Trabalho Interno (Inside Job)

Trabalho InternoEste é um documentário sensacional sobre a crise financeira de 2008, onde o cineastra entrevistou o maior número de pessoas envolvidas com a crise o possível. Infelizmente vários figurões simplesmente se recusaram a ser entrevistados.

Fica muito claro como o sistema bancário nos EUA é extremamente corrupto. No Brasil normalmente pensamos em corrupção como sendo dinheiro entregue a um servidor público em troca de vantagens quando ele está no cargo. Nos EUA, os bancos simplesmente prometem um emprego ao camarada quando ele sai do serviço público, o cara fica no cargo mais um tempinho só para não dar muito na cara, efetua os favores solicitados, o cara pede demissão, vai trabalhar no banco e logo no primeiro ano o cara recebe um bônus de sei lá quantos milhões de dólares. Totalmente legal, mas totalmente anti-ético. Fica claro que os EUA precisam implementar algum tipo de regulamentação contra esses bônus milionários.

Também é interessante ver com o Obama, que prometeu mudanças, simplesmente manteve o mesmo pessoal responsável direta ou indiretamente pela crise no poder.

Com cenas mostrando depoimentos, coletivas de imprensa da época, etc, fica claro como a equipe econômica americana era totalmente despreparada e uma marionete dos bancos. E, obviamente, servidores públicos competentes, que viram o iceberg se aproximando, simplesmente foram ignorados ou afastados.

Conclusão Final: Recomendado

Trailer

Ficha Técnica

Título em português: Trabalho Interno
Título original: Inside Job
Ano de lançamento: 2010
Ficha técnica completa no IMDb
Link para comprar (DVD brasileiro)
Link para comprar (Blu-ray brasileiro)