Empreendedor Rico – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Empreendedor Rico - Robert Kiyosaki e Sharon LechterOs bons tempos do Kiyosaki estão de volta. Após passar um bom tempo lançando livros para lá de repetitivos, ele volta à carga total no mesmo ritmo de Pai Rico, Pai Pobre. Em Empreendedor Rico, tradução de Before You Quit Your Job (o título em português ficou bom, mas o original é sensacional, pois dá a tônica do livro), Kiyosaki fala sobre empreendedorismo. E o texto é muito bom, no estilo antigo do Kiyosaki.

O subtítulo original, “10 Real-life lessons every entrepreneur should know about building a multimillion-dollar business”, também foi adaptado para a mentalidade brasileira, que normalmente rejeita essa coisa de “milionário” e “multimilionário”, que no subtítulo brasileiro virou “seu próprio negócio”. É realmente impressionante essa coisa da mentalidade de brasileiro. Mas isso é papo para muito chopp…

Kiyosaki ataca de frente exatamente isso: a mentalidade. Por exemplo, como as pessoas ficam inventando desculpas ou evitando assumir responsabilidade. Desta forma, é um livro que ataca o lado comportamental.

As dicas que são exploradas (eu li a versão em inglês e portanto no livro em português a tradução pode ser um pouco diferente):

1. Um negócio de sucesso é criado antes de o negócio existir.
2. Aprenda a transformar azar em sorte
3. Saiba a diferença entre seu emprego e seu trabalho
4. O sucesso revela suas falhas
5. O processo é mais importante do que o objetivo
6. As melhores respostas são encontradas em seu coração… Não em sua cabeça.
7. O escopo da missão determina o produto.
8. Crie um negócio que faça algo que nenhum outro negócio possa fazer.
9. Não brigue por ninharia
10. Saiba quando sair

O livro é repleto de exemplos, em particular os pessoais. Neste livro Kiyosaki finalmente assume que ficou rico mesmo foi com o livro Pai Rico, Pai Pobre e descreve em detalhes como foi o processo de criação do jogo Cashflow.

O título original cai como uma luva para tentar dar uma segurada na onda de pessoas querendo largar o emprego para ficarem milionárias da noite para o dia lendo “Pai Rico, Pai Pobre”.

Na minha opinião este é não só um dos melhores livros do Kiyosaki como também um dos melhores livros de empreendedorismo que já li. Buscando sua independência financeira? Você TEM QUE ler este livro!

Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Empreendedor Rico
Título Original: Before You Quit Your Job
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Número de Páginas: 288 (português), 259 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)