|
|
|
|
 |
Membro
|
|
Membro desde: Nov/2009
Cidade, Estado: Fortaleza, CE
|
|
|

17/02/2010, 21:31 H
Opa, não quis causar polêmica, mas sua conclusão: "Não estude, não faça vestibular nem faculdade. Isso não vai te garantir 'ganhar mta grana'. O que garante mesmo é trabalhar. Começe já!".Está próxima do que eu quis dizer. Sou um pouco radical em assuntos de investimentos e tento ver oportunidades em todo lugar. Não disse: 'Seja burro feito uma porta e trabalhe feito um burro'. Disse o que constatei observando pessoas e eu mesmo. Sou total a favor da educação como forma de evolução pessoal e humana. A educação é algo de muito valor. Mas o que eu quis dizer foi que: faculdade, vestibular, curso técnico, título não garante nada. Quis dizer que estudo por prazer. Fiz faculdade, pós-graduação e afins (certificação, curso oficial, etc). Mas percebi que a unica coisa que estava acontecendo era que eu estava cada vez me especializando em ser empregado dos outros, mesmo ganhando um pouco melhor ainda não estava alavancando meu tempo (e dinheiro).
Pra mim trabalho (como empregado) é algo que deve ser temporário. Não me imagino passar 35 anos dependendo de trabalhar para os outros mesmo ganhando um bom dinheiro ou mesmo sendo um emprego divertido. Gosto de trabalhar mas tenho uma meta em aproximadamente 14 anos (no pior cenário 6 no melhor) devo não mais depender de alguém decidindo 8 horas do meu dia. Não estou dizendo que meu emprego é ruim. Ele é bom. Cada um tem seu jeito e eu penso que emprego é algo temporário.
Muitos amigos falam que somente trabalham porque não são de familia ricas ou ainda não guardaram dinheiro para abrir seu próprio negócio ou que para investir precisam de muito dinheiro etc etc etc. Aqui perto da minha casa existe um senhor que era pipoqueiro, um senhor muito simples que sem estudo formal (ele possui muito 'estudo' sobre imóveis) conseguiu acumular um bom patrimônio, maior que um professor universitário que mora na casa ao lado da dele. Hoje esse senhor vive da renda de seus imóveis alugados. Esse é um exemplo bem simples conheço outros. Conheço também pessoas que estudaram bastante no ensino formal e ganharam uma boa grana. O sucesso depende mais de você do que de seu título. (Veja o exemplo do Lula, Bill Gates, Silvio Santos. Só pra citar os 'famosos'). A sua mente é o maior ativo que você pode ter!
Firewalker, não existe isso de certo ou errado. Cada um vê de um ângulo! Você também está certo. O Importante é o resultado final!
Quanto a dica de livros: Pai rico, pai pobre. Investimentos inteligentes. O Homem mais rico da babilônia e Os segredos da mente milionária.
Citação:
Postado Originalmente por Firewalker
Concordo quando voce diz que nunca se é novo para ganhar dinheiro, mas discordo TOTALMENTE da parte que voce fala que Vestibular, faculdade ou curso não garante renda. Discordo mais ainda quando se utiliza como exemplo a ser seguido pessoas que ganham mta grana que não tem o ensino fundamental.
Eu entendo isso como "Não estude, não faça vestibular nem faculdade. Isso não vai te garantir 'ganhar mta grana'. O que garante mesmo é trabalhar. Começe já!". Desse jeito o único trabalho que ele vai conseguir é empregos de ensino fundamental que pagam pouco. E assim, na minha opinião, fica ainda mais difícil conseguir gerar ativos que gerem renda para você para nao precisar trabalhar no futuro.
Posso estar totalmente errado no que falei acima, mas hoje é assim que penso e é baseado nisso que planejo minha vida.
|
|
Links Patrocinados |
|
|
 |
Membro
|
|
Membro desde: Jan/2010
|
|
|
Muito bom! -
18/02/2010, 14:08 H
Pessoal,
Como iniciante do fórum e deste tópico, vou também dividir minha pequena experiência, desde que pensei em sair do "buraco" e conheci este fórum (acho que foi um sinal divino, pois estava no gmail quando eu vi o link do fórum e estava pensando nisso. Isso mesmo. Acredito que foi Deus mesmo  ). Como estou nos estágios 1 e 2, não tenho muito a contar, mas já estou "enxergando" onde tenho que melhorar. Já identifiquei pontos onde vou cortar gastos, já aprendi a verificar se preciso mesmo de algo que penso em comprar e o melhor, já economizei com isto; já estou começando a entendert o mercado financeiro e não é esse bicho de sete cabeças que eu pensava; já estou vislumbrando daqui a uns 3 a 5 anos, já ter poupapo alguns reais; já estou vendendo meu passivão (carro).
Como um colega citou aqui, eu sou baiano e a pouco tempo estou morando no RS, a fim de melhorar de vida em todos os sentidos (qualidade de vida, crescimento pessoal, profissional e financeiro). O que quero dizer é que tive que deixar minha casa, viver longe da minha família. Mas é o sacrifício de crescer.
Agradeço a todos vocês pelas dicas e vamos continuar postando ai.
|
 |
Membro
|
|
Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
|
|
|

