Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Investimentos > Investimentos - Outros Mercados
Atualizar essa Página Dicas para quem deseja iniciar a poupar e investir.

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
(#11)
Antiga
Firewalker Firewalker está offline
Membro

Membro desde: Dez/2009
Cidade, Estado: Cubatão/SP
Padrão 08/02/2010, 16:42 H

Citação:
Postado Originalmente por wmoecke Ver Mensagens
(...)
Eu saí do Brasil faz 4 meses, desempregado, sem um centavo no bolso e com dívidas se acumulando - juros bancários, impostos e taxas do governo e prefeitura (tenho empresa aberta LTDA - quem é da área de TI sabe o perrengue que é ter que fazer isso para se poder trabalhar, e depois ficar na mão de contadores que cobram uma fortuna e "se atrapalham" com a lei, calculam impostos errado, etc.). Daí passei mais um mês sobrevivendo à base do meu limite do cartão de crédito, até arrumar um trabalho. Resultado: acumulei mais uma dívida monumental com a administradora do cartão no Brasil.

Agora, depois de ter lido o livro "Pai Rico, Pai Pobre", quero tirar o máximo proveito possível do fato de estar empregado em um país de primeiro mundo, e conhecer a economia daqui acho ser a etapa #3 ou #4 para mim (a #1 é quitar todas as minhas dívidas, óbvio).

(...)
Em qual pais vc está e como fez para morar no respectivo pais?

Poupança: Uma maneira segura de perder dinheiro.
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
(#12)
Antiga
wmoecke wmoecke está offline
Membro

Membro desde: Fev/2010
Cidade, Estado: Inglaterra
Enviar mensagem via MSN para wmoecke Enviar mensagem via Yahoo para wmoecke Enviar mensagem via Skype para wmoecke
Padrão 09/02/2010, 22:19 H

Citação:
Postado Originalmente por Firewalker Ver Mensagens
Em qual pais vc está e como fez para morar no respectivo pais?
Oi "Luke Firewalker" (é o primo rico do Skywalker)

Eu estou atualmente na Inglaterra. O que fiz, em primeiro lugar, foi tomar a importante decisão de sair da minha casa, da minha cidade, e meu país, e batalhar a vida em outro país (já q a minha vida no Brasil estava muito mais para "madrasta" do que para "mãe", se é q me entende).
Em seguida, planejei os passos a serem tomados, com o objetivo de eliminar (ou pelo menos, minimizar) qualquer risco de ser deportado e/ou cair na desgraça de me ver perdido e sem um p* em um país estranho, cercado de gente estranha e longe da "Mamã"...

A escolha do país foi mais influenciada por fatores burocráticos/legais do que as minhas preferências pessoais: Eu tenho cidadania dupla (européia, graças a meu pai, e brasileira, de nascimento), então decidi vir para cá, evitando assim os riscos de ser deportado ou permanecer na condição de imigrante ilegal (coisa que certamente aconteceria caso eu fosse só na vontade, que no meu caso seria os EUA ou o Canadá - mas não que eu tenha aberto mão desse sonho definitivamente, só estou sendo prático)

O que eu fiz foi determinar uma meta simples (arrumar trabalho), em um prazo que considerei razoável (30 dias). Daí, comecei a trabalhar em cima dessa meta, do Brasil mesmo: mandei centenas de CVs para sites de emprego daqui, ao mesmo tempo em que preparava o terreno para ter para onde ir quando eu desembarcasse (precisava de um lugar para dormir, etc, daí a alternativa foi alugar um quarto em um hostel - com banheiro coletivo...). Dinheiro? Só no "vapor": depois de quitar meu saldo negativo no Itaú, não sobrou quase nada. O que me serviu nesses 30 dias que passei em Londres, foi única e exclusivamente o limite do meu cartão de crédito. E pior: a maioria dos lugares onde eu ia fazer compras do dia-a-dia (supermercado, etc) não aceitava o cartão, então eu tinha q sacar a grana do meu limite no caixa eletrônico - a coisa mais abominável que alguém pode fazer com um cartão de crédito. Questão de sobrevivência, fazer o q??

