your sleeves and really say what you want with impact.” And for nearly 50 years, doing it right was Max Gunther’s work. He wrote 26 books – two of them best-sellers – and countless magazine articles. A native of England, he came to the United States as a boy, served in the Army, and graduated from Princeton in 1949. He wrote for Time, Business Week, Saturday Evening Post, Playboy, McCall’s, Reader’s Digest, Redbook, TV Guide, and many other magazines. His first book, Split Level Trap (1960), described suburban life and became a best-seller, as did The Weekenders (1964), a popular study of how Americans spent their weekends. Most of his two dozen other books were non-fiction, many dealing with mystical subjects. He lived on Peaceable Ridge and later Beechwood Lane from 1960 until 1987 when he moved to Heritage Village. He died in 1998 at the age of 72.

Aproveitei para corrigir a entrada na Wikipedia a respeito dele, pois todas as informações lá presentes estavam erradas, e ainda fiz um levantamento dos principais livros que ele escreveu (a lista está incompleta):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Gunther

Abraços,
Gabriel Torres

Por favor, poste suas dúvidas no fórum. Não respondo dúvidas enviadas através de mensagens privadas.
Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...