Treasure Islands – Nicholas Shaxson

Treasure Islands - Nicholas ShaxsonEu descobri este livro através do documentário “We’re Not Broke“, onde o autor é um dos entrevistados e explica como empresas multinacionais têm altos lucros e não pagam nada de impostos — e tudo feito de maneira totalmente legal.

Este livro, que é obra de um extenso trabalho de muitos anos e não de um “palpiteiro” qualquer, explica ainda mais detalhes do mundo dos paraísos fiscais, tanto o lado positivo quanto o lado negativo.

Apesar de o autor ver o uso de paraísos fiscais como algo negativo pelo fato de empresas conseguirem montar uma configuração onde elas não pagam nenhum imposto para ninguém, o que é ruim para todos, ele mesmo explica que apenas cerca de 3% do dinheiro em paraíso fiscal é oriundo de atividades ilícitas. Ou seja, eles são usados mais para o não pagamento de impostos e proteção contra confiscos e processos judiciais.

Este livro expandirá, em muito, o seu conhecimento sobre finanças internacionais e como multinacionais não pagam impostos. Leitura recomendadíssima especialmente se você já atingiu a sua independência financeira e agora está pronto para o “próximo passo” ou se o seu caminho para a sua independência financeira já está no “piloto automático” e você quer ler algo mais interessante e estimulante sobre finanças.

Dica: assista ao documentário pois ele é uma introdução ao livro. Se você gostar do documentário, você gostará ainda mais do livro.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Treasure Islands
Autor: Nicholas Shaxson
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2012
Link para comprar