Todos os dias eu ia na LAN house, e munido de pen-drive com o arquivo .DOC do meu precioso CV, mandava o dito cujo pra todo site de emprego que passasse na minha frente. Ia também nos Job Centres (que são escritórios regionais do órgao responsável pelo departamento de Pensões e Trabalho daqui, espalhados pela cidade), procurar emprego nos terminais que tem lá. Um dia, entrevista vai, entrevista vem, apareceu a chance de trabalho. Exatamente no vigésimo-nono dia da minha permanência em Londres.

Daí, como a proposta era em outra cidade, arrumei as malas, quitei a dívida com o hostel e lá fui eu de mala e cuia no trem para a nova cidade.
Fiquei umas quatro semanas hospedado na casa de uma senhora idosa (chamado "bed & breakfast", onde vc paga para ter um quarto e café-da-manhã), até conseguir o apto. onde moro atualmente.

Estou aqui há quatro meses, e com muita fé que meu futuro será bem melhor a partir de agora. Vou trabalhar muito para que em breve meu dinheiro passe a trabalhar por mim. Coisa que no Brasil é muito difícil conseguir, devido a tantos impostos, juros, taxas, e o escambau.
Eu não odeio o meu país, mas certamente me magoa o fato dele ser tão pessimamente administrado.

Bom, é isso aí. Espero ter respondido a sua pergunta. Se quiser, pode perguntar mais, que responderei com prazer.

Um forte abraço!
Responder com Quote
(#13)
Antiga
Membro

Padrão 09/02/2010, 23:00 H

Muito interessante. Estou na batalha para conseguir minha cidadania européia (Espanha). Esse ano vou passar um mês no Canadá para desenvolver meu Inglês. Por falar em Inglês, você tinha inglês fluente quando decidiu se mudar? Se não, está tendo dificuldade com a língua ai?

Responder com Quote
(#14)
Antiga
wmoecke wmoecke está offline
Membro

Cidade, Estado: Inglaterra
Enviar mensagem via MSN para wmoecke Enviar mensagem via Yahoo para wmoecke Enviar mensagem via Skype para wmoecke
Padrão 10/02/2010, 18:34 H

Caro Firewalker,

Não, eu já tinha inglês fluente muito antes de vir para cá - e tbm tive algumas oportunidades de viajar profissionalmente para o exterior (México, Alemanha e China), onde usei intensivamente o inglês.

Meu inglês melhora cada vez mais a cada dia - é complicado às vezes entender a pronúncia dos britânicos, mas é mera questão de acostumar o ouvido.

Eu acho q vc deve aproveitar bem essa sua oportunidade de viajar ao Canadá - se for com o passaporte europeu, vc sequer vai precisar de visto; são 3 meses de estadia garantido na entrada. Não fosse a burocracia imensa para se conseguir um visto de trabalho, eu já teria me mudado para lá. Mas tem gente q consegue, então vou dando um tempo por aqui enquanto estudo as minhas possibilidades.

Um abraço!
Responder com Quote
(#15)
Antiga
dielcaires dielcaires está offline
Membro

Padrão 12/02/2010, 10:57 H

Olá pessoal. A alguns meses descobri esse forum e passei a acompanhar. Comecei me interressar por esses assuntos e é realmente espetacular a quantidade de informações e histórias compartilhadas por todos aqui.
Me identifico muito com o Gabriel, pois também gosto muito da área da tecnologia em geral.
Bom, tenho 18 anos, estou aguardando listas nos vestibulares, pretendo cursar engenharia de computação. Como ainda vai levar um bom tempo para ganhar meu dinheirinho, queria aproveitar esse tempo vago agora, com leituras, que poderiam me ajudar a organizar melhor meus futuros primeiros passos como profissional.

Fico aguardando a tal lista com os livros. O que estou mais tendo dificuldade por enquanto, são alguns termos que vcs usam, que podem ser simples pra vocês, mas para mim, que nem tenho cartão de credito e essas coisas, fica dificil. Além do que todos dizem que devemos estudar. Mas sinceramente, estou meio perdido sem saber por ende começar esse estudo.

