Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Investimentos > No Que Investir?
Atualizar essa Página Vender ou pegar emprestimo no banco
Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
  (#1) Antiga
Juliano Moreira Juliano Moreira está offline
Membro Pleno

Membro desde Nov/2010
Minneapolis, MN
Padrão Vender ou pegar emprestimo no banco - 14/04/2012, 16:33 H

Pessoal,

Eu comprei um apartamento em 2009 ainda na planta no valor de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais). A entrada foi R$20.000,00 (vinte mil) + 30 parcelas de R$1.210,00 (um mil duzentos e dez) + 5 Intercaladas de R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos) + Chave de R$51.000,00 (cinquenta e um mil). Total a ser pago será R$132.300,00 (cento e trinta e dois mil e trezentos). O apartamento está avaliado em R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil). O apartamento será entregue esse mês ou seja, terei que pagar R$51.000,00 pela chave mais a escritura. Eu não tenho os cinquenta mil pra pagar a vista então a minha opção seria de pegar um financiamento no banco ou vendê-lo. O valor do aluguel de um apartamento nesse condominio é de R$1000,00 (mil reais) caso eu quisesse alugar. Eu não sei como está o juros para imóveis no Brasil mas minha pergunta é:

- Vale a pena pegar um financiamento? qual seria o juros para esse tipo de financiamento?
- Seria melhor vender o imóvel e investir no mercado financeiro (renda fixa, ações, fundos etc) ?

Estou em dúvida sobre o que fazer. Vou pesquisar os juros nos bancos mas eu gostaria da opinião de vocês pois muitos de vocês são bem mais experiente do que eu nesse tipo de negócio.

Abraço,

Juliano Dasilva
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
  (#2) Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 15/04/2012, 21:59 H

Juliano,

Vai ser difícil você pegar um financiamento de R$ 50.000, pois seria um empréstimo sem colateral, seria um empréstimo para pagar uma dívida. As taxas de juros são a de mercado para "crédito direto ao consumidor" (CDC). Sinceramente, eu venderia e ficaria com o lucro e repetiria a operação. Mas é só a minha opinião, outros aqui podem ter outras ideias e outras linhas de pensamento.

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
  (#3) Antiga
Jpires83 Jpires83 está offline
Membro Pleno

Membro desde Dez/2011
Vitória, ES
Padrão 17/04/2012, 12:08 H

Citação:
Postado Originalmente por Gabriel Torres Ver Mensagens
Juliano,

Vai ser difícil você pegar um financiamento de R$ 50.000, pois seria um empréstimo sem colateral, seria um empréstimo para pagar uma dívida. As taxas de juros são a de mercado para "crédito direto ao consumidor" (CDC). Sinceramente, eu venderia e ficaria com o lucro e repetiria a operação. Mas é só a minha opinião, outros aqui podem ter outras ideias e outras linhas de pensamento.

Abraços,
Gabriel.
Só que há um problema Gabriel, eu andei olhando o site http://www.bolhaimobiliaria.com/ e lá eles vem discutindo a um tempo a bolha no Brasil. Dificilmente ele conseguiria a mesma valorização aqui no Brasil, comprar imóveis pra investir vai ser um grande mico a curto prazo. Aqui mesmo na cidade onde moro existem cerca de 1000 imóveis com anúncios de venda nos jornais, anúncios constantes. Isso numa cidade de pouco mais de 300 mil habitantes. Imagine os que não colocam anúncios no jornal toda semana e aqueles menores que não são nem colocados.
Os imóveis subiram muito de preço com o programa "minha casa, minha vida" + a promessa da copa e as pessoas não tem mais dinheiro pra comprar. Eu mesmo comprei um "apertamento" no final de 2009 e faltando pouco mais de 1 mês pra ele ficar pronto, eu percebi que não vale a pena morar nele pelo fato de que meu custo com deslocamento vai mais que dobrar. Fora o fato do desconforto com o trânsito.
Eu estou pensando em alugá-lo pra pagar o meu próprio aluguel, mas a média de valor do aluguel está perto dos 0,6% só que com a explosão de entregas de imóveis na região provavelmente vou conseguir alugar o meu ap por volta dos 0,4% do valor dele.
Eu acredito que não vale a pena comprar imóveis pra investimento nesse momento, os valores estão começando a estagnar, isso se não começarem a cair depois da copa.
Responder com Quote
  (#4) Antiga
Marcelo Machado Marcelo Machado está offline
Membro Pleno

Membro desde Fev/2010
Padrão 17/04/2012, 18:08 H

Eu acho que cada caso é um caso.
Depende muito da cidade e do local do imóvel, não dá pra generalizar falando que agora não é o momento pra investir em imóveis.

Sobre o que fazer em relação ao imóvel do Juliano, eu acho que deveria ser feito um estudo detalhado.

