Terremoto!
Voltar   Terremoto! > Dívidas e Problemas > Dívidas e Problemas
Atualizar essa Página Opções para aumentar minha renda e diminuir despesas
Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
  (#1) Antiga
norberto norberto está offline
Membro Pleno

Membro desde Jul/2010
São Paulo - SP
Padrão Opções para aumentar minha renda e diminuir despesas - 29/12/2010, 22:36 H

Olá pessoal, apesar de ter feito meu cadastro no fórum há alguns meses, esse é meu primeiro post.

Vamos a minha situação. Tenho 26 anos e trabalho numa empresa como técnico em informática. Meu salário de R$1700.00 é a minha única fonte de renda.
Minha despesa com aluguel é de R$765.00, o que sobra gasto com alimentação e lazer, na maioria supérfluos. E ainda tenho um saldo negativo mensal no cheque especial de R$200.00, minha única divida.

Como até o momento eu sou o meu único dependente(moro sozinho e sou solteiro), quero dar a volta por cima dessa situação.
Acredito que mais gente passou ou passa por situação similar, por isso quero pedir algumas dicas dos colegas do fórum para aumentar minha renda e diminuir minhas despesas, e consequentemente começar a investir parte do meu salário.

Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Norba.
Responder com Quote
Nova  Links Patrocinados
  (#2) Antiga
Juliano Moreira Juliano Moreira está offline
Membro Pleno

Membro desde Nov/2010
Minneapolis, MN
Padrão 30/12/2010, 14:25 H

Norberto, existem várias opções porém o consórcio imobiliário ou tesouro direto me parece uma opção boa para você. Por exemplo, existem cartas de crédito a partir de R$50.000,00 por menos de R$500,00 por mês. É necessário um estudo mais profundo pra saber se você tem perfil para entrar em um consórcio (só você vai saber). Algumas pessoas poupam dinheiro sem fazer compromisso outras não. Depende muito dos seus objetivos também.

Abraço!
Responder com Quote
  (#3) Antiga
Juliano Moreira Juliano Moreira está offline
Membro Pleno

Membro desde Nov/2010
Minneapolis, MN
Padrão 30/12/2010, 14:39 H

Norberto, desculpa pois o tópico é "Opções para aumentar minha renda e diminuir despesas". Você poderia fazer bicos de informática? Você é técnico em que exatamente? Windows, Linux, hardware, software?
Responder com Quote
  (#4) Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 30/12/2010, 19:48 H

Exatamente isso que eu ia falar... O primeiro passo, em seu caso, acredito ser aumentar sua renda, fazendo "bicos", por exemplo. R$ 200 no cheque especial não é drástico, mas se tá acontecendo "sempre" significa que você tem que gerar todos os meses pelo menos mais R$ 200 de renda. Isso só para "sobreviver". O segundo passo seria juntar uma reserva financeira equivalente a seis meses de seus gastos mensais.

Abraços,
Gabriel.
Responder com Quote
  (#5) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Jul/2010
São Paulo - SP
Padrão 31/12/2010, 12:26 H

Citação:
Postado Originalmente por Juliano Moreira Ver Mensagens
Você é técnico em que exatamente? Windows, Linux, hardware, software?
Atualmente trabalho com hardware, mas tenho experiencia em servidores Windows e Linux.

Citação:
Postado Originalmente por Gabriel Torres Ver Mensagens
O segundo passo seria juntar uma reserva financeira equivalente a seis meses de seus gastos mensais.
Algo que devo fazer mesmo, obrigado.
Responder com Quote
  (#6) Antiga
Bruno T. Bruno T. está offline
Membro Pleno

Membro desde Jan/2011
Poços de Caldas, MG
Padrão 17/01/2011, 21:08 H

Em seu lugar, por ser, a princípio, a solução mais fácil e imediata, eu tentava primeiro cortar/reduzir os superfluos, que vc cita sem detalhar. Para tanto, um orçamento detalhado de despesas e um controle rigoroso de gastos se fazem necessários.
Mudar para um apto./casa com aluguél mais baixo é outra possibilidade adicional.
Em paralelo, tentaria também fazer alguns "bicos", dentro (ou mesmo fora) da área de atuação profissional, para aumentar a renda.
Procurar um novo emprego, que ofereça maiores perspectivas de crescimento profissional e salarial é uma opção que também não deve ser excluída.
Boa sorte.
Responder com Quote
  (#7) Antiga
Assis Jr. Assis Jr. está offline
Membro Pleno