Ficarei realmente agradecido, com qualquer ajuda!
Responder com Quote
(#16)
Antiga
Assis Jr. Assis Jr. está offline
Membro

Membro desde: Nov/2009
Cidade, Estado: Fortaleza, CE
Padrão 15/02/2010, 12:39 H

Citação:
Postado Originalmente por dielcaires Ver Mensagens
Olá pessoal. A alguns meses descobri esse forum e passei a acompanhar. Comecei me interressar por esses assuntos e é realmente espetacular a quantidade de informações e histórias compartilhadas por todos aqui.
Me identifico muito com o Gabriel, pois também gosto muito da área da tecnologia em geral.
Bom, tenho 18 anos, estou aguardando listas nos vestibulares, pretendo cursar engenharia de computação. Como ainda vai levar um bom tempo para ganhar meu dinheirinho, queria aproveitar esse tempo vago agora, com leituras, que poderiam me ajudar a organizar melhor meus futuros primeiros passos como profissional.

Fico aguardando a tal lista com os livros. O que estou mais tendo dificuldade por enquanto, são alguns termos que vcs usam, que podem ser simples pra vocês, mas para mim, que nem tenho cartão de credito e essas coisas, fica dificil. Além do que todos dizem que devemos estudar. Mas sinceramente, estou meio perdido sem saber por ende começar esse estudo.

Ficarei realmente agradecido, com qualquer ajuda!
Lista de livros do forum:
http://www.terremoto.com.br/forumdisplay.php?f=4

Agora, um conselho. 18anos não é novo para ganhar dinheiro. Comece agora! Vestibular, faculdade, ou curso, não garante renda, investimento ou inteligência financeira. Conheço pessoas que não tem nem o ensino fundamental ganhando muita grana. Pense nisso.
Responder com Quote
(#17)
Antiga
Membro

Padrão 15/02/2010, 20:13 H

Citação:
Postado Originalmente por assisjrs@gmail.com Ver Mensagens

Agora, um conselho. 18anos não é novo para ganhar dinheiro. Comece agora! Vestibular, faculdade, ou curso, não garante renda, investimento ou inteligência financeira. Conheço pessoas que não tem nem o ensino fundamental ganhando muita grana. Pense nisso.
Agradeço o conselho Assisjrs. Realmente, meu pai por exemplo, com 18 anos ja trabalhava. Esse é um questionamento que eu mesmo me faço, da minha geração. Os que tem uma condição melhor e seguem os estudos, acabam se acomodando de uma forma tão grande, com o auxilio dos pais, que demoram muito para ter sua independencia, não só financeira, mas em todos aspectos.

E mesmo com tanta acomodação, vejo muitos amigos, conhecidos que falham, e acabam por viver a vida inteira nessa dependência. Não é o que eu quero.

Não tenho capital para abrir um negócio, por exemplo, e não me interesso por trabalhos de baixa remuneração, então meu projeto é de aproveitar a minha oportunidade no estudo, para depois com um bom emprego, pensar em outros projetos. Mas acho que qualquer conhecimento adiquirido previamente ja seria muito válido.

A inteligencia financeira, sei que precisarei adiquirir paralelamente a esses estudos como muitos aqui a fazem. Só gostaria de uma ajuda, de como iniciar esses estudos. A lista que você me passou, não era exatamente o que eu estava procurando, ja que contém vários livros, de diferentes "níveis de dificuldade". Gostaria de dicas, ou de uma possível lista de livros, artigos, sites etc. recomendados para iniciantes, ou melhor, para quem vai começar do zero. Ja andei sozinho mesmo pesquisando nas resenhas feitas pelo Gabriel, e acho que irei começar pelo livro Pai Rico, Pai Pobre, que um amigo que cursa economia ja havia me recomendado.

