Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett – Mark Tier

Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett - Mark TierEste é um dos melhores livros sobre investimentos que eu já li. O título é meio apelativo para chamar a atenção (neste caso, ainda bem!). Na realidade o autor, que é master em Programação Neurolingüística (PNL), resolveu estudar o que Warren Buffett e George Soros tinham em comum e que o investidor médio não tinha — mesmo ambos tendo estilos completamente diferentes, os dois são altamente bem-sucedidos. O resultado foi uma lista de 23 hábitos vencedores, que o autor explora em detalhes no livro.

A idéia do livro não é apresentar uma “fórmula mágica” que os mega investidores usam, até porque elas não existem. O que o autor enfatiza é que cada um de nós descubra a nossa própria fórmula, desenvolva a nossa própria estratégia de investimentos, levando em conta os 23 hábitos vencedores e evitando ao máximo os sete pecados capitais que o autor também explica.

A explicação de cada hábito é repleta de exemplos práticos e é impossível não se idendificar com as explicações do autor e ver de imediato o que deve ser melhorado em sua estratégia e em seus investimentos. Eu tive que ler este livro com um bloco de anotações ao lado, para ir anotando cada novo “erro” que ia descobrindo ou cada idéia nova que ia aparecendo. É um livro para ler e reler algumas vezes.

Este é definitivamente um daqueles livros que mexem, que fazem com que você confronte suas estratégias de investimento e as questione. É um livro que faz você se mexer, sair do lugar, agir.

Definitivamente está na minha lista dos melhores livros sobre investimentos que eu já li. Mesmo pequenos investidores (ou seria “principalmente”?) vão usufruir das dicas contidas neste livro.

Eu mesmo já tinha tentado ler outros livros sobre o Soros e o Buffett e não tinha conseguido, e após ler este livro entendi o motivo. Outros livros focam nas várias operações que os dois mestres fizeram e suas supostas estratégias, mas elas estão muito longe do investidor comum, como eu, você e a torcida do Flamengo. Este livro foca no que é importante: nos hábitos, isto é, em ter a mentalidade correta para ser um investidor de sucesso.

Vale ressaltar também a excelente página de recomendações de outros livros para ler. Com certeza tem pelo menos meia dúzia de livros a comprar baseado na lista do autor! Eu acho no mínimo curioso como muitos autores não colocam uma bibliografia básica ou uma lista de livros recomendados caso o leitor queira aprender ainda mais sobre o assunto.

Em resumo: COMPRE!

O único problema do livro são alguns tropeções da tradução, uma constante nos livros publicados pela Editora Campus (até que neste livro foram poucos). Em alguns momentos tive que fazer um “back translation” para adivinhar o que deveria estar escrito no idioma original para tentar entender. caso você vá comprar ou já tenha este livro, fiz uma pequena lista dos principais erros de tradução que eu encontrei:

p.98: “home run”. A tradutora colocou uma explicação errada do que é “home run”. “Home run” é a jogada máxima do beisebol, e é quando o rebatedor consegue circular o campo, isto é, passar por todas as bases, antes de o apanhador conseguir pegar a bola de volta. Normalmente (mas nem sempre) isso ocorre quando a bola ultrapassa os limites do campo. Existem zilhões de outras expressões que traduziriam “home run” com precisão no contexto, tal como “gol de placa”, “acertar na mosca”, etc.

p. 107: “dumping”. A tradução correta da frase contendo esta palavra deveria ser “Até hoje não sei se o corretor acreditava no que dizia ou se simplesmente estava tentando descarregar suas ações”. “Dumping” ou “to dump” tem dois sentidos, um no sentido de “descarregar”, “se livrar” e outro no sentido de vender um produto a preço abaixo do de custo para quebrar os concorrentes. A tradutora equivocadamente achou que o texto tratava deste segundo sentido, enquanto que na realidade o texto referia-se ao primeiro.

p.108: Traduziu a expressão “20/20 hindsight” ao pé da letra como “uma percepção tardia de 20/20”. A tradução correta é “a facilidade com que as pessoas têm de dizer que tinham certeza como um evento se desdobraria depois que os eventos já ocorreram e que todas as variáveis antes desconhecidas são agora conhecidas”.

p. 146: No parágrafo que começa na sexta linha faltou explicar que a operação de venda foi feita a descoberto (short-selling).

p. 212: A tradutora não sabia que existe em português equivalente para a palavra “straddle”, que é “trava”.

p. 228: Primeira linha, dumping, mesma observação que postei acima.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett
Título Original: The Winning Investment Habits of Warren Buffett & George Soros
Autor: Mark Tier
Número de Páginas: 264 (português), 368 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para Comprar (em inglês)