Crash – Alexandre Versignassi

crashUm livro escrito em linguagem muito bem humorada e coloquial, contando a história da economia e do dinheiro. O autor tem tiradas muito divertidas como a Babilônia “era a Nova York da época”. Ou então que a Segunda Guerra Púnica “foram outros 17 anos de quebra-pau”. Ou, ainda, “Menudo, Dip’n’Lick, tabela da SUNAB, overnight, Naji Nahas – mate a saudade das porcarias dos anos 80”. E por aí vai.

O livro faz um paralelo de acontecimentos da antiguidade com acontecimentos recentes. Cobre bolhas, hiperinflação, manias, especulação e muito mais, tanto antigas quanto recentes. Além, obviamente, explicar com maestria como a economia funciona.

Pena que, por ter sido publicado em 2011, esteja defasado em relação ao Eike Batista, muito embora na parte em que o autor explica sobre bolsa de valores, ele deixa bem claro que a fortuna dele era baseada em algo que simplesmente não existia.

Por causa da linguagem simples, em alguns momentos o autor corre em algumas incorreções, como fazer referência ao ano zero (que nunca existiu) e dizer que o sucesso do Plano Real foi devido à dolarização da economia (o sucesso se deveu à desindexação da economia, que o autor não explica).

Mas isso são detalhes de um perfeccionista como eu; o livro é fantástico e recomendo que todos leiam. É o guia mais interessante e divertido sobre economia que eu já li. Altamente recomendado, seja você um iniciante ou um veterano no assunto.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Crash: Uma breve história da economia – da Grécia antiga ao século XXI
Autor: Alexandre Versignassi
Editora: Leya
Número de Páginas: 320
Link para comprar