The Dollar Crisis – Richard Duncan

The Dollar Crisis - Richard DuncanEste livro é frequentemente citado em outros livros como sendo “a bíblia” para entender o possível colapso do dólar norte-americano.

Esta crise ocorrerá porque todos os países decidiram usar o dólar como reserva financeira internacional. O problema é que os EUA não param de inundar os demais países com dólar e os países têm duas opções: usar o dólar para comprar ativos no exterior cotados em dólar ou então converter o dólar para a moeda local, o que a desvaloriza. Mais cedo ou mais tarde os demais países vão deixar de aceitar uma dessas duas opções e uma profunda “crise do dólar” estará formada. Na realidade desde a crise das hipotecas americanas já estamos vendo isso na prática.

Apesar do tema ser interessantíssimo e o livro ser detalhadíssimo, a sua leitura é extremamente maçante e não há qualquer capítulo de “nivelamento” no início, deixando o leitor comum perdido. Por exemplo, o livro desde o início fala do sistema Bretton Woods mas só vai explicá-lo mais tarde no livro. Com certeza este é um excelente livro para pesquisadores e acadêmicos, mas para o leitor comum é melhor ler um resumo desta história toda em uma linguagem mais acessível em outro lugar. Recomendo em particular o livro Como Investir em Metais Preciosos, de Michael Maloney.

Conclusão Final: Neutro

Ficha Técnica

Título: The Dollar Crisis
Autor: Richard Duncan
Número de Páginas: 324
Link para comprar