Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Investimentos > Investimentos Financeiros
Atualizar essa Página Fundos de Investimento

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
(#1)
Antiga
wmoecke wmoecke está offline
Membro

Membro desde: Fev/2010
Cidade, Estado: Inglaterra
Enviar mensagem via MSN para wmoecke Enviar mensagem via Yahoo para wmoecke Enviar mensagem via Skype para wmoecke
Padrão Fundos de Investimento - 07/02/2010, 17:31 H

Gabriel,

Você cita os fundos de investimento da CSHG como uma das suas fontes de lucro, o que me interessou.

Eu sou totalmente atrapalhado com indicadores/índices/relatórios de rentabilidade e o "escambau a quatro" que aparecem ao lado de cada produto dessa página aqui - portanto sei bem que necessito urgentemente de uma educação quanto a esses assuntos, caso contrário vou viver perdido e acabar vendo a banda passar (ou nem vendo, pois não sei nem identificar a banda). E claro, não vou te pedir para escrever um tópico ensinando tudo isso (coisa que certamente tem em algum livro dos tantos que você já recomendou por aqui). Mas seria viável uma indicação de livros mais direcionada a quem está vivendo essa experiência de escolher um dentre os vários fundos de investimento disponíveis, como primeiro investimento?

Também fiquei curioso em saber se esses fundos são vantagem mesmo se estando no exterior, como é o meu caso e o seu - você mesmo estando aí nos EUA, ainda investe pesado nesses fundos? E o resultado é satisfatório? A corretora facilita o processo de compra e venda de quotas nesses casos?

Um forte abraço!

Última edição por wmoecke : 07/02/2010 às 21:24 H
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
(#2)
Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde: Out/2009
Cidade, Estado: EUA
Padrão 09/02/2010, 15:50 H

Caro wmoecke,

Vou começar de "trás para frente" para te esclarecer.

Fundos de investimento podem ser "privados" ou "públicos" (esta não é a nomenclatura oficial, mas é que eu não me lembro da nomenclatura "verdadeira"). No Brasil o mais comum é o primeiro tipo. Neste tipo de fundo você pede o resgate e tem o dinheiro disponível dentro da data prometida. Por exemplo, quando você tem dinheiro investido em um fundo de renda fixa através do seu banco, cuja liquidação é D+0 (ou seja, liquidez imediata) basta pedir o resgate e o dinheiro estará na sua c/c imediatamente. Nos fundos "públicos" as cotas são negociadas na bolsa. Com isso a compra e a venda de cotas é feita usando exatamente o mesmo mecanismo de compra e venda de ações. Até onde me lembro no Brasil só alguns poucos fundos imobiliários atuam nessa modalidade. Todos os fundos da CSHG são do primeiro tipo, iguais aos fundos que você tem disponíveis em um banco. O que pode ter te "embananado" foi o fato dessa empresa ser uma corretora e não um banco de varejo. Mas isso não tem nada a ver, corretoras podem ter fundos de investimento sem problemas com funcionamento similar aos fundos oferecidos pelos bancos. Normalmente fundos de corretoras têm rentabilidade superior aos fundos de bancos por terem custos mais "enxutos" (pense quanto custa manter um banco de varejo vs. quanto custa manter uma corretora).

Quanto ao fato de eu morar nos EUA, vale mais à pena investir no Brasil. Aqui um CDB rende 1% ao ano. Qualquer fundo no Brasil vai render pelo menos 10% ao ano... Não tem nem comparação. Para o acúmulo de capital usando fundos de investimento o Brasil é o melhor país.

