Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Resenhas > Livros de Autores Nacionais
Atualizar essa Página Eu Quero $er Rico! - Maurício Hissa (Bastter)
Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
  (#1) Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão Eu Quero $er Rico! - Maurício Hissa (Bastter) - 27/12/2010, 18:00 H

Título: Eu Quero $er Rico
Autor: Maurício Hissa (Bastter)
Número de Páginas: 168
Link para Comprar: http://www.elsevier.com.br/site/prod...%20SER%20RICO!

Resenha:
É sempre bom ver autores nacionais escrevendo sobre independência financeira, pois temos um livro 100% adaptado à nossa realidade. O ponto alto de Maurício Hissa neste livro é ser no estilo "sem papas na língua": direto e agressivo. Mas essa mesma agressividade que eu particularmente gosto, pode soar muito "forte" para alguns leitores.

O principal problema deste livro é que, na ânsia de enfatizar o seu ponto de vista, o autor extrapolou e cometeu algumas gafes; conceitos que se forem lidos por pessoas sem qualquer conhecimento prévio do assunto ou colocados fora de contexto (como ocorre algumas vezes neste livro) podem ser vistos como "verdades absolutas" quando não são.

O principal exemplo está nas páginas 18 a 23, quando ele diz que não existe investimento que dê acima de 3% ao mês. Na realidade, o autor estava se referindo exclusivamente a golpes (esquema Ponzi) aplicados frequentemente no Brasil onde o golpista diz oferecer um rendimento fixo de 3% ou 4% ao mês sem riscos. É óbvio que existem investimentos que rendem nesta faixa (ações, metais preciosos, etc). Ou seja, faltou destacar (por exemplo, colocando um título "Cuidado com Golpes e Maracutaias") que ele estava falando exclusivamente sobre golpes. Ou seja, fora de contexto pode parecer que qualquer investimento que dê 3% ao mês é golpe, o que está longe de ser o caso.

Na página 27 há um erro conceitual na forma que os cassinos funcionam. Os cassinos ganham dinheiro tanto quando você ganha quanto você perde. É isso que as pessoas não entendem. Por exemplo, quando você joga na roleta e acerta um número "na cabeça", o cassino te paga 35 vezes o valor apostado. Só que ele deveria te pagar na realidade 38 vezes o valor apostado, já que na roleta existem 38 números (1 a 36 e dois zeros). É nessa diferença entre o valor devido e o valor efetivamente pago que o cassino ganha dinheiro mesmo quando algum ganhador ganha dinheiro. O autor ainda diz que as margens do cassino são abaixo de 1%, o que também não é verdade, a margem na roleta (exemplo dado pelo próprio autor) é de 5,26% (ver aqui: http://wizardofodds.com/roulette). Na realidade há poucas apostas dentro do cassino onde a margem da casa é abaixo de 1% (as únicas que eu conheço: jogo de Craps apostando no "pass line" colocando "full odds" e Blackjack/21 usando a estratégia básica; parece que no Bacará a margem é também baixa, mas não conheço este jogo para tecer opiniões).

Alguns outros comentários rápidos:

Página 95: Dá a entender que imóveis geram juros compostos, o que não é realidade.

Página 98: Fala em dólar paralelo/cambista (atividades ilegais).

Página 118/119: Diz que moeda estrangeira é proteção contra crise internacional, o que obviamente está totalmente errado (por exemplo, com a crise americana o dólar despencou).

Página 120: Recomenda a poupança por não pagar impostos. Primeiro, a poupança é o pior investimento que existe. Segundo, investimentos em poupança acima de R$ 50.000 pagam imposto de renda, em uma mensagem clara que nem o governo quer que você invista em poupança. Terceiro, aplicar em um investimento ruim só porque não paga imposto é um conselho ridículo.

Há ainda um exemplo de atividade possivelmente ilegal para ganhar dinheiro ("enchedor de iPod").

Há ainda algumas declarações completamente contraditórias como "não crie dívidas" e, ao mesmo tempo, "financie a casa própria".

No Capítulo 10 há ainda um conselho furado do tipo "não venda nunca" seus investimentos. Sei... Você vê seus investimentos despencando e deixa despencar porque um dia "volta"? Sei... Isso aí é dica furada do tipo "hold and pray" (compre e reze). O correto é obviamente monitorar seus investimentos e se livrar deles em caso de problemas.

O livro poderia ser, ainda, melhor organizado e há partes repetitivas demais (três parágrafos seguidos dizendo a mesma coisa). O autor ainda acredita que o mercado financeiro é uma grande conspiração, o que pode não soar bem entre certos leitores.

É um livro interessante, mas por conta dos inúmeros conceitos errados eu não tenho como recomendá-lo. Há vários outros livros que explicam a mesma coisa de maneira mais didática, mais simples, sem erros e sem a agressividade do autor, o que para o público em geral pode ser mais bem recebido.

Conclusão Final: Não Recomendado

Link para Comprar: http://www.elsevier.com.br/site/prod...%20SER%20RICO!
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
  (#2) Antiga
brenofig brenofig está offline
Membro Pleno

Membro desde Abr/2010
Padrão 16/01/2011, 17:50 H

Gabriel, apenas um comentário:

Esse ponto referente a IR na Poupança, mesmo acima de R$ 50k, senão me engano não foi aprovado e o tema saiu de pauta.

No mais, me parece um livro cheio de "achismos" do autor..