- Ver os juros do empréstimo e ponderar se realmente o valor do aluguel está preciso (e se tá fácil alugar no local).
- Se vender e pegar o dinheiro pra investir, teria que ver o histórico pessoal da pessoal na bolsa (por exemplo) pra ter alguma base pra estimar valores também

Na minha opinião, de uma pessoa não tão experiente nesse assunto, não consigo dar uma resposta mais direta à essa questão.
Responder com Quote
  (#5) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Dez/2011
Vitória, ES
Padrão 18/04/2012, 09:40 H

Marcelo, uma coisa é comprar um imóvel pra morar e outra coisa bem diferente é comprar pra investir. É bom tomar cuidado pra não pagar um valor inflado por um imóvel.

Eu desisti de uma compra recentemente por isso. A oportunidade parecia boa mas com o risco de uma crise externa, eu só poderia reaver o meu investimento com um certo lucro com muita espera/paciência.
Responder com Quote
  (#6) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Nov/2010
Minneapolis, MN
Padrão 18/04/2012, 20:17 H

Citação:
Postado Originalmente por Jpires83 Ver Mensagens
Marcelo, uma coisa é comprar um imóvel pra morar e outra coisa bem diferente é comprar pra investir. É bom tomar cuidado pra não pagar um valor inflado por um imóvel.

Eu desisti de uma compra recentemente por isso. A oportunidade parecia boa mas com o risco de uma crise externa, eu só poderia reaver o meu investimento com um certo lucro com muita espera/paciência.
Eu concordo com Marcelo. Cada região é um caso diferente. Minha cidade, Petrolina - Pe, imóveis está no pique e quem compra mesmo pra investimento está ganhando dinheiro. Eu pensei que tinha feito um negocio ruim mas quando fui ver a valorização desse apartamento fiquei de boca aberta. A minha região está crescendo muito e tem uma previsão de crescimento economico ainda maior. Porém, eu não acho que vai durar muito (somente mais 5 anos) não mas quem está investindo está feliz.

Eu estou pesquisando os juros nos bancos e compartilharei com vocês assim que tiver mais detalhes. Eu fiz uma simulação online na caixa e achei estranho esses juros ai. Isso ai está correto mesmo? (arquivo abaixo)

Abraço,

Juliano Moreira

Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg Safari 2.jpg (8,9 KB, 1 visitas)
Tipo de Arquivo: jpg Safari.jpg (9,9 KB, 2 visitas)

Última edição por Juliano Moreira : 18/04/2012 às 20:21 H
Responder com Quote
  (#7) Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 18/04/2012, 20:24 H

Oi Juliano,

Você teria de ver se você pode pegar empréstimo para pagar outro empréstimo. Lembre-se que os R$ 50.000 seriam para pagar um empréstimo e não para a compra do imóvel, e eu não acho que isso seja possível usando a modalidade simulada. Como disse, acho que você só conseguiria pegar R$ 50.000 emprestados para pagar uma dívida através de CDC (Crédito direto ao consumidor).

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
  (#8) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Dez/2011
Vitória, ES
Padrão 19/04/2012, 08:45 H

Exato Juliano, vc só pode pega empréstimo imobiliário pra comprar um imóvel. Lembrando que ainda existe uma taxa pra uma pessoa da caixa ir fazer a avaliação do imóvel. Então, na verdade, vc está fazendo um financiamento de 100 mil, em que vc deu 49 mil de entrada e só precisa de 51 mil financiado. Dependendo do tamanho da cidade, vc pode pegar juros baixos assim mesmo pra uns imóveis de até 150 mil.

Se for o seu primeiro imóvel, vc ainda recebe desconto do governo como forma de subsídio no financiamento e quando for registrar tem uns 50% de desconto nas taxas do cartório. Lembando ainda que o subsídio só existe no caso de imóveis novos.

Citação:
Postado Originalmente por Jpires83 Ver Mensagens
Exato Juliano, vc só pode pega empréstimo imobiliário pra comprar um imóvel. Lembrando que ainda existe uma taxa pra uma pessoa da caixa ir fazer a avaliação do imóvel. Então, na verdade, vc está fazendo um financiamento de 100 mil, em que vc deu 49 mil de entrada e só precisa de 51 mil financiado. Dependendo do tamanho da cidade, vc pode pegar juros baixos assim mesmo pra uns imóveis de até 150 mil.

Se for o seu primeiro imóvel, vc ainda recebe desconto do governo como forma de subsídio no financiamento e quando for registrar tem uns 50% de desconto nas taxas do cartório. Lembando ainda que o subsídio só existe no caso de imóveis novos.
Acho que o valor inicial do imóvel era 120 mil. Verifique o esquema do "Minha casa, minha vida".
Responder com Quote
  (#9) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Nov/2010
Minneapolis, MN
Padrão 04/05/2012, 00:59 H

Pessoal, eu acabei negociando com o dono da construtora. Ele dividiu R$50.000,00 em 16 prestações com juros de 7% total. Tentei recorrer aos bancos mas é muito dificil pois não tenho como provar renda morando fora do Brasil. Essa foi a melhor opção pra mim. Agradeço pelas sugestões.

Abraço,

Juliano
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
Resposta

Compartilhe Este Tópico

Bookmarks

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...