Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Resenhas de Livros > Livros de Autores Nacionais
Atualizar essa Página Investimentos Inteligentes - Gustavo Cerbasi

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
(#1)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão Investimentos Inteligentes - Gustavo Cerbasi - 24/01/2010, 18:13 H

Título: Investimentos Inteligentes
Autor: Gustavo Cerbasi
Número de Páginas: 272
Link para Comprar: http://www.submarino.com.br/books_pr...T=SE&franq=357

Resenha:

Investimentos Inteligentes é uma continuação dos livros anteriores do autor, especialmente de Dinheiro – Os Segredos de quem Têm. Assim é importante que você leia outros livros antes para colocar as suas finanças em ordem e aprender sobre como melhorar seus hábitos de consumo e reduzir despesas, para então ter dinheiro para investir.

Livros de investimentos de outros autores nacionais tendem a ser uma “enciclopédia de investimentos”, apresentando as opções de investimento existentes no mercado brasileiro (por exemplo, Seu Futuro Financeiro, de Loius Frankenberg), tendo, porém, pouca utilidade prática para aqueles que querem aprender mais sobre o processo de tomada de decisões. Este livro do Gustavo Cerbasi é excelente justamente por fugir dessa formula manjada, apresentando inúmeras informações sobre o processo de tomada de decisões e dicas do que fazer e do que não fazer.

Há vários pontos altos neste livro. Por exemplo, a explicação dos ciclos de investimento do Brasil e do porque imóveis terem sido o principal veículo de investimento no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e como hoje este tipo de investimento pode não ser tão rentável, mesmo a maioria das pessoas no Brasil ainda acharem, equivocadamente, que imóveis são os melhores investimentos possíveis.

Outro ponto alto é “o que não fazer”, com dicas muito boas do que você deve evitar fazer.

E a seção que eu mais gostei foi uma série de dúvidas mais comuns que o autor recebe através de seu site, muito esclarecedor, pois foram abordados dúvidas reais e não perguntas inventadas pelo autor. Aliás, deixo aqui a minha sugestão ao Cerbasi para uma idéia de um futuro livro: um livro apenas de perguntas mais comuns e suas respostas (realmente eu gostei muito desta parte).

Uma dica muito simples mas que eu pessoalmente nunca havia pensado com tanta clareza foi a de “rebalanceamento”. Esta técnica consiste em intervalos regulares de tempo, analisar sua carteira de investimentos para ver se ela continua dentro da distribuição proposta (ex: você decidiu investir 80% em renda fixa e 20% em bolsa). Se ela não estiver, você deve fazer uma redistribuição (por exemplo, se depois de seis meses sua carteira tem 70% em renda fixa e 30% em bolsa, você deve mover os 10% excedentes em bolsa para a renda fixa; se ao contrário você tem 90% em renda fixa e 10% em bolsa, você deve mover 10% da renda fixa para a bolsa). Isso garantirá que você estará vendendo na alta e comprando na baixa, na média. Muito boa dica.

O miolo do livro explora as opções mais comuns de investimentos, com explicações e várias dicas do que fazer e do que não fazer.

A única crítica que eu teria ao livro é que o autor não abordou alguns assuntos, mas ao final do livro o próprio autor esclarece que realmente há assuntos que ele decidiu não abordar, então achei muito bacana o próprio autor esclarecer isto.

A única dica que eu achei que ficou faltando foi em relação à concentração de investimentos em uma única instituição financeira, que é uma dica que pode ajudar a aumentar os redimentos de suas aplicações. O que acontece é que o imposto de renda que é descontado de fundos (o “come-cotas”) pode ser abatido caso outros fundos que você possua tenham dado rendimentos negativos. Por exemplo, supondo que você invista em um fundo multimercado e em um fundo de renda fixa. Se o fundo multimercado durante o período de apuração do imposto de renda tenha dado prejuízo (rentabilidade negativa), este prejuízo é abatido do imposto devido sobre a lucratividade do fundo de renda fixa (por exemplo). Mas isso só é válido caso os fundos estejam na mesma instituição financeira. Se eles estiverem em instituições separadas, você pagará mais imposto de renda.