18/02/2010, 17:35 H
Citação:
Postado Originalmente por assisjrs@gmail.com
Opa, não quis causar polêmica, mas sua conclusão: "Não estude, não faça vestibular nem faculdade. Isso não vai te garantir 'ganhar mta grana'. O que garante mesmo é trabalhar. Começe já!".Está próxima do que eu quis dizer. Sou um pouco radical em assuntos de investimentos e tento ver oportunidades em todo lugar. Não disse: 'Seja burro feito uma porta e trabalhe feito um burro'. Disse o que constatei observando pessoas e eu mesmo. Sou total a favor da educação como forma de evolução pessoal e humana. A educação é algo de muito valor. Mas o que eu quis dizer foi que: faculdade, vestibular, curso técnico, título não garante nada. Quis dizer que estudo por prazer. Fiz faculdade, pós-graduação e afins (certificação, curso oficial, etc). Mas percebi que a unica coisa que estava acontecendo era que eu estava cada vez me especializando em ser empregado dos outros, mesmo ganhando um pouco melhor ainda não estava alavancando meu tempo (e dinheiro).
Pra mim trabalho (como empregado) é algo que deve ser temporário. Não me imagino passar 35 anos dependendo de trabalhar para os outros mesmo ganhando um bom dinheiro ou mesmo sendo um emprego divertido. Gosto de trabalhar mas tenho uma meta em aproximadamente 14 anos (no pior cenário 6 no melhor) devo não mais depender de alguém decidindo 8 horas do meu dia. Não estou dizendo que meu emprego é ruim. Ele é bom. Cada um tem seu jeito e eu penso que emprego é algo temporário.
Muitos amigos falam que somente trabalham porque não são de familia ricas ou ainda não guardaram dinheiro para abrir seu próprio negócio ou que para investir precisam de muito dinheiro etc etc etc. Aqui perto da minha casa existe um senhor que era pipoqueiro, um senhor muito simples que sem estudo formal (ele possui muito 'estudo' sobre imóveis) conseguiu acumular um bom patrimônio, maior que um professor universitário que mora na casa ao lado da dele. Hoje esse senhor vive da renda de seus imóveis alugados. Esse é um exemplo bem simples conheço outros. Conheço também pessoas que estudaram bastante no ensino formal e ganharam uma boa grana. O sucesso depende mais de você do que de seu título. (Veja o exemplo do Lula, Bill Gates, Silvio Santos. Só pra citar os 'famosos'). A sua mente é o maior ativo que você pode ter!
Firewalker, não existe isso de certo ou errado. Cada um vê de um ângulo! Você também está certo. O Importante é o resultado final!
Quanto a dica de livros: Pai rico, pai pobre. Investimentos inteligentes. O Homem mais rico da babilônia e Os segredos da mente milionária.
|
Concordo TOTALMENTE quando você diz que a sua mente é o maior ativo que você pode ter! Penso que podem te levar tudo, EXCETO seu conhecimento. E o melhor, ele é seu MAIOR ativo!!! Concordo também que emprego deve ser visto como algo temporário e que o certo ou errado é relativo, pois vai da cabeça de cada um.
Agora, sobre os outros pontos que vc colocou, aqui vão algumas perguntas:
Você já tinha educação financeira e já almejava independencia financeira (Da maneira como é tratada aqui) durante seus estudos ou quando você estudava voce almejava um bom emprego? (Penso que a resposta a essa pergunta é a chave da discussão)
O que é mais fácil, citar exemplos de pessoas que "se deram bem" sem ter estudos ou que estudaram? Na lista dos 100 mais ricos do mundo, quantos não tem faculdade? E na lista dos 100 mais ricos brasileiros, quantos não tem faculdade? Se, em ambas as listas, 10 não tiverem faculdade, acho muito ainda.
Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
|
 |
Membro
|
|
|
|
|

19/02/2010, 14:12 H
Você já tinha educação financeira e já almejava independencia financeira (Da maneira como é tratada aqui) durante seus estudos ou quando você estudava voce almejava um bom emprego? (Penso que a resposta a essa pergunta é a chave da discussão).
R. Não, Quando eu estudava pensava em ter um bom emprego que fosse estável, e ganhar um bom salário. Pensava que investir era coisa de ricos e que os ricos eram pessoas que tinham pais ricos ou tinham sorte. Não entendia que existia oportunidade para todos.
O que é mais fácil, citar exemplos de pessoas que "se deram bem" sem ter estudos ou que estudaram?
R. Creio que existam exemplos em ambos porque o decisivo é a pessoa e não a educação formal.
Na lista dos 100 mais ricos do mundo, quantos não tem faculdade?
R. Não sei te dizer mais vou checar se tem algo sobre isso no site da forbes.
E na lista dos 100 mais ricos brasileiros, quantos não tem faculdade?
R. Idem acima.
Bem quero deixar claro que não sou contra estudo. Digo apenas que educação de formal (de colégio e faculdade) não é garantia de sucesso financeiro ou de independência financeira.
|
 |
Membro
|
|
Membro desde: Fev/2010
|
|
|