Grato pela atenção!
Responder com Quote
(#18)
Antiga
Membro

Padrão 17/02/2010, 01:30 H

Citação:
Postado Originalmente por assisjrs@gmail.com Ver Mensagens

Concordo quando voce diz que nunca se é novo para ganhar dinheiro, mas discordo TOTALMENTE da parte que voce fala que Vestibular, faculdade ou curso não garante renda. Discordo mais ainda quando se utiliza como exemplo a ser seguido pessoas que ganham mta grana que não tem o ensino fundamental.

Eu entendo isso como "Não estude, não faça vestibular nem faculdade. Isso não vai te garantir 'ganhar mta grana'. O que garante mesmo é trabalhar. Começe já!". Desse jeito o único trabalho que ele vai conseguir é empregos de ensino fundamental que pagam pouco. E assim, na minha opinião, fica ainda mais difícil conseguir gerar ativos que gerem renda para você para nao precisar trabalhar no futuro.

Posso estar totalmente errado no que falei acima, mas hoje é assim que penso e é baseado nisso que planejo minha vida.

Responder com Quote
(#19)
Antiga
Membro

Padrão 17/02/2010, 13:53 H

Citação:
Postado Originalmente por Firewalker Ver Mensagens
Concordo quando voce diz que nunca se é novo para ganhar dinheiro, mas discordo TOTALMENTE da parte que voce fala que Vestibular, faculdade ou curso não garante renda. Discordo mais ainda quando se utiliza como exemplo a ser seguido pessoas que ganham mta grana que não tem o ensino fundamental.

Eu entendo isso como "Não estude, não faça vestibular nem faculdade. Isso não vai te garantir 'ganhar mta grana'. O que garante mesmo é trabalhar. Começe já!". Desse jeito o único trabalho que ele vai conseguir é empregos de ensino fundamental que pagam pouco. E assim, na minha opinião, fica ainda mais difícil conseguir gerar ativos que gerem renda para você para nao precisar trabalhar no futuro.

Posso estar totalmente errado no que falei acima, mas hoje é assim que penso e é baseado nisso que planejo minha vida.
Exatamente Firewalker, principalmente quando o seu estudo/trabalho está relacionado com o que você gosta de fazer. Aí você une o util ao agradével!
Responder com Quote
(#20)
Antiga
silvanojesus silvanojesus está offline
Membro

Membro desde: Jan/2010
Cidade, Estado: Brasília / DF
Enviar mensagem via MSN para silvanojesus Enviar mensagem via Skype para silvanojesus
Padrão 17/02/2010, 15:15 H

Citação:
Postado Originalmente por dielcaires Ver Mensagens
Exatamente Firewalker, principalmente quando o seu estudo/trabalho está relacionado com o que você gosta de fazer. Aí você une o util ao agradével!
Dielcaires o livro Pai Rico, Pai Pobre é o melhor pra começar...

Ele irá abrir sua mente para algo que como você citou muitos dos que tem a oportunidade que você tem já vivem... A "corrida dos ratos".

Leia esse depois procure livros de assuntos que lhe chame a atenção. Seja bolsa, imóveis, fundos e etc... na lista do Site vai ter alguns outros para lhe iniciar na area que lhe chamar a atenção. É importante conhecer os diversos tipos de investimentos possíveis e também seus custos, operacionais e físicos e assim você criará seu perfil de investidor e se dará bem, pois conhecerá seu limites.

Outra informação importante que você aprenderá nesse livro do Pai Rico é que existe uma grande diferença entre "trabalho e profissão", onde você pode exercer sua profissão e ter uma renda do seu trabalho nela e também ter como investidor outras fontes de renda ou seja tendo outras pessoas ou investimentos trabalhando por você.

Indico também que você escute o podcast do Jovem Nerd - Nerd Rico, Nerd Pobre que fala sobre o livro e um pouco do mercado de ações... meus estudos sobre esses assuntos vieram depois que escutei, e o primeiro livro que li foi justamente o do Pai Rico.

Silvano Jesus
Designer

--------------

Visitem, site novo:
www.silvanojesus.com.br
O Monge é o Pai Rico!

--------------
- Os Axiomas de Zurique
- Pai Rico Pai Pobre
- Nerd Rico, Nerd Pobre
- O Monge e o Executivo
Responder com Quote