Filho Rico, Filho Vencedor – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Filho Rico, Filho VencedorEste é o quarto livro da série Pai Rico Pai Pobre. A idéia central do livro é mostrar como o nosso sistema educacional não presta para preparar as pessoas para a vida e como todos nós precisamos ser “reprogramados” para conseguirmos ser ricos. Embora isso já tenha sido dito nos outros livros do autor, neste livro este assunto é explicado de forma mais enfática e didática.

Há várias frases de impacto no livro e que faz com que a gente pare para pensar na vida que levamos: “Um dia perguntei a meu pai rico porque ele era tão rico. Sua resposta foi: Porque me aposentei cedo. Se você não precisa ir trabalhar, tem muito tempo para ficar rico.”. ou “O problema é que a escola não ensina as habilidades financeiras básicas e, por não ensinar essas habilidades, muitos jovens saem da escola sem uma fórmula financeira para o sucesso. Na verdade, muitos terminam seus estudos com uma fórmula financeira para o fracasso.”. Ou ainda “Defino sucesso como liberdade de ser você mesmo”.

Infelizmente para quem já leu os outros livros do autor, este pode parecer repetitivo demais, já que apresenta as mesmas histórias dos livros anteriores. Se você já leu os outros livros e estiver achando este chato, pule diretamente para a Parte II do livro, que é onde as coisas começam a acontecer. A única novidade que este livro trás é o método Kolbe de medição de inteligência, realmente muito interessante. Esse método divide a inteligência humana em 12 tipos. Kiyosaki nos mostra que para ter sucesso nos negócios precisamos formar uma equipe, justamente porque cada pessoa tem, no máximo, 4 tipos de inteligênica, e daí é impossível tomarmos conta de tudo sozinhos. O ideal é nos juntarmos a pessoas com inteligência complementar à nossa de forma que, enquanto equipe, os 12 tipos de inteligência estejam presentes.

Este é o livro mais fraco da série Pai Rico e o seu conteúdo não é tão importante quanto os demais livros. Leia somente se você tiver com tempo.

Depois de termos reclamado tanto da tradução do Pai Rico Pai Pobre e do Independência Financeira, a editora resolveu contratar um revisor técnico. A tradução ficou realmente melhor do que a dos livros anteriores, só que alguns pequenos deslizes foram cometidos, mas nada que chegue a atrapalhar a leitura. A única tradução realmente braba foi na página 48: “Gostava de ser marinheiro e voar em um helicóptero de guerra”. A tradutora traduziu “Mariner” como “Marinheiro”. Mariner é Fuzileiro Naval. Ficou tão esquisito quanto se tivesse dito “Gostava de ser aviador e pilotar navios”.

Conclusão Final: Não Recomendado

Ficha Técnica

Título: Filho Rico Filho Vencedor
Título Original: Rich Kid Smart Kid
Autor: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Número de Páginas: 308 (português), 288 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)