Ugly Americans – Ben Mezrich

Ugly AmericansEste autor especializou-se em escrever livros contando a histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro, e dois deles acabaram virando filme (21 e A Rede Social). Neste, Mezrich conta a história de um americano recém saído de uma faculdade de elite que foi trabalhar no Japão, primeiro como operador de índices futuros do Nikkei (o Ibovespa do Japão) e, depois, como operador em um fundo hedge montado pelo mesmo grupo de colegas, que conseguiu fechar algumas operações multimilionárias. O ápice foi um negócio de US$ 500 milhões, do qual ele embolsou US$ 50 milhões como comissão, aos 27 anos de idade.

A história do livro cruza a história de Nick Leeson, o operador que gerou uma fraude financeira que levou por quebrar o mais antigo banco do Reino Unido, o Barrings. Se você gostou dos filmes A Fraude (Rogue Trader) e Wall Street – Poder e Cobiça, irá gostar deste livro.

O livro é mais uma história do que um manual, e no tocante ao assunto que dedicamos aqui no Terremoto!, independência financeira, o livro não acrescenta nada. Mas é uma boa pedida caso você queira se distrair um pouco e esteja cansado de ler tanto livro no estilo “tutorial”.

O problema é que, após uma maior dose de escrutínio, o livro deixa a desejar em vários quesitos. Com exceção do Nick Leeson, todos os demais nomes dos personagens e empresas envolvidos foram trocados. Com isso, não é possível verificar a autenticidade da história, apesar de o autor afirmar que ela é 100% verídica. Outra coisa que fica no ar é em relação ao chefe do protagonista do livro, pois há suspeitas que ele estaria de conluio com a Yakuza (máfia japonesa) mas o livro termina sem explicar se essa relação existia ou não, a namorada/mulher do protagonista diz o tempo todo que não gosta do chefe do cara, mas o livro termina sem explicar o motivo, e o livro também não dá um desfecho satisfatório para o papel do pai da namorada/esposa do protagonista e sua relação com o chefe dele. Foi uma leitura divertida, mas fiquei um pouco decepcionado com a falta de mais explicações para essas questões que ficaram no ar.

Em conclusão, uma leitura divertida se você gosta de tramas envolvendo dinheiro, mas não é do tipo “indispensável”. Leia quando você estiver querendo ler um livro de aventura.

Conclusão Final: Neutro

Ficha Técnica

Título: Ugly Americans
Autor: Ben Mezrich
Número de Páginas: 320
Link para comprar