Quanto a índices e indicadores e o "escambau". Eu posso te explicar rapidamente como fazer para comparar fundos de investimento:
  • Taxa de administração: quanto a gestora do fundo retirará por ano do fundo a título de administração. Ao comparar fundos de mesma composição, escolha o com menor taxa de administração, pois renderá mais (pois haverá mais dinheiro nele).
  • Benchmark: A gestora escolhe um índice para ser comparado ao fundo. Por exemplo, CDI, Ibovespa, dólar, ouro, etc. Isso vai depender do tipo do fundo. Se for um fundo de ações, o "benchmark" do fundo será o Ibovespa. Em outras palavras, responde à pergunta "o quanto o fundo está rendendo em relação ao Ibovespa".
  • Taxa de desempenho ("performance"): Alguns fundos cobram uma taxa de administração adicional caso ele exceda as expectativas. Por exemplo, taxa de desempenho de 15% se o fundo exceder 20% do Ibovespa. Essa taxa de desempenho é o quanto a gestora vai retirar do fundo como lucro para si própria.
  • Liquidação: Quando você terá o dinheiro disponível após pedir um resgate. Normalmente fundos de renda fixa têm liquidez imediata (D+0) e fundos de ações têm um atraso de quatro dias (D+4). Alguns fundos mais rebuscados possuem um atraso maior como 14 dias, 30 dias, 60 dias ou mesmo 90 dias.
  • Taxa de saída antecipada: Alguns fundos com liquidez superior a D+4 podem cobrar uma taxa caso você queira o dinheiro imediatamente em vez de esperar o prazo de liquidação.
  • Aplicação inicial: O mínimo que pode ser investido inicialmente.
  • Movimentação mínima: O mínimo que pode ser sacado ou depositado.
  • Saldo mínimo: O mínimo que você pode manter no fundo.
  • Aberto ou fechado: se está aceitando novas aplicações ou não.
Acho que isso vai te ajudar. De qualquer forma, você deve SEMPRE ler na íntegra os prospectos dos fundos, para ver no que eles investem e ver os valores mencionados acima. Alguns fundos possem ser reservados a investidores qualificados (investidores com pelo menos R$ 250.000 investidos em fundos). De qualquer forma, em empresas especializadas há a figura do consultor que poderá te ajudar melhor a escolher qual fundo você deve investir dependendo dos seus objetivos.

Outro lugar bem legal para investir em fundos é o Investshop (www.investshop.com.br). Para alguns fundos eles fazer algo muito legal. Por exemplo, vamos supor que há um bom fundo em uma corretora cuja aplicação mínima se você for direto na corretora é de R$ 50.000. No Investshop esse mesmo fundo pode estar listado como tendo aplicação mínima de R$ 2.000. O que ocorre é que o Investshop pega o dinheiro de vários investidores e aplica conjuntamente (cada investidor individualmente vai aplicar menos de R$ 50.000 mas o total geral será maior do que esses R$ 50.000). Aliás foi assim que comecei em 2001. Em queria investir no fundo Verde da Hedging-Griffo (há anos o melhor fundo de investimentos do Brasil) mas na época eu não tinha "bala na agulha" para ser cliente direto da Hedging-Griffo, mas o Investshop permitia entrar neste fundo com apenas R$ 2.000. Hoje tenho cerca de 40% de meus investimentos neste fundo (obs: este fundo está fechado no momento).

Abraços,
Gabriel Torres
Responder com Quote
(#3)
Antiga
wmoecke wmoecke está offline
Membro

Membro desde: Fev/2010
Cidade, Estado: Inglaterra
Enviar mensagem via MSN para wmoecke Enviar mensagem via Yahoo para wmoecke Enviar mensagem via Skype para wmoecke
Padrão 09/02/2010, 21:45 H

Gabriel,

Obrigado, de verdade, pela excelente aula sobre fundos de investimento - li toda a sua resposta, porém quero reler acompanhando as tabelas dos fundos da HG, e da Investshop.

Confesso q da minha primeira leitura, o último parágrafo me deixou bastante "ouriçado" - esse Fundo Verde definitivamente estará na minha lista - deixa só ele abrir novamente (espero que em um prazo não a perder de vista). Enquanto isso, vou comparar com outras opções abertas no mercado, para ver se alguma delas se aproxima um pouco mais deste fundo.

Excelente explicação - voltarei a estudá-la com maior atenção nos próximos dias. Te agradeço muito pela generosidade em dividir estas informações!

Um forte abraço e te cuida por aí!
Responder com Quote
(#4)
Antiga
Jorge Iten Jorge Iten está offline
Membro

Membro desde: Abr/2010
Padrão 21/07/2010, 22:02 H

Olá amigos,
Alguém sabe de algum tipo de lista com vários e fundos e suas respectivas taxas, rentabilidade, estava procurando algo parecido na internet e não achei.

Estou procurando um bom fundo de investimentos para iniciar meus investimentos,
Obrigado!
Responder com Quote
(#5)
Antiga
RAFAMP RAFAMP está offline
Membro

Membro desde: Jan/2010
Cidade, Estado: Brasília - DF
Padrão 22/07/2010, 12:25 H

Citação:
Postado Originalmente por Jorge Iten Ver Mensagens
Olá amigos,
Alguém sabe de algum tipo de lista com vários e fundos e suas respectivas taxas, rentabilidade, estava procurando algo parecido na internet e não achei.

Estou procurando um bom fundo de investimentos para iniciar meus investimentos,
Obrigado!
http://consultafundos.portaldoinvestidor.gov.br/swb/

Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...