Ah, sim. Há um assunto que eu não concordo muito que é o da “diversificação”. Na minha opinião quando a pessoa não tem grana ela tem que concentrar, e não diversificar. Além disso, é da minha opinião que diversificação de verdade só ocorre quando você investe em mercados completamente diferentes. Por exemplo, investir em cinco ações em vez de uma ação não é diversificar, pois você está investindo em uma mesma classe de ativos (ações). Se ocorrer uma queda da bolsa, todas as ações tendem a cair. Se você estiver investindo entre renda fixa e ações, é da minha opinião que você também não está diversificando, pois você continua investindo somente em ativos financeiros. A diversificação de verdade ocorre, em minha opinião, quando você investe, por exemplo, no mercado financeiro, negócios, imóveis e metais preciosos, pois neste caso você está investindo em classes diferentes. Mas é claro que para o pequeno investidor, como eu disse, o negócio é concentrar em vez de diversificar, até porque ele(a) não tem grana suficiente para este tipo de diversificação mais “avançada”.

Outra sugestão que deixo ao autor é escrever uma continuação deste livro, um guia mais avançado para aqueles que já conseguiram juntar uma massa considerável de dinheiro e agora precisam multiplicá-lo, talvez cobrindo melhor os assuntos que foram deixados de fora ou investimentos que só fazem sentido para quem tem muita grana.

Conclusão Final: Recomendado

Link para Comprar: http://www.submarino.com.br/books_pr...T=SE&franq=357
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
(#2)
Antiga
fperuzzo fperuzzo está offline
Membro

Membro desde: Jan/2010
Padrão Rebalanceamento - 24/01/2010, 20:45 H

Oi Gabriel,

Em relação ao rebalanceamento dos investimentos, uso uma técnica um pouco diferente e que funciona em períodos mais curtos.

Vamos supor que temos R$ 1000 mensais para investir e que decidimos que nossa proporção é de 40% para renda variável e 60% para renda fixa.

Se em determinado mês uma delas estiver mais alta do que devia, simplesmente adquirimos a outra aplicação, repetindo o mesmo no mês seguinte. Desta forma, vamos equalizando os investimentos de acordo com os percentuais que definimos e ainda evitamos a venda de um ativo para compra de outro, economizando também nas taxas bancárias e impostos para aplicações de menor prazo.

Outra vantagem desta técnica é que ela reforça o hábito de aplicar e minimiza o de baixar as aplicações, mesmo que no caso isso fosse feito apenas para reaplicar a seguir.

Abraço.
Responder com Quote
(#3)
Antiga
baran baran está offline
Membro

Padrão Tributação - 25/01/2010, 09:59 H

Citação:
Postado Originalmente por Gabriel Torres Ver Mensagens

A única dica que eu achei que ficou faltando foi em relação à concentração de investimentos em uma única instituição financeira, que é uma dica que pode ajudar a aumentar os redimentos de suas aplicações. O que acontece é que o imposto de renda que é descontado de fundos (o “come-cotas”) pode ser abatido caso outros fundos que você possua tenham dado rendimentos negativos. Por exemplo, supondo que você invista em um fundo de ações e em um fundo de renda fixa. Se o fundo de ações durante o período de apuração do imposto de renda tenha dado prejuízo (rentabilidade negativa), este prejuízo é abatido do imposto devido sobre a lucratividade do fundo de renda fixa (por exemplo). Mas isso só é válido caso os fundos estejam na mesma instituição financeira. Se eles estiverem em instituições separadas, você pagará mais imposto de renda.
Gabriel,

Também gostei muito desse livro. Não esperava muito dele e me surpreendi.

Mas nesse exemplo que você deu... acho que você se equivocou. A tributação de fundos de ações é diferente da dos fundos de renda fixa. Enquanto nestes existe o "come-quotas" semestral, naqueles o IR só incide no resgate. Assim, não haveria que se falar em compensação num determinado período pois, se ao longo de um ano (p.ex.) você não resgatar nada de um fundo de renda fixa nem de um fundo de ações, ainda assim terá pago IR duas vezes na renda fixa (maio e novembro), mas não terá IR a pagar no fundo de ações.