25/02/2010, 15:42 H
Bom agradeço a ajuda, ja estou com alguns desses livros indicados, iniciando meu estudo! Sem falar nesse forum, que é uma maravilha.
Abraço a todos!
|
 |
Membro
|
|
Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
|
|
|

26/02/2010, 09:32 H
Citação:
Postado Originalmente por assisjrs@gmail.com
Você já tinha educação financeira e já almejava independencia financeira (Da maneira como é tratada aqui) durante seus estudos ou quando você estudava voce almejava um bom emprego? (Penso que a resposta a essa pergunta é a chave da discussão).
R. Não, Quando eu estudava pensava em ter um bom emprego que fosse estável, e ganhar um bom salário. Pensava que investir era coisa de ricos e que os ricos eram pessoas que tinham pais ricos ou tinham sorte. Não entendia que existia oportunidade para todos.
O que é mais fácil, citar exemplos de pessoas que "se deram bem" sem ter estudos ou que estudaram?
R. Creio que existam exemplos em ambos porque o decisivo é a pessoa e não a educação formal.
Na lista dos 100 mais ricos do mundo, quantos não tem faculdade?
R. Não sei te dizer mais vou checar se tem algo sobre isso no site da forbes.
E na lista dos 100 mais ricos brasileiros, quantos não tem faculdade?
R. Idem acima.
Bem quero deixar claro que não sou contra estudo. Digo apenas que educação de formal (de colégio e faculdade) não é garantia de sucesso financeiro ou de independência financeira.
|
Então, eu também acredito que educação formal não é garantia de sucesso financeiro ou independência financeira. Vai muito mais da pessoa do que simplesmente do fato de ter estudado. É muito comum ver médicos, advogados e outros tantos profissionais, que teriam tudo para se tornar independentes financeiramente, estarem devendo até o pescoço.
O que eu penso é que se você focar seus estudos, já pensando em ser financeiramente independente, é uma vantagem gigantesca contra quem não fez, por exemplo, faculdade ou contra quem fez faculdade pensando apenas em ter um bom emprego.
No meu caso (Tenho 24 anos), minha primeira faculdade foi a mesma coisa que vc, pois eu fiz pensando em ter um bom emprego. Me formei, mas hoje não trabalho na área. Agora, já tendo algum conhecimento, disciplina financeira e, principalmente, não tendo a crença de que investir ou abrir empresa é pra gente rica, vou fazer outra faculdade focando independencia financeira e não focando em conseguir um bom emprego. É claro que quando me formar denovo, pretendo conseguir um emprego, mas este será temporário, pois o encararei como aprendizado profissional e não como questão de sobrevivência.
Me formei em Processamento de Dados e agora pretendo fazer Economia, por ter ficado facinado por esta área quando começei a estudar sobre o assunto.
Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
|
 |
Membro
|
|
|
|
|

26/02/2010, 13:38 H
Bom, vc entendeu meu ponto de vista
Sou formado em Analise e desenvolvimento de software e fiz pos-graduação em software para web. Tirei certificação da área e tudo mais... Mas isso era quando eu queria ter um bom emprego e afins. Quando eu comecei a aprender sobre educação financeira comecei a trabalhar pra aprender e não pelo dinheiro. Fiz cursos de contabilidade, bolsa, rh, etc. Não deixei de gostar de informática mas sinto que estou saindo da corrida dos ratos.
Citação:
Postado Originalmente por Firewalker
Então, eu também acredito que educação formal não é garantia de sucesso financeiro ou independência financeira. Vai muito mais da pessoa do que simplesmente do fato de ter estudado. É muito comum ver médicos, advogados e outros tantos profissionais, que teriam tudo para se tornar independentes financeiramente, estarem devendo até o pescoço.
O que eu penso é que se você focar seus estudos, já pensando em ser financeiramente independente, é uma vantagem gigantesca contra quem não fez, por exemplo, faculdade ou contra quem fez faculdade pensando apenas em ter um bom emprego.
No meu caso (Tenho 24 anos), minha primeira faculdade foi a mesma coisa que vc, pois eu fiz pensando em ter um bom emprego. Me formei, mas hoje não trabalho na área. Agora, já tendo algum conhecimento, disciplina financeira e, principalmente, não tendo a crença de que investir ou abrir empresa é pra gente rica, vou fazer outra faculdade focando independencia financeira e não focando em conseguir um bom emprego. É claro que quando me formar denovo, pretendo conseguir um emprego, mas este será temporário, pois o encararei como aprendizado profissional e não como questão de sobrevivência.
Me formei em Processamento de Dados e agora pretendo fazer Economia, por ter ficado facinado por esta área quando começei a estudar sobre o assunto.
|
|
| Opções do Tópico |
|
|
| Modos de Exibição |
Modo Linear
|