Stop Acting Rich – Thomas Stanley

Stop Acting Rich - Thomas StanleyPara quem não está ligando o nome à pessoa, este é o mais novo livro do Thomas Stanley, o professor-doutor norte-americano que dedicou sua vida profissional a estudar os hábitos dos milionários norte-americanos, o que gerou uma revolução quando ele publicou os resultados de suas pesquisas em O Milionário Mora ao Lado. O que o Dr. Stanley descobriu foi que tudo o que sabíamos sobre milionários estava errado: milionários não usam Rolex, não possuem carros de luxo e moram em casas simples.

Em Stop Acting Rich, o autor dá um passo adiante. Publicado agora em 2009, o livro é como se fosse uma versão atualizada do Milionário Mora ao Lado, incluindo diversas informações sobre a “crise” norte-americana. A vantagem é que neste livro o autor melhorou à beça na maneira de escrever (O Milionário Mora ao Lado às vezes é entediante com tantos resultados; neste o autor partiu logo para as conclusões, colocando os resultados nos apêndices).

O autor entrevistou milhares de “milionários” e os separou agora em três grupos: o milionário frugal, tal qual retratado em O Milionário Mora ao Lado; o milionário “purpurina”, que é milionário de verdade mas gosta de gastar dinheiro com produtos de marcas topo de linha (Rolex, Mercedes, Armani, etc); e o aspirante a milionário, normalmente profissionais que têm um alto ordenado (médicos, advogados, etc) e que gostam de torrar dinheiro com marcas topo de linha, mas que não são milionários (e na verdade possuem baixas reservas financeiras, isso quando possuem).

A conclusão é esclarecedora. Os milionários “purpurina” só começaram a torrar dinheiro DEPOIS que eles se tornaram milionários (e mesmo assim proporcionalmente às suas reservas financeiras os gastos aparentemente extravagantes não são tão caros assim), e os “aspirantes” nunca vão ficar milionários justamente porque torram toda a grana ANTES de se tornarem milionários e não investem quase nada (daí o nome do livro, “Pare de agir como se você fosse rico”).

Finalmente o autor deixou claro que se você for milionário não tem nada de mais em torrar a sua grana naquilo que você gosta. Lendo o Milionário Mora ao Lado muita gente ficou com a impressão (errada) que os milionários americanos são “pão-duro”. Mas uma vez, o ponto-chave é viver frugalmente até você se tornar um, e daí por diante se você quiser torrar sua grana em sonhos de consumo compatíveis com a sua realidade, sem problemas! Mas nada de gastar “por conta”!

Repleto de excelentes exemplos e estudos de caso, o livro fará você rir (e aprender muito) com os extremos retratados pelo o autor.

Só um exemplo rápido, em uma pesquisa feita nos EUA, 19% dos entrevistados disseram que estão no topo da pirâmide social norte-americana, isto é, no topo 1% da população americana em termos de riqueza… Obviamente o resultado correto teria de ser próximo a 1% e isso mostra como as pessoas fantasiam à beça sobre suas verdadeiras situações financeiras (outro excelente assunto abordado no livro).

Assim como o Milionário Mora ao Lado, Stop Acting Rich é leitura obrigatória, e inclusive com o lançamento deste livro o Milionário Mora ao Lado torna-se relativamente obsoleto, já que os resultados apresentados neste são mais recentes.

Para quem não lê inglês ainda, aguarde, pois este livro possivelmente será publicado em português, pois os demais livros do autor foram traduzidos, não vejo porque este não será.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Stop Acting Rich
Autor: Thomas Stanley
Número de Páginas: 274
Link para comprar