Speaking Freely – Vol 4: Chalmers Johnson

Neste outro excepcional documentário da série “Speaking Freely”, Chalmers Johnson explica a hegemonia dos EUA no palco militar mundial, e como isso só piora a imagem dos EUA fora dos EUA.

Ele fala tudo o que já estamos carecas de conhecer, mas o fato de um intelectual americano ter escrito vários livros sobre o assunto e vê-lo discorrendo com maestria sobre o tema é sensacional.

O ponto alto é que Chalmers Johnson é considerado um profeta nos EUA, por ter previsto os ataques de 11 de setembro. A ideia dele é simples: os EUA ficam invadindo e se metendo onde não é chamado e mais cedo ou mais tarde vai haver uma revanche, ou um contra-ataque.

Outra coisa que ele deixa claro é detonar a ideia do americano médio de que o povo do oriente médio odeia os EUA e os americanos por causa do estilo de vida americano (que os americanos enchem a boca para chamar de “free country”) e que o Chalmers Johnson explica que não é nada disso, eles não gostam dos americanos porque estão de saco cheio dos americanos invadindo o país deles para roubar petróleo, de se meterem onde não são chamados e de forçar suas políticas.

Com certeza este documentário expandirá seus conhecimentos sobre o mundo.

PS: O último volume na série é com o Hugo Chavez e eu me recuso a assistir.