Membro desde Nov/2009
Fortaleza, CE
Padrão 17/01/2011, 22:01 H

Kra, seu aluguel está muito alto. O Conselho que eu do é:
1. Mude de casa. Corte o que não for necessário. Sendo sozinho vá para uma casa bem básica e pequena. Venda os itens desnecessários.
2. Invista no aumento real da renda, cursos, mudar de emprego, mudar de cargo, criar negócios, vender coco na praia...
3. Crie metas claras, e reais, e tente segui-las.
4. Faça uma retrospectiva de seus ganhos.
5. Não deixe de se divertir. É muito dificil poupar ou investir se o sacrifício for deixar de se divertir ou fazer o que se gosta, mas atenção para os gastos também. Procure substituir algumas diversoes caras por mais baratas ou diminua a frequencia delas.

Aconselho a ler o livro do Gustavo Cerbasi, investimentos inteligentes. Segue uma entrevista dele falando sobre esse livro: http://www.assisjrs.com/2010/03/gust...s-de-como.html
Responder com Quote
  (#8) Antiga
Membro Pleno

Membro desde Jul/2010
São Paulo - SP
Padrão 13/07/2012, 14:12 H

Citação:
Postado Originalmente por norberto Ver Mensagens
Olá pessoal, apesar de ter feito meu cadastro no fórum há alguns meses, esse é meu primeiro post.

Vamos a minha situação. Tenho 26 anos e trabalho numa empresa como técnico em informática. Meu salário de R$1700.00 é a minha única fonte de renda.
Minha despesa com aluguel é de R$765.00, o que sobra gasto com alimentação e lazer, na maioria supérfluos. E ainda tenho um saldo negativo mensal no cheque especial de R$200.00, minha única divida.

Como até o momento eu sou o meu único dependente(moro sozinho e sou solteiro), quero dar a volta por cima dessa situação.
Acredito que mais gente passou ou passa por situação similar, por isso quero pedir algumas dicas dos colegas do fórum para aumentar minha renda e diminuir minhas despesas, e consequentemente começar a investir parte do meu salário.

Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Norba.
Pessoal, criei esse tópico no final de 2010 e passei aqui para registrar algumas mudanças que fiz a partir do segundo semestre de 2011:

-Mudei de casa, consegui alugar uma em outro bairro por apenas R$450.00
-Parei de beber. Pode ser engraçado, mas boa parte do meu dinheiro estava sendo desperdiçada em bares e não estava percebendo.
-Afastei-me de pessoas que não me identifica mais, as mesmas que eu fazia companhia para gastar em bares.
-Criei o hábito de manter sempre atualizada minha planilha de orçamento pessoal.

Como começou a sobrar dinheiro, voltei para a faculdade e estou mudando gradualmente para área de desenvolvimento de software, que ajudou a ter novas perspectivas.

Deixar para trás maus hábitos e vícios é trabalhoso, mas hora ou outra é necessário deixá-los, por bem ou por mal.

Última edição por norberto : 13/07/2012 às 14:15 H
Responder com Quote
  (#9) Antiga
Gabriel Torres Gabriel Torres está offline
Administrador

Membro desde Out/2009
EUA
Padrão 16/07/2012, 15:46 H

Parabéns Norberto, o caminho é esse mesmo! Sei por experiência própria como isso é difícil, especialmente a parte de se afastar de determinadas pessoas.
Responder com Quote
  (#10) Antiga
silvanojesus silvanojesus está offline
Membro Pleno

Membro desde Jan/2010
Brasília / DF
Enviar mensagem via MSN para silvanojesus Enviar mensagem via Skype para silvanojesus
Padrão 23/07/2012, 20:20 H

Nossa, pareceu até testemunho de igreja... rsrs

Parabéns Norberto, continue assim que só tem a melhorar. E pode ter certeza que um "testemunho" desse pode ajudar varias pessoas que tem dificuldades e medo de mudanças.

Silvano Jesus
Projetista de Interface

--------------

www.veracruzdesign.com.br
O Monge é o Pai Rico!

--------------
- Investimentos Inteligentes
- Independência Financeira
- Bem Vindo à Bolsa de Valores
- Os Axiomas de Zurique
- Pai Rico Pai Pobre
- Nerd Rico, Nerd Pobre