Oi Pessoal,
Nunca comprei prata no Brasil, pois a relação entre valor e espaço físico simplesmente não compensa para mim. Em outro tópico aqui no fórum uma pessoa falou das relações históricas entre ouro e prata, de 100g de ouro equivaler em valores a 1500g de prata, então dá para notar que a prata ocuparia 15 vezes mais espaço que o mesmo valor em ouro. Isto tem que ser levado em conta por quem pretende guardar o metal em casa ou num cofre de banco onde o espaço normalmente é limitado.
Por outro lado, no mesmo tópico, é dito que atualmente a relação ouro/prata está em 1:70, ou seja, ou o ouro está muito caro, ou a prata está muito barata em relação aos valores históricos. Então neste momento, não estou comprando ouro, comprei a última vez quando estava R$ 38 o grama, hoje está mais de R$ 65.
Voltando a questão de onde comprar, as moedas de ouro que compro sempre foram adquiridas em numismáticas. O preço delas é de uns 10% acima da cotação "de jornal", principalmente devido ao tamanho e custo de circulação. As numismáticas costumam comprar pelo valor listado e vender com estes 10% como taxa de serviço, então se formos comprar pensando em vender no futuro, temos que levar em conta que já de cara saímos com 10% de desvantagem.
Vejo o ouro como uma espécie de hedge, no sentido de que ouro é ouro e sempre será ouro. É o padrão de referência. Os Estados Unidos sairam do padrão ouro e isto permitiu que eles criassem mais riquezas do que o metal que possuiam em seus cofres poderiam validar, por outro lado, junto a isso veio a inflação de não ter algo que defina o valor real do dinheiro.
Em épocas de crise, e não se enganem, não saímos ainda da crise de 2008, o ouro aumenta drasticamente de valor, pois todas as economias o buscam para se proteger. Então neste momento específico, não acredito que a prata esteja muito barata nem vejo a busca por mais prata como um bom investimento. A relação ouro/prata está desbalanceada porque o ouro está caro. O equilíbrio virá com o ouro voltando a valores mais "normais".
Lucrar com ouro só é possível em uma situação: adquirir muito quando o mundo está andando as mil maravilhas e seu valor está baixo porque "outros investimentos rendem mais". E no final, adquirimos ouro barato para compensar o que não ganhamos nestes "outros investimentos" :-)
No momento, estou concentrado em tais "outros investimentos". O giro e lucratividade compensam mesmo quando o ouro está barato, o que dirá agora, que está caro. Vejam do que falo em
http://www.investimentoemimovel.com.br
Só para concluir, duas coisas importantes:
1. não caia no papo do cara da numismática de que comprar moedas de ouro com valor de raridade valha a pena, a não ser que você mesmo seja um colecionador e conheça bem o mercado. Compre as bullion-coins de grande tiragem que possuem apenas o valor do metal, como os Soberanos ingleses, as Phillarmonikkers, os Kruggerrands da Africa do Sul, os Coalas chineses, as Golden Eagles, etc.
2. mesmo no preço que está, não vendo minhas moedas de ouro atuais. Não as tenho para especular com o valor do metal, tenho como reserva financeira anti-catástrofes. Só vou usa-las se o mundo estiver em colapso total. Pelo contrário, mesmo nestes valores, eventualmente compro uma moedinha pequena para manter certa regularidade no crescimento do patrimônio. Digamos que tenha estabelecido que 5% do que possuo seja ouro, por exemplo.