Aposentado Jovem e Rico – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Aposentado Jovem e RicoRobert Kiyosaki ataca novamente! Este é o quinto livro da série Pai Rico e continua exatamente no ponto onde O Guia de Investimentos (terceiro livro da série) para. Neste livro Kiyosaki diz, mais uma vez, que o mais importante para ficar rico não é o dinheiro, mas o pensamento, a atitude. Ricos e pobres pensam de maneiras opostas. Enquanto que o pobre acha que ter um emprego é seguro e ter um negócio é arriscado, o rico acha o oposto: que ter um emprego é arriscado (se você o perder, não tem outra fonte de renda) e ter um negócio é seguro (várias fontes de renda garantem segurança).

A palavra-chave desse livro é “alacancagem” ou como você pode fazer para conseguir as coisas mais rapidamente. Quanto antes você conseguir se aposentar, melhor, pois terá mais tempo para ficar rico. Neste livro Robert Kiyosaki apresenta de maneira mais aprofundada a história de sua vida e explica que quando ele se aposentou em 1994, um ano antes de escrever Pai Rico Pai Pobre e de lançar o seu jogo Cashflow, ele não era milionário. Ganhava entre US$ 80 e 120 mil de seus investimentos por ano, sem trabalhar, mas que o grande lance era que suas despesas totais eram de apenas US$ 50,000 por ano. E isso deu a ele o tempo para ficar milionário. Na verdade, o mais importante de tudo é escrever um plano: Onde eu quero chegar? Quando? E daí para trás traçar um plano de como chegar lá.

A verdade é que 99% da população não tem um plano para ficar rico, mas sim um plano para ficar pobre, pois não tem plano algum, meta nenhuma. Se você não tiver plano nenhum para a sua aposentadoria, o governo tem: o INSS não vai te pagar muito, baixando sua fonte de renda, fazendo com que você fique mais pobre. E porque não ficar rico? Para muitos, o ponto de independência financeira — o ponto onde a renda de seus investimentos supera as suas despesas totais — é o objetivo, o final.

Para Kiyosaki, esse deveria ser o ponto inicial, o ponto que te dará liberdade para ficar milionário. E porque ficar adiando para quando você tiver velho para só então pensar nisso tudo e de repente ver que deveria ter feito tudo diferente a partir de seus 20 anos?

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Aposentado Jovem e Rico
Título Original: Retire Young, Retire Rich
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Editora: Campus
Número de Páginas: 400 (em português), 264 (em inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)