Se interessar, a lei que trata disso é a 11.033/2004.

Saudações,

Baran
Responder com Quote
(#4)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão 26/01/2010, 19:15 H

Queria dizer "fundo multimercado" e acabei escrevendo "de ações"... Obrigado por apontar este erro... Corrigido!

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
(#5)
Antiga
Evandro Evandro está offline
Moderador Global

Cidade, Estado: Ribeirão Preto - SP
Padrão 12/04/2010, 22:22 H

O livro não se parece com os anteriores que li (Dinheiro, os segredos de quem tem ; Casair Inteligentes enriquecem Juntos), dá até pra dizer que não é a mesma pessoa escrevendo, mas este é um ponto be interessante já que o público é diferente e, quem chegou a este livro já passou algumas etapas e não é novato no assunto.

Estou no começo mas gostei, a parte que ele mostra o que é e o que não é investimento é realmente muito boa.

Última edição por Gabriel Torres : 13/04/2010 às 15:15 H Motivo: errinho de digitação
Responder com Quote
(#6)
Antiga
silvanojesus silvanojesus está offline
Membro

Cidade, Estado: Brasília / DF
Enviar mensagem via MSN para silvanojesus Enviar mensagem via Skype para silvanojesus
Padrão 14/05/2010, 11:37 H

Pessoal, será que vale a pensa comprar o audioBook?

Ta saindo mais barato que o livro convencional.

Silvano Jesus
Designer

--------------

Visitem, site novo:
www.silvanojesus.com.br
O Monge é o Pai Rico!

--------------
- Os Axiomas de Zurique
- Pai Rico Pai Pobre
- Nerd Rico, Nerd Pobre
- O Monge e o Executivo
Responder com Quote
(#7)
Antiga
Marcelo Machado Marcelo Machado está offline
Membro

Membro desde: Fev/2010
Padrão 14/05/2010, 14:13 H

Acho que só quem pode dizer se vale a pena é você mesmo.

No meu caso, eu prefiro ter o próprio livro pra ler na minha velocidade e do meu jeito. Não que eu não goste de audiobooks, mas prefiro livros mesmo.
Se não for o seu caso, compre o audiobook mesmo.
Responder com Quote
(#8)
Antiga
Firewalker Firewalker está offline
Membro

Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
Padrão 16/05/2010, 11:20 H

Citação:
Postado Originalmente por Marcelo Machado Ver Mensagens
Acho que só quem pode dizer se vale a pena é você mesmo.

No meu caso, eu prefiro ter o próprio livro pra ler na minha velocidade e do meu jeito. Não que eu não goste de audiobooks, mas prefiro livros mesmo.
Se não for o seu caso, compre o audiobook mesmo.
Compartilho da mesma opinião.

Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
Responder com Quote
(#9)
Antiga
silvanojesus silvanojesus está offline
Membro

Cidade, Estado: Brasília / DF
Enviar mensagem via MSN para silvanojesus Enviar mensagem via Skype para silvanojesus
Padrão 16/05/2010, 17:38 H

Po eu nunca usei um AudioBook, axo que esse será o primeiro pra ver se é bom...

Silvano Jesus
Designer

--------------

Visitem, site novo:
www.silvanojesus.com.br
O Monge é o Pai Rico!

--------------
- Os Axiomas de Zurique
- Pai Rico Pai Pobre
- Nerd Rico, Nerd Pobre
- O Monge e o Executivo
Responder com Quote
(#10)
Antiga
Evandro Evandro está offline
Moderador Global

Cidade, Estado: Ribeirão Preto - SP
Padrão 16/05/2010, 18:07 H

Seinão, mas eu acho que aprendo melhor quando leio ou vejo algo, ainda posso parar quando quiser e vai ter uma hora que a voz do Cid Moreira vai cansar.
Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...