Abraços
Responder com Quote
  (#3) Antiga
silvanojesus silvanojesus está offline
Membro Pleno

Membro desde Jan/2010
Brasília / DF
Enviar mensagem via MSN para silvanojesus Enviar mensagem via Skype para silvanojesus
Padrão 24/01/2011, 10:22 H

Citação:
Postado Originalmente por brenofig Ver Mensagens
Gabriel, apenas um comentário:

Esse ponto referente a IR na Poupança, mesmo acima de R$ 50k, senão me engano não foi aprovado e o tema saiu de pauta.

No mais, me parece um livro cheio de "achismos" do autor..

Abraços
Pois é eu sempre me perguntei como ficou esse tema do IR na poupança. Mas sempre esquecia de pesquisar pra saber o que deu... varios economistas continuam falando que é taxado... ainda tenho essa dúvida.

Silvano Jesus
Projetista de Interface

--------------

www.veracruzdesign.com.br
O Monge é o Pai Rico!

--------------
- Investimentos Inteligentes
- Independência Financeira
- Bem Vindo à Bolsa de Valores
- Os Axiomas de Zurique
- Pai Rico Pai Pobre
- Nerd Rico, Nerd Pobre
- O Monge e o Executivo
Responder com Quote
  (#4) Antiga
Assis Jr. Assis Jr. está offline
Membro Pleno

Membro desde Nov/2009
Fortaleza, CE
Padrão 24/01/2011, 21:06 H

Pelo q eu saiba não foi aprovado, mas é bom checar algumas fontes. Não tenho mais grandes somas de dinheiro na poupança.
Responder com Quote
  (#5) Antiga
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 25/01/2011, 03:22 H

Pois é, pode ter sido que eu tenha cometido uma gafe no final das contas. Procurei via Google e todas as referências são de 2009 e estão como "poderá taxar", "vai taxar", etc, ou seja, era uma proposta do governo. Não consegui descobrir como ficou essa situação. Quem puder ajudar agradeço.

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
  (#6) Antiga
Evandro Evandro está offline
Membro Pleno

Membro desde Jan/2010
Ribeirão Preto - SP
Padrão 28/02/2011, 20:35 H

Eu gostei do modo como o autor escreve, penso que a repetência dele em certos assuntos seja pra incutir o conceito na cabeça do leitor e fazer com que assim ele "saia da manada" (ou da récua, pelo conceito que ele dá do povão )

Ler só um livro sobre o assunto é errado, isso eu lembro do Cerbasi falar bastante nos livros dele e o Hissa também disse, eu tomo isso como verdade pra vida toda, ouvir só uma opinião tem suas vantagens e desvantagens.. o que importa é ter embasamento pra formar a própria opinião, e não pra ficar de achismo aqui e lá, até porque quem é informado, pode achar algo mais próximo do correto do que um cabeça oca que só acha.

Até onde eu li (um terço), foi uma leitura rápida e agradável, e o livro está mais para psicologia do que $$ em si, mas, ele diz e eu concordo, que as duas coisas estão atreladas.

Para iniciantes, eu estou achando uma boa leitura.

Obrigado Gabriel !
Responder com Quote
  (#7) Antiga
Evandro Evandro está offline
Membro Pleno

Membro desde Jan/2010
Ribeirão Preto - SP
Padrão 08/03/2011, 21:43 H

Ok, acabei de ler e realmente acho que ele força a barra em mais de um ponto, além de ser muito repetitivo ao longo do livro.

Ainda acho os dois livros do Cerbasi que li, melhores para iniciantes, mas este é bom pra dar uma chacoalhada.
Responder com Quote
  (#8) Antiga
Jefferson Menezes Jefferson Menezes está offline
Membro Júnior

Membro desde Abr/2014
Padrão 11/04/2014, 14:50 H

Boa tarde a todos,

Eu descobri o fórum pelo canal do Seiiti Arata no Youtube (a publicidade é alma do negócio rs).

Eu também achei um fórum sossegado (em paz), muito bem organizado e sem fórmulas mágicas e trolls - além, claro, de resumos de livros.

Se esse fórum fosse pago, eu faria questão de pagar, uma idéia muito útil.

Com todo respeito, eu só não gostei desse resumo aqui (o Gabriel não explicou o raciocínio do Bastter).

Para quem não leu o livro, eu explico: o raciocínio de riqueza do Bastter é poupar o máximo possível para ganhar a longo prazo com juros compostos na poupança ou na Bolsa de Valores.

Eu também não concordo 100% com o Bastter - poupar e guardar no banco para depois de 10 anos (talvez) conseguir apenas um milhão de reais.

Quem estuda educação financeira sabe que existem métodos e mercados milhões de vezes mais lucrativos (mesmo na Bolsa).

Mesmo sendo um iniciante, por hora eu prefiro a filosofia do Robert Kiyosaki (acumular ativos).

Abs
Responder com Quote
  (#9) Antiga
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 13/04/2014, 19:54 H

Oi Jefferson,

Obrigado por sua mensagem.

O Bastter é muitas vezes confuso e por isso não gostei desse livro. Porém, ele explica o raciocínio dele de acumulação de riqueza de maneira muito melhor em outro livro dele:
http://www.terremoto.com.br/showthread.php?t=5031

Em resumo, a recomendação dele é comprar ações de 1a linha de empresas que dão lucro, fazer uma operação chamada "venda coberta de opções" e usar o dinheiro dessa operação (juntamente com juros e dividendos pagos) para comprar mais ações.

Há também vídeos no canal dele no YouTube que são muito bons:
https://www.youtube.com/channel/UCsr...pXhIZbSUe2OoaA

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
Resposta

Compartilhe Este Tópico

Bookmarks

